[QUADRINHOS] SDCC ’14: Painel de AXIS – Avengers & X-Men traz poucas novidades, mas apresenta a nova Graphic Novel dos Vingadores

axischeungpromo-3e17a

Na noite dessa quinta-feira (que na verdade, acontece de tarde lá em San Diego, né), a Marvel Comics trouxe algumas novidades no painel de AXIS: Avengers & X-Men, o próximo evento da editora pra esse ano.

Com a presença do roteirista Rick Remender (Capitão América, Fabulosos Vingadores, Deadly Class), do editor-chefe Axel Alonso e dos editores Nick Lowe, Mike MartsJordan White, a editora finalmente começou a colocar as cartas que realmente importam na mesa, com aqueles anúncios que quase todo mundo espera.

O "novíssimo" Capitão América, por Stuart Immonen.

O “novíssimo” Capitão América por Stuart Immonen.

Começando com All-New Captain America, a nova HQ que trará o Falcão como sucessor de Steve Rogers vestindo a bandeira americana, Remender deixou bem claro que se trata de um novo personagem exercendo a função, cheio das ousadias e alegrias, característica que não casava muito com o velho Rogers. Ah sim, e teremos um Capitão América voador! FUCK YEAH. Outra informação já especulada e confirmada é que o filho adotivo de Steve vindo da Dimensão Z, Ian, será o novo Nômade, agindo como o parceiro de Sam Wilson. Os planos de Arnin Zola que vêm sendo mostrados no título atualmente terão ligações diretas com os acontecimentos de AXIS.

Antes de chegarem ao tema principal, Alonso e Remender anunciaram uma nova Original Graphic Novel, escrita pelo próprio Remender (que escreve uma caralhada de coisas, hein) e desenhada por Jerome Opeña, trazendo de volta a equipe criativa por trás de Fabulosa X-Force.

Avengers: Rage of Ultron sairá em Abril, aproveitando o hype do filme que estreia no mês seguinte (Marvel marota). A OGN pretende trabalhar dentro da cronologia atual, mas também quer se estabelecer como uma obra impactante e definitiva, mais ou menos como A Piada Mortal de Alan Moore.

Arte de Opeña em Avengers: Rage of Ultron

Arte de Opeña em Avengers: Rage of Ultron

Voltando ao tema principal do painel (porque os caras deram várias voltas antes de chegarem aqui), AXIS reunirá os Vingadores e os X-Men em uma história que promete mudar todo o universo dos personagens por um bom tempo (como é prometido em mais da metade dos eventos Marvel). A diferença é que Remender parece estar levando o lance realmente a sério. E quem leu seus trabalhos recentes na Casa das Ideias, sabe que ele é o cara certo pra trabalhar mudanças profundas e emocionais em seus personagens. Além do roteiro de Remender, teremos a arte de Adam Kubert, Jim Cheung, Terry Dodson e Leinil Yu, então é compreensível que as expectativas pra história estejam lá no alto.

axis1covercheung-70690

O Caveira Vermelha Massacre (!) será a grande ameaça que unirá as duas franquias da Marvel

“Essa é uma história do filho de Odin”, disse o roteirista, então podemos contar com o Thor “indigno” e descartar a participação da nova Thor de Jason Aaron. Por outro lado, a aventura promete trazer gigantes ramificações pro Homem de Ferro e pro Hulk, além de ser o primeiro grande desafio que o novo Capitão América terá de enfrentar. Magneto, Loki e Deadpool também terão papéis importantes no evento, tendo tie-ins em seus títulos solo. “Os fãs de ‘X-Men: Primeira Classe‘ ficarão especialmente felizes com Magneto”, Lowe comentou. Outro título com tie-in programado é All-New X-Factor, de Peter David.

Uma das prioridades dos roteiristas atualmente é transformar o Visão em um fodão novamente, então preparem-se pra grandes momentos com o sintozóide em AXIS e em Rage of Ultron também. Ciclope e Destrutor também ganharão bastante destaque na segunda edição do crossover, voltando à ter um laço bem forte. Um grande vilão dos X-Men tem o retorno prometido para a quarta edição, provando que esse não é um evento apenas centrado nos Vingadores, então acalmem-se aí, por favor.

Já próximo do encerramento, Lowe brincou comentando sobre a polêmica atual de que a Marvel estaria sabotando os quadrinhos dos X-Men. “Nós decidimos que não gostamos dos X-Men, então colocamos aquele picareta do Brian Michael Bendis para escrevê-los.”

Ah, e pra finalizar: não devemos esperar nenhuma grande participação do Quarteto Fantástico por aqui. AXIS é um desdobramento do que Remender vem escrevendo em Fabulosos Vingadores e Capitão América, então devemos nos atentar à esses personagens. Deixa o Quarteto pro James Robinson brincar sozinho no canto dele.

AXIS: Avengers & X-Men chega às lojas em outubro, acompanhada de diversos tie-ins que se espalham por todo o Universo Marvel, como já é de costume.

Leo Marchezini é um dos responsáveis pelo Why Not Comics?, em parceria com o Nick, seu irmão de um universo paralelo. Ele acha que a Marvel poderia ter contado alguma coisa que ninguém sabia nesse painel. Mas tudo bem. Ainda temos mais três dias pra ouvir novidades.