[QUADRINHOS] “Múltipla Escolha” de Marcel Ibaldo e Max Andrade (resenha)

multipla escolha marcel ibaldo max andrade

Jeff chegou num ponto decisivo de sua vida: a prova de redação do vestibular, sua última etapa antes de conseguir a vaga numa faculdade federal de medicina. Mas antes de fazê-la, ele terá que lidar com as consequência de seu orgulho e sua arrogância, que o levará a enfrentar um dilema que afetará seu futuro.

multipla escolha marcel ibaldo max andrade resenha 1Em Múltipla Escolha, Marcel Ibaldo e Max Andrade pegaram uma situação pela qual a grande maioria dos jovens do nosso país passam, e transformaram no mote de um drama sobre um rapaz que se acha melhor do que os demais. Sim, eu estou falando do protagonista, que além de se achar muito inteligente, faz questão de demonstrar o quanto julga a maioria das pessoas inferiores a ele, incluindo a namorada.

Devo confessar que cheguei na metade da história me perguntando por que diabos eu estava lendo um quadrinho cujo protagonista desperta a mais sincera vontade de comê-lo na porrada, de tão babaca e prepotente que ele é. Mas acabei entendendo que parte do plano da dupla criativa era justamente despertar dessa antipatia por Jeff, pra depois expôr parte de seus motivos por agir assim, e finalmente conduzi-lo para uma situação onde tem a chance de redimir-se.

Por ser um mangá, há alguns elementos típicos da linguagem dos quadrinhos japoneses, como caretas e situações exageradas, e um bocado de piadas infames, que eu particularmente achei desnecessárias. A história ganharia mais peso caso não se inclinasse para alguns clichês do gênero, e investisse mais no drama. Mas, no geral, o texto de Marcel e a arte de Max se complementam, e conduzem o leitor do início ao fim sem grandes tropeços.

Múltipla Escolha vale pela forma como desconstrói seu protagonista, e por sua lição de moral, que é diluída ao longo da narrativa, ao invés de ser jogada na cara do leitor.


nota-3


multipla escolha capaPublicação independente

Capa comum

13,5 x 20,5 cm

40 páginas

Compre aqui