[QUADRINHOS] “Quem tá chorando?” de Claudia Jouvin e Allan Sieber (resenha)

quem ta chorando claudia jouvin allan sieber editora veneta painel

Nesta série de tirinhas feitas entre enjoos, dores de parto, choros de bebê e noites mal-dormidas, Claudia Jouvin e Allan Sieber expõem, com muito bom humor, uma das fases mais desafiadoras da vida de um casal: a chegada do primeiro filho. Saiba abaixo porque você, esteja solteiro(a), namorando ou casado(a), com ou sem filho(s), deveria ler “Quem tá chorando?“, publicado pela editora Veneta.

Verdade seja dita, não é preciso ser pai ou mãe pra saber que criar uma criança nos dias de hoje envolve muitos sacrifícios e a superação de diversos obstáculos, preconceitos, traumas, medos e inseguranças. Diariamente nossos contatos com fragmentos de vidas alheias provam isto. Mas também é fato que nada se compara a viver todo o processo na própria pele. A experiência é tão forte que há livros inteiros sobre o assunto, um verdadeiro mercado só voltado para pais de primeira viagem.

Felizmente, por tratar-se de uma experiência universal, sempre há a chance de surgirem obras em outras mídias que também abordem o assunto em suas várias nuances, mas sem soarem pretensiosas, científicas demais, ou como uma auto-ajuda barata e oportunista. Este é o caso de “Quem tá chorando?

quem ta chorando allan sieber claudia jouvin veneta preview 2

Pra começar, tanto Claudia como Allan são artistas natos. Ela é roteirista e diretora de TV e cinema, ele desenhista e cartunista. Portanto, ambos têm o dom de transformar suas experiências em rápidas e pontuais reflexões sob a forma de tirinhas que encapsulam suas vivências, todas retratadas num traço cartunesco que extrapola e exagera a realidade para aumentar a ressonância das mensagens.

Mas fui pretensioso demais no parágrafo anterior, ao falar de uma obra que não tem grandes pretensões a não ser divertir o leitor, ao mesmo tempo que divide com ele rápidos episódios sobre o cotidiano dos pais autores. Apesar de partirem de suas experiências pessoais, Claudia e Allan abordam muitas situações comuns a todos os pais, criando um quadro bem abrangente da experiência de trazer um novo indivíduo ao mundo, e prepará-lo para ele.

quem ta chorando claudia jouvin allan sieber editora veneta preview 8

Ajudou muito a tornar maior o apelo das tirinhas presentes neste encadernado o fato de Cláudia ter escrito e desenhado uma parte delas, expondo num tom ao mesmo tempo confessional e levemente escrachado, sua experiência da maternidade. E é ótimo ver uma artista que sabe a hora certa de rir de si mesma, e tirar sarro de alguns dos desconfortos de ser mãe, ao mesmo tempo que salienta os aspectos positivos de cuidar de uma criança. E aqui ela prova que tem a sensibilidade para desenhar quadrinhos, usando um traço que equilibra-se entre o infantil e o cartunesco, que deixa transparecer o carinho com que transformou suas experiências em desenhos. Espero ver mais tirinhas dela no futuro.

quem ta chorando allan sieber claudia jouvin veneta preview 4

Já Allan, que fez a maior parte das tirinhas, usou um tom mais sarcástico nas dele, empregando seu estilo de desenho mais solto, muitas vezes quase rascunhado, que em várias delas provoca o riso mais pelas expressões faciais dos personagens do que pelo texto em si. Mas isto não o desmerece de forma alguma, pois ele também é muito certeiro em algumas de suas críticas a imposições e preconceitos sociais que giram em torno da paternidade. Gostei particularmente de ele ter dividido todas as tirinhas que produziu em grupos de três que abordam um determinado tema. Algumas das minhas “microsséries” preferidas: “3 coisas que as grávidas odeiam“, “Tudo o que você nunca quis saber sobre gravidez mas mesmo assim eu vou contar“, “Guia de respostas para pais sem tempo e com pressa“, “O inferno são os filhos dos outros“. E, claro, a série “Se [IMAGINE A FORMA MAIS ABSURDA DE MORRER], entreguem essa tira para o meu primogênito Max“, onde Allan deixa alguns conselhos para seu filho caso ele morra antes de terminar de criá-lo.

quem ta chorando allan sieber claudia jouvin veneta preview 1

Espero, com isto, ter convencido você de que este encadernado vale o investimento. É o tipo de leitura divertida e perfeita para aqueles minutos ociosos no ônibus, durante o almoço, ou naquelas sagradas horas do dia em que você precisa “atender o chamado da natureza” (porque, cá entre nós, tirinhas são uma das melhores leituras pra essas horas, e digo isto sem desmerecer a qualidade elas, pelo contrário).

quem ta chorando claudia jouvin allan sieber editora veneta preview 7

Eis um ótimo presente para aquele seu casal de amigos recém-casados, ou prestes a se casar, ou que acabaram de ter o primeiro bebê. Certamente eles vão gostar do presente, e se identificar com muitas das situações retratadas por Claudia e Jouvin. Mas vê se compra um brinquedo pra criança também, e algum agrado para os pais, pois eles também são gente! o.ó

quem ta chorando allan sieber claudia jouvin veneta

Compre aqui seu exemplar.

nota-4