[QUADRINHOS] Star Wars #1: Uma galáxia muito, muito distante agora na Marvel (resenha)

Star-Wars-1-capa-variante-dupla-de-joe-quesada

Depois de passar décadas tendo seus quadrinhos publicados pela Dark Horse, Star Wars voltou para as mãos da Marvel Comics, que foi a primeira editora a publicar quadrinhos ambientados no universo criado por George Lucas ainda na década de 70. Nesta 4ª feira foi lançada, com uma tiragem mais de 1.000.000 de exemplares, um recorde recente, a 1ª edição da nova série mensal.

star-wars-01-preview-05A estréia da dupla Jason Aaron (roteiro) e John Cassaday (desenhos) mostra Luke, Han, Leia e R2D2 em uma missão cujo objetivo é destruir uma das principais fábricas de armas do Império Galáctico. A trama se passa logo após a destruição da primeira Estrela da Morte no Episódio IV: Uma Nova Esperança, e ainda tem a participação de Chewbacca, C3PO e, claro, Darth Vader.

Aaron soube equilibrar muito bem a participação de todos, de forma que nenhum dos personagens é desperdiçado neste primeiro capítulo. A malandragem de Han Solo é bem explorada, assim como Luke Skywalker, recém-iniciado no uso da Força, e ainda recebendo conselhos do fantasma de Obi Wan Kenobi. Também vemos um pouco da química entre Han e Leia, Chewbacca cobrindo a retaguarda deles como sniper, e C3PO tendo que se livrar de uma enrascada, pra variar, e sendo forçado a entrar em ação.

Star Wars 001-019É um início muito dinâmico, do tipo que você termina de ler sem perceber, e os desenhos de John Cassaday há muito tempo não estavam tão bons como aqui. Como poucos desenhistas ele soube caminhar na linha tênue entre o fotorrealismo e o estilo mais tradicional de quadrinhos estadunidenses. Dessa forma, mesmo capitando com muita precisão as feições de Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hamill, ele foi capaz de evitar que os personagens parecessem “posados”. Sem dúvida um dos melhores trabalhos recentes do desenhista.

Respeitando a essência dos personagens e o tom da trilogia clássica, a reestreia de Star Wars na Marvel Comics é um grande acerto da editora, que agradará fãs antigos da saga, e renovará o interesse pela franquia num ano que promete muitos lançamentos não só lá fora – em fevereiro estreia a série solo de Darth Vader, e em março a da Princesa Leia – como aqui no Brasil – como o recém anunciado Star War: Kenobi pela Aleph, e continuações da Trilogia Thrawn – todos pavimentando o caminho para o lançamento do Episódio VII em dezembro.

Em 2015 a Força está mais forte do que jamais esteve, e este é um ótimo começo para o “Ano Star Wars”.


nota-4


Star Wars 1 capa john cassadayStar Wars #1

Roteiro: Jason Aaron
Desenhos: John Cassaday
Cores: Laura Martin
Número de páginas: 36
Editora: Marvel Comics


Galeria de Capas Variantes