[QUADRINHOS] O Monstro – Bicho do Bem

O_MONSTRO_1380071558P

por Lucas Ribeiro Sampaio

Para você que achava que conhecia anjos da guarda, melhor mudar seus conceitos. Comece esquecendo aquela noção clássica de anjinho com auréolas e asinhas. Bem, as asinhas até que ele tem, mas é roxo, tem rabo, um narigão rosa e um olho de cada cor. Sim pessoas, estamos falando da Graphic Novel O Monstro, de Fabio Coala.

o monstro imagem 1

Desde 2011 acompanho as tirinhas do Coala em seu blog Mentirinhas, admirando muito seu estilo, sua capacidade única de transformar conceitos abstratos em personagens e principalmente sua capacidade de nos emocionar através de suas histórias.

Assim, quando foi anunciado o financiamento coletivo pelo Catarse para a produção da Graphic Novel, não tive dúvidas e no mesmo dia confirmei meu apoio. Não fui o único, inclusive, pois esse financiamento alcançou a meta na mesma semana do seu lançamento, um recorde do site.

Minhas expectativas quanto à obra (que não eram poucas) se concretizaram quando recebi a minha cópia. Então vamos falar um pouquinho dela.

Com acabamento de primeira linha, o livro conta com 240 páginas, juntando história principal, esboços, vários extras, e prefácio de ninguém menos do que Vitor Cafaggi (Turma da Mônica – Laços).

Na Graphic Novel acompanhamos três histórias cujos pontos de intersecção são justamente a presença do Monstro.

Vale a pena mencionar a forma como a história é contada (e ilustrada). Com um traço bem mais elaborado do que estamos acostumados a ver nas tirinhas do Mentirinhas, Coala se destaca principalmente pelo uso do sombreamento, que se mostra muito acertado para um quadrinho preto e branco.

Aliás, outra sacada genial do autor foi justamente o pouco uso de cor, que só está presente nas aparições do Monstro. O mundo nem sempre é bonito, e essa falta de beleza é bem retratada pelas páginas em preto e branco, com alívios pontuais pela colorida aparição da criatura roxa.

Claro que aliado à uma grande arte está uma trama igualmente grande. Mesmo sendo uma história que pode perfeitamente ser lida para os mais jovens, que entenderão sem problemas as lições deixadas pelo Monstro, um olhar adulto percebe claramente que muitos dos temas tratados nas páginas dessa GN não são nada leves. Da violência doméstica à pedofilia, ainda assim mostrados de forma a não ofender suscetividades.

E para quem ainda não o conhece, O Monstro é um bichinho de pelúcia que ajuda as pessoas, principalmente as crianças, fazendo as vezes de anjo da guarda, espírito protetor e até mesmo como consciência.

o monstro imagem 2

“Sim, sou um monstro. Nasci roxo, com rabo, asas, um narigão rosa e olhos coloridos. Mas e você, qual a sua desculpa?”

Interessante ainda a forma como o monstro se apresenta, pois cada um o vê de forma diferente, representando não só pela personalidade do Monstro, às vezes mais contida, às vezes mais expansiva, mas também pelo traço com que é desenhado. O que ajuda a reforçar muito bem a metáfora de que o Monstro, muito mais do que um agente externo, é parte integrante de nós, a nossa voz interior, que nos ajuda a conduzir para o correto, para o bem.

Os mais atentos notarão as referências não só a cultura pop, mas também à várias das histórias do Monstro que foram publicadas no blog. Isso sem contar os próprios personagens do Mentirinhas, que deram um jeitinho de aparecer pela trama.

Com tudo isso somado, temos uma história emocionante, que cativa e nos leva à reflexão sobre os temas abordados. Acima de tudo, nos deixa a certeza de que podemos ser O Monstro na vida de alguém.

5 thoughts on “[QUADRINHOS] O Monstro – Bicho do Bem

  1. Infelizmente não consegui comprar o pacote na época, mas tenho plena certeza de que é uma joia que vale mil vezes mais do que custa e desperta muito mais do que a estética e o entretenimento. Fabio Coala é um Artista com A maiúsculo.

  2. Esse livrinho é sensacional! Comprei pra mim, li, me apaixonei e agora quero comprar pra um monte de gente se apaixonar também! =)

  3. O Coala é um gênio! Acompanho o Mentirinhas e é simplesmente não se emocionar a cada aparição do Monstro, de longe o personagem mais impactante de tantos já foram criados por ele!
    Não li ainda, mas conhecendo o trabalho do cara recomendo amplamente!

  4. Pingback: [QUADRINHOS] O Dia do Quadrinho Nacional! | NERD GEEK FEELINGS

Comments are closed.