[QUADRINHOS] “Quer dançar?” de Guilherme de Sousa (resenha)

quer dancar guilherme de sousa painel

Antes de começar essa resenha, devo dizer que Guilherme de Sousa é doentio. Felizmente sua “doença” encontrou a 9ª arte como forma de expressão, e assim nos livramos de um sociopata. O que é um elogio vindo de quem adoraria explodir cachorros que começam a latir do nada e dar sustos em quem está passando com a força do pensamento (sim, eu vivo tendo essa vontade). Dito isto, deixa eu falar de Quer dançar?

quer dancar guilherme de sousa preview 1Este não foi meu primeiro contato com o trabalho do Guilherme. O conheci graças a uma das preciosas dicas de leitura que o Sidney Gusman postou no Facebook no final do ano passado, quando comentou sobre A Última Bailarina (da qual falarei em breve aqui). Devo confessar que demorei um pouco pra pôr as mãos em uma HQ do Guilherme, mas quando o fiz, resolvi comprar logo duas.

Quer dançar? é uma HQ de leitura rápida, em parte por ter sido quase inteiramente feita sem textos, e seguir num ritmo frenético do início ao fim.

quer dancar guilherme de sousa preview 2A arte de Guilherme lembra a dos desenhos animados do Cartoon Network da década de 90 (a melhor fase do canal, na minha opinião), só que com uma pegada de humor negro, non sense e ficção científica cuja combinação funciona muito bem aqui.

A coisa toda começa numa balada que termina com um casal fazendo sexo sem camisinha. A garota fica grávida de um cara que nunca mais viu na vida, e se desespera com a chegada de um filho não desejado. Sem entrar em detalhes, vou dizer apenas que a história toca em temas como aborto, preconceito, natureza x criação, zoofilia (!), e um final que lembra uma mistura de Tartarugas Ninja com apocalipse zumbi (!!). Tudo isto em 28 páginas que você lê numa sentada.

quer dancar guilherme de sousa preview 3Guilherme é o tipo de artista que gosta de brincar com a liberdade que os quadrinhos oferecem como um meio de contar histórias sem preocupar-se com censura, orçamento, atores ou políticas editoriais. Felizmente, para ele e para os apreciadores de bons quadrinhos, vivemos no Brasil um momento em que, apesar das dificuldades de se publicar de forma independente, os quadrinistas vêm aos poucos ganhando mais respeito em um nicho que está crescendo a cada ano, graças a um número igualmente crescente de eventos relacionados a quadrinhos, cinema, games e cultura pop em geral.

Mas divago… O que importa aqui é saber que temos caras talentosos como o Guilherme, que transformam suas paixões em arte, e usam a criatividade em ebulição para produzirem obras cheias de energia e humor, como é o caso de Quer dançar?

quer dancar guilherme de sousa passo a passo

Caso tenha se interessado, Quer dançar? é vendida com exclusividade pela Korja dos Quadrinhos, onde você também encontra A Última Bailarina, o trabalho mais recente de Guilherme de Sousa. Recomendo fazer como eu, e comprar ambas sem medo. 🙂

nota-4