[QUADRINHOS] “Necropolis” de Jake Wyatt (dica HQ)

necropolis by jake wyatt banner

Longe de mim querer me equiparar ao Sidney Gusman, um dos poucos que conheço que lê não páginas mas quilos de quadrinhos por mês, mas a verdade é que curto as #dicahq postadas por ele no twitter e no facebook, o que me inspirou a começar esse “novo” formato de post, onde vou sugerir algumas leituras pra vocês.

Pra começar, uma webcomic que descobri exatamente hoje, graças a uma sugestão de leitura do Chris Sims do site Comics Alliance: Necropolis de Jake Wyatt.

necropolis by jake wyatt preview 1

Conheço muito pouco da obra do Wyatt, mas o que já conheci foi o suficiente pra eu admirá-lo. Ele é um artista versátil, que consegue desenhar tanto HQs de super-heróis – sendo a parte desenhada por ele do crossover entre os Novíssimos X-Men, o Homem-Aranha Superior e o Indestrutível Hulk a que eu mais gostei (história publicada no Brasil em A Teia do Homem-Aranha Superior #4, que ainda é possível encontrar à venda); como brincar de reinventar mangás e animes de robôs gigantes, como foi o caso de sua excelente parceria com Gerard Way na 5ª edição da divertida Edge of Spider-Verse.

Em Necropolis ele resolveu explorar o universo da fantasia, partindo de um tema bem comum: vingança. Mais especificamente uma menina que resolve fazer um pacto com deuses do submundo para vingar-se daqueles responsáveis pela morte de seu pai, a destruição de sua casa e da plantação que era a fonte de renda de sua família.

Apesar da premissa não ser uma novidade, a forma como Wyatt resolveu contá-la chama atenção. O artista reinventou-se mais uma vez, pegando influências que vão da art nouveau às parcerias entre Neil Gaiman e Charles Vess, de quem também tomou emprestado o tom lírico e mitológico. Mas também é possível encontrar na belíssima e refinada arte influências de animações da Ghibli dirigidas por Hayao Miyazaki.

necropolis by jake wyatt preview 2

Um belíssimo começo para uma webcomic que tem tudo para tornar-se memorável.

Necropolis futuramente será publicada em formato impresso pela Image Comics, mas já pode ser lida no Tumblr de Jake Wyatt. Eis um ótimo motivo para segui-lo por lá, e acompanhar este e outros trabalhos de alguém que já está sendo um dos melhores quadrinistas da atualidade.

Fique abaixo com previews dos próximos capítulos de Necropolis: