[QUADRINHOS] Os Invisíveis, de Grant Morrison (resenha)

the invisibles barbelith first contact

Knock, knock. Acorde!

Por um momento, feche os olhos e imagine um mundo cheio de fronteiras, paredes, barras, tijolos, bloqueio. Necessidade de aceitação, de adequação, de ocupação. Imagine a falsa sensação de liberdade. Opressão. Controle. Falsas opções de escolha. Já escolheram por você.

Abra os olhos. Você está nele. E eles estão por todo lugar.

Quem são eles? Eles são o governo. A igreja. O exército. O CEO da sua marca favorita. Os publicitários. Os juízes. Os policiais. As leis. Os tabus. São aqueles que te obrigam a trabalhar em um emprego qualquer pra comprar as coisas deles. Aqueles que tornam seus sonhos inviáveis. Sufocam seus instintos. Você segue o objetivo deles. A força opressiva, esmagadora de vontades. Eles estão em todo lugar. Desde muito tempo. Ditando as regras do mundo. Cada um de nós é uma reprodução perversa do plano deles. Vivemos de acordo com seu roteiro.

Agora feche os olhos mais uma vez.

the invisibles god in the machine

Imagine um mundo sem limites, fronteiras. Sem necessidade de se adequar. Um mundo sem opressão. Sem controle. Um mundo onde o impossível é possível. Onde coisas inomináveis e inconcebíveis têm nome. Onde somos mais do que carne. Mais do que nosso emprego. Mais do que nossas roupas. Mais do que nosso carro. Um mundo onde somos invisíveis ao sistema. Um mundo onde não existe sistema. Um mundo livre de imposição de ideias e ideologias.

Abra os olhos. Você não está nele. Mas só porque ELES não querem.

Invisibles_deluxe_ddition_book_three

Os Invisíveis são uma força libertadora que possuí várias células independente que estão lá fora, neste momento, lutando pela sua liberdade. Lutando para tornar o mundo o lugar descrito logo acima. Lutando pela sua alma. Não só com tiros, socos, explosões. Estão meditando, viajando entre dimensões, viajando ao passado, resgatando, fazendo rituais, espalhando sua palavra, lidando com conceitos impensáveis. Salvando o Messias da sarjeta. Libertando um a um.

A luta, infelizmente, parece perdida. Os Arcontes, deuses-alienígenas-extra-dimensionais, querem nosso mundo. E seu objetivo já está quase finalizado. Há muito tempo. A humanidade já está escravizada. Estamos apenas esperando nosso derradeiro fim: escravos em um inferno que já foi nosso mundo.

Mas ainda há esperança. Ou será que não? A célula de King Mob, Ragged Robin, Lord Fanny, Boy e Jack Frost está por aí. Resistindo. Pessoas comuns com dons e conhecimentos bastante incomuns. Um ex-escritor bem relacionado especialista em artes marciais, tiros e poderes psíquicos; uma mulher que afirma ter oito anos de idade com aparência adulta que joga tarô; uma glamourosa travesti do Rio de Janeiro com poderes xamãnicos; Boy, apesar do nome, uma ex-policial de Nova York; e o mais novo integrante do grupo, Jack Frost, um garoto rebelde de Liverpool a quem dizem ter o potencial para ser o próximo ”Buda”. Quer saber quem realmente são eles? O que tanto fazem por nós? Quer saber toda a verdade sobre tudo? Leia este gibi!

the invisibles wizard poster by phil jimenez

Os Invisíveis é uma das obras mais únicas de todas as mídias. Te apresenta inúmeros conceitos, pensamentos, teorias, que talvez você mesmo já deve ter pensando ou visto em outro lugar. Lida com alienígenas, religião, teoria do caos, música, sexo, drogas, os Beatles mortos. Te faz pensar sobre como as coisas são. Sobre quem você é. Quem quer ser. Claro, tudo depende da importância e da atenção que você dá. Mas tem muita coisa importante ali, nas entrelinhas, no meio de toda aquele emaranhado de informação.

Acho que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida. Duas, três, seria o ideal, mas pelo menos uma vez. Vale aquela insistida quando está meio chato e confuso. Depois faz sentido. Muita coisa só faz sentido depois de muita leitura. É normal não ser fácil. Tente entender. E tudo bem se você não gostar. Pelo menos você leu.

the invisibles omnibus


Nota do editor: a série já teve 7 volumes publicados pela Panini Comics. A maioria deles podem ser comprados aqui. O volume 8, que encerrará a série, será lançado ainda este ano.