[QUADRINHOS] Os Guardiões de Abnett e Lanning

guardians-of-the-galaxy-movie-pics-poster-wallpaperA essa altura do campeonato, você já deve estar careca de saber que vai ter um filme dos Guardiões da Galáxia (também conhecido como o filme que tem um guaxinim e uma árvore). Mas por que diabos a Marvel decidiu fazer um filme deles? O que teve de tão interessante na equipe pra Marvel querer fazer um filme disso (além do guaxinim e da árvore)?

A partir de 2005, a Marvel apostou em roteiristas como Keith Giffen, Javier Grillo-Marxuach, Jorge Lucas, e Dan Abnett e Andy Lanning para dar novos ares em personagens relacionados a temas cósmicos, que há tempos não apareciam e que também não tinham uma importância no atual status quo do Universo Marvel, onde Bendis levava seus Vingadores a aventuras contidas dentro da Terra e Mark Millar iniciava uma guerra entre super humanos por causa de suas identidades secretas.

Na primeira leva de títulos, a galáxia se uniu para destruir a onda do Aniquilador e personagens como Drax, Gamora e o Senhor das Estrelas tiveram seus momentos de fama. Mas foi na segunda leva, intitulada Aniquilação²: Conquista, que personagens como o Rocket Raccoon, Groot, Quasar e outros, tiveram um pouco mais de atenção do público.

Sendo um dos responsáveis pela invasão da Falange, Peter Quill foi incumbido da tarefa de liderar uma equipe de prisioneiros do Império Kree à vitória sobre a Falange. Dentre os membros, estavam o Capitão Universo, Besouro, Mantis a Madonna Celestial, Deathcry, Rocket e Groot. Enquanto isso, Gamora e Drax participavam das histórias de Richard Rider, o Nova, e Quasar liberava Adam Warlock de sua recuperação, para derrotar o líder da Falange, Ultron.

Após a vitória dos mocinhos, a Marvel escalou Dan Abnett e Andy Lanning, que já roteirizavam Nova, para assumirem um título dos Guardiões da Galáxia. O título foi lançado em junho de 2008 com a arte de Paul Pelletier e Rick Magyar. Como seria difícil juntar vários cabeças duras na mesma equipe, Peter pede a ajuda de Mantis, para deixar os outros mais à vontade para aceitarem a formação de uma equipe que consiga conter as ameaças da galáxia. Neste início, foram recrutados Adam Warlock, Gamora, Drax, Quasar, Rocket e Groot.

800_ANNCON6

O início de tudo

No primeiro arco, a equipe encontra uma anomalia temporal no espaço, e nela acham a Mansão dos Vingadores e um homem congelado. Este homem é Vance Astro, que os leitores mais antigos podem conhecer da equipe original dos Guardiões como Major Vitória. Em outra missão, os Guardiões enfrentam a Igreja Universal da Verdade, um império galáctico religioso.

Por recomendações do Nova, a equipe estabelece sua base em Knowhere, um point intergalático formado a partir da cabeça de um celestial morto. Seu chefe de segurança é Cosmo, um cão telepata russo. É lá que se passa o arco seguinte, Invasão Secreta, onde os visitantes de Knowhere desconfiam que há Skrulls escondidos lá. Em boa parte da série, a história é contada como se fosse uma espécie de documentário, onde os personagens contam suas experiências num diário de bordo durante as tramas. Isso, aliado a toda a desconfiança entre os membros e os elementos de ficção científica, serviram como um ótimo início para a série. Durante as investigações em Knowhere, Drax descobre que a formação da equipe foi armada, então Peter deixa a equipe e Rocket se torna o líder e recruta novamente o Besouro.

comic_book_AnnihStrLd2

Guerra de Reis

Em paralelo, a Marvel lançava Guerra de Reis, grande saga comandada também por Abnett e Lanning, que mostrou a Guerra entre os Kree e os Shi’ar. Nesse tempo, Peter sai para investigar os Kree e acaba sendo banido para a Zona Negativa, Drax e Quasar vão procurar Cammi, uma humana que vagou pelo espaço com Drax durante a Aniquilação. Gamora e Adam vão atrás da Igreja Universal da Verdade e o resto do time luta contra os Badoon, ainda sem respostas de quem é Vance Astro e como ele veio parar no passado, a única luz é Águia Estelar, um inimigo desconhecido que aparece ocasionalmente para atacar a equipe. A arte dos arcos seguintes se alterna entre Brad Walker e Wes Craig.

Na Zona Negativa, universo de anti-matéria que é usado como prisão por Reed Richards, Peter encontra Jack Flag, preso durante a Guerra Civil, e consegue impedir a invasão de Blastaar, inimigo do Quarteto, à Terra e depois é resgatado por Rocket e os outros Guardiões. Na busca por Cammi, Drax e Quasar encontram pistas de que a Serpente da Lua, filha de Drax e amante de Quasar, ainda estaria viva, e foram até o planeta natal de Thanos, Titã, para investigar. Lutando contra o Dragão da Lua no Esquecimento, eles trazem a Serpente da Lua de volta a vida, mas com um preço: Quasar vira o novo Avatar da Morte.

