[QUADRINHOS] SALTO – O moderno Mito da Caverna em HQ

Lançado pela AVEC Editora, Salto é uma HQ SteamPunk que fala de uma cidade subterrânea em que todas as coisas funcionam a base de um sistema de sobrevivência no qual, as autoridades da cidade (O Barão) utilizam a poluição para transformá-la em ar respirável. “Fazendo isso, ele [o Barão] limpa a cidade enquanto mantém todos vivos.”

Lindo, né?

Nem tanto. É aqui que começa a distopia.
Todos os personagens da HQ são feitos de Chamas. Normalmente, de chama vermelha. Menos o protagonista, que talvez feito de gás Butano, tenha tido um problema em sua coloração: ele é azul, e por isso vítima de piadinhas diversas.

Piadinhas à parte, gostaria de dizer, talvez em primeira mão, que entendo perfeitamente que os personagens criados por Rapha Pinheiro sejam feitos de fogo: o Autor é Carioca.

Tá… parei.
A história é realmente composta por personagens cuja matéria essencial é fogo. Nu, o nosso herói, contudo, é diferente, embora também seja feito da matéria energética de fótons: Ele é azul.

Além disso, Nu, ao contrário de toda a manada (e esse vocábulo cabe aqui muito bem), não consegue se adequar às ordens do sistema, ao seu ensino, ao seu trabalho. Em vez disso, tem desejo de ir além.

Saltando de prédio em prédio, Nu deseja descobrir o que há além, embora fora do confinamento seguro das habitações subterrâneas haja o perigo de morte.

Desacreditado por todos, inclusive por sua melhor amiga, Mae, Nu encontra forças para ser a resistência junto a um amigo inesperado.
E é entre um pulo e outro, entre telhados e vidraças que o jovem ultrapassa com agilidade, que Nu descobre uma absurda mentira que pode mudar toda a sociedade em que vive.

Utilizando toda a estética do estilo SteamPunk, explorando suas temáticas de modo sintético e bastante objetivo, Rapha Pinheiro nos dá o que poderia ser chamado, sem exageros, de Novo Mito da Caverna.

Com um final Surpreendente, Rapha Pinheiro nos faz pensar: Mas não é exatamente isso que eu faria?


AVEC Editora

Brochura

27,7 x 21,3 x 0,8 cm

96 páginas

Compre aqui


Raquel Pinheiro (Raposinha) é míope profissional, CANCERIANA, redatora, revisora, tradutora, escritora, professora de língua inglesa, viciada em café e artista plástica. Além disso, é troll nas horas vagas e é viciada em cheirar livros.