[QUADRINHOS] Os 75 anos do Lanterna Verde

2015 tem sido um ano de grandes comemorações para a DC Comics. Além do Coringa, da Mulher-Gato, e do Flash, outro grande medalhão da casa comemora 75 anos. Estamos falando do Lanterna Verde.

A criação do Lanterna Verde é atribuída a Bill Finger e Marton Nodell. No ano 2000, Nodell chegou a falar sobre a criação do personagem e a participação de Finger à Revista “Alter Ego” #5:

“Eles (os editores) me perguntaram (após receberem as primeiras páginas) se eu queria continuar a escrever as histórias. (…) Depois, acharam melhor eu ficar responsável somente pelos desenhos, pois tinham muitas ideias sobre o personagem. (…) Eu não sabia de nada sobre Finger, nem a respeito de outras HQs ou artistas envolvidos nelas, então pensei que só estavam trazendo outras pessoas para ajudar nessa área.”

AllAmericanComics16

O Lanterna Verde fez sua primeira aparição na revista “All-American Comics” #16, em julho de 1940. Após sofrer um acidente de trem, Alan Scott ganhou incríveis poderes ao encontrar uma lanterna ferroviária. O que muito gente não sabia, mas foi revelado em 2006 no Wizard World Chicago é que uma lâmpada poderosa foi entregue ao professor americano Willard Mason, quando visitava Cingapura, por um índio. A lâmpada transformaria o professor no Lanterna Verde. Essa seria a história original do personagem.

LanternaVerdeArteOriginal

Arte original com a versão do Lanterna Verde idealizada por Martin Nodell.

Porém conforme dito pelo próprio Nodell no depoimento acima, modificações foram feitas e Alan  Scott, e não Williard Mason, se tornou o primeiro Lanterna Verde ou o Lanterna Verde da Era de Ouro. Scottt combatia o mal usando seu anel mágico que lhe conferia poderes sobrenaturais. O primeiro Lanterna Verde é  um os membros mais famosos da Sociedade da Justiça. Na cronologia do Multiverso DC, Alan Scott é o Lanterna Verde da Terra-2.

Green_Lantern_Alan_Scott_0008

Nos anos 1960, o personagem foi reformulado ganhando uma nova origem (mais ligada a noções de ficção científica, característica da Era de Prata) e também um novo portador do poder esmeralda: Hal Jordan.

Criado por John Broome e Gil Kane, Hal Jordan é um dos Lanternas Verdes mais famosos. Estreou nas páginas da revista Showcase #22. Hal é membro fundador da Liga da Justiça e faz parte da Tropa dos Lanternas Verdes, uma força policial intergaláctica.

Diferente de Alan Scott cujo poder vinha de um anel mágico, a fonte de energia do anel de poder de Hal é o espectro verde da força de vontade canalizada pelos Guardiões do Universo.

lanterna verde

Piloto de testes da Ferris Aeronáutica, Hal Jordan recebeu um anel de poder do alienígena moribundo Abin Sur. O anel transformou Hal Jordan em um Lanterna Verde.

Uma das fases mais aclamadas do Lanterna Verde ocorreu nos anos 1970, quando ao lado do Arqueiro Verde, passou a enfrentar problemas do cotidiano inseridos no contexto histórico da época. As tramas foram desenvolvidas pelo roteirista Dennis O’Neil e pelo desenhista Neal Adams.

Porém Alan Scott e Hal Jordan não foram os únicos humanos merecedores do anel esmeralda. Durante os 75 anos do Lanterna Verde, outros personagens foram criados e passaram a portar o anel. Guy Gardner surgiu para ser o substituto de Hal Jordan, porém quando Gardner ficou hospitalizado após um acidente, os Guardiões do Universo elegeram um novo Guerreiro Esmeralda, John Stewart.

green_lanterns_sector_2814_by_gomur-d3njrzr

Guy Gardner, Kyle Rayner, Hal Jordan e John Stewart

Quando Hal Jordan foi dominado pela entidade do medo, Parallax, matou todos os Lanternas Verdes, como visto na minissérie Crepúsculo Esmeralda. Ganteth, um dos últimos Guardiões do Universo, recrutou um novo Lanterna Verde, Kyle Rayner.

Com a reformulação do Universo DC em 2011 através d’Os Novos 52, praticamente nada mudou na cronologia dos Lanternas Verdes, com exceção de Alan Scott que agora é homossexual e tem um novo visual.

4500339-earth+2+-+world's+end+(2014-)+026-017

Alan Scott

Mais recentemente, um novo personagem foi criado para portar o anel dos Lanternas Verdes, o árabe-americano Simon Baz. Criado por Geoff Johns, Baz é descendente de libaneses e vive no Estados Unidos, mas sua vida não é nada tranquila depois dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, dessa maneira, o personagem terá que lidar com os preconceitos raciais e religiosos.

Green_Lantern_Vol_5_16_Textless

Simon Baz

Durante as décadas, o Lanterna Verde extrapolou os quadrinhos ganhando participações em desenhos animados, filmes e ganhando sua própria série animada em 2011.

Com altos e baixos, o Lanterna Verde nos quadrinhos é um personagem indispensável para se contar a história da indústria de HQs americana. Sua trajetória longeva traz as marcas da mudança de valores e comportamentos da sociedade estadunidense. Seja na Noite Mais Densa ou No Dia Mais Claro, a luz esmeralda do Lanterna Verde continuará brilhando guiando sua legião de fãs.

green_lantern_by_bombattack-d69h0rw

Green Lantern por BOMBATTACK

Referências: A Descoberta da verdadeira origem do Lanterna Verde, O novo Lanterna Verde mira o preconceito contra muçulmanos nos EUA


Compre abaixo alguns encadernados do Lanterna Verde:

quadrinhos panini amazon br

 

One thought on “[QUADRINHOS] Os 75 anos do Lanterna Verde

Comments are closed.