Voltando a Guerra de Reis, os Guardiões tentam impedir a guerra se separando em três times, mas o time de Quasar, agora sob o nome de Mártir, acaba comprando briga com os Inumanos sequestrando Cristal, e o time de Warlock é atacado pela Guarda Imperial Shi’ar. As edições, mesmo sendo da mesma equipe criativa de Guerra de Reis, não influem diretamente na história, mas são bem interessantes pela interação da equipe e as consequências que a saga traz para as histórias seguintes.

gotg_14_23-24

Domínio de Reis

Após serem emboscados por Águia Estelar, o Senhor das Estrelas, Jack Flag, Mantis, Cosmo e Besouro vão parar no século 31, conhecendo o time original de Guardiões. Lá eles descobrem que Águia Estelar sempre viaja ao passado para deter uma falha no espaço- tempo que sempre altera o futuro no século 31, explicando o porquê de ela sempre aparecer de um jeito diferente no passado (uma vez homem, outra mulher…), e que essa falha no século 21 foi consequência da Guerra de Reis. Com a ajuda de Kang, eles voltam ao presente e dão um Cubo Cósmico a Peter.

No presente, Warlock e os Guardiões restantes tentam conter a guerra e a expansão da Falha. Para isso, Adam teria que “substituir” a linha temporal atual por outra. Nesta outra linha temporal, Adam dá lugar a Magus, sua personalidade maligna. Para escapar ileso, Magus usa seus poderes para fingir sua morte e ainda leva Gamora, Mártir, Mantis, Vance e Cosmo como prisioneiros.

Em seguida, a equipe tem suas edições focadas em Domínio de Reis, que lida com as consequências da Falha. Os Krees e Shi’ar tentam estabelecer relações mais pacíficas após estudarem a Falha e os Guardiões acompanham as reuniões dos dois.  Enquanto Magus assume o posto de líder na Igreja Universal da Verdade. Escapando dos carrascos de Magus, Mártir acha um casulo onde acredita que um novo Warlock descansa dentro dele, mas ao libertar, o antigo avatar da morte renasce: Thanos!

Thanos mata Mártir e, confuso, destrói boa parte do Sacrossanto da Igreja Universal. Com a chegada dos Guardiões, Peter usa o Cubo Cósmico pra domar o Titã Louco. A série termina no número 25, deixando um gancho para Thanos Imperative. Ela manteve um nível muito bom de vendas, sendo que a última edição vendeu quase 40 mil cópias, ficando na frente de títulos como Flash, Justiceiro, Supergirl, Punho de Ferro, Asa Noturna, Nova e outros.

gotg_25_24a

The Thanos Imperative

Dois meses depois, a Marvel publicou o gran-finale da dupla Abnett e Lanning, chamada The Thanos Imperative, onde os Guardiões levam Thanos ao Câncerverso, um universo encontrado dentro da Falha, com versões malignas de vários heróis, liderados por Mar-Vell, que estão tentando invadir e conquistar o Universo 616. Lá, Drax e Thanos perdem o controle e Thanos mata Drax. Depois de encontrar as forças de resistência, Thanos e os Guardiões confrontam as forças de Mar-Vell. Após a vitória de Thanos, ele acaba sendo decepcionado por sua amada e enlouquece novamente. Peter manda os Guardiões de volta para Knowhere, e o Nova e ele ficam para deter Thanos.

Os personagens foram dados como mortos até que em Avengers Assemble, Peter, Thanos e Drax retornaram sem nenhuma explicação. O Nova ainda continua indefinido, até o mês que vem pelo menos, onde Brian Bendis deve explorar as consequências de Thanos Imperative em Guardiões da Galáxia do Marvel Now.

Considerações e o filme

Se você gosta de histórias de ficção científica e space opera, pode pular de cabeça nessas histórias começando por Aniquilação. Se você quiser ir atrás somente das histórias dos Guardiões, pode ser meio complicado, pois a Panini só lançou as 6 primeiras edições na extinta Marvel Apresenta, mas pode ser que relance e complete a fase, devido ao lançamento do filme. Se você tiver facilidade com o inglês, a Marvel lançará dois encadernados englobando as 25 edições da série.

O diretor do filme, James Gunn, declarou que se inspirou muito nessa fase ao escrever o roteiro, portanto, acredito que alguns conceitos, como anomalias temporais, Celestiais, não estão totalmente fora de cogitação. O que deve ter ficado diferente é a comédia, sempre presente nos filmes do Marvel Studios, coisa que era bem sutil nestas HQs.

james-gunn-dan-abnett-andy-lanning

James Gunn entre Abnett e Lanning