[QUADRINHOS] MUITOS SPOILERS de “Mulher-Maravilha: Terra Um” e uma reação muito negativa

Uma das graphic novels mais esperadas do ano que vem trata-se de “Mulher-Maravilha: Terra Um“, de Grant Morrison e Yanick Paquette. A HQ será lançada em abril de 2016 e promete ser um retorno às origens da personagem como pensadas por seu autor William Moulton Marston. Dessa maneira, não foi à toa que Morrison sempre chamou a atenção quando dizia que iria explorar o feminismo e o fetiche pulp.

Segundo o site Bleeding Cool, cópias digitais da HQ já começaram a ser fornecidas para a leitura prévia. A NetGalley é um editora que realiza esse serviço.

Porém, Anne, do site GoodReads, não ficou nada feliz com o que leu, e escreveu uma crítica nada sutil sobre a obra – além de compartilhar páginas internas. Leia abaixo as impressões dela sobre “Mulher-Maravilha: Terra Um“:

174495661-600x918

Isso me deixou triste e um pouco mal do estômago.
Mas, principalmente, com raiva.
AVISO: SPOILERS!

17449567

Essa coisa toda parece uma fantasia de estupro pornográfico.
É nojento! Pare! Pare de retratar mulheres sendo acorrentadas em alguma postura desagradável. Fico assustada quando vejo esse tipo de coisa, e sinceramente duvido que seja a única. Estupro acontece, e eu aprovo adicioná-lo realisticamente em uma história. O que não aprovo é metade das mulheres nuas chorando lindamente enquanto se contorcem.
Se você for mostrar agressão sexual, mostre-a como o ataque feio que é.

17449568

Correntes e escravidão são um tema neste livro, então prepare-se para uma série de painéis que fazem você se perguntar se alguém com uma vagina (ou um pau que pode funcionar normalmente) foi chamado para revisar essa merda. Você sabe, antes que decidissem imprimi-la e enviá-la para o mundo.

174496901

Ok, todas as amazonas terem relacionamentos com o mesmo sexo faz muito sentido. Mas em vez de assumirmos um olhar real sobre como seu amor seria, estamos dando algo que parece estar um passo acima de uma luta na lama.

17449807-1-600x316

Anne ainda faz críticas sobre a maneira como alguns personagens são tratados: piadas com personagens gordos, personagens negros como legados da escravidão e mais problemas com o tratamento da submissão. Você pode ler o texto completo de Anne, em inglês,  aqui.

As artes compartilhadas por Anne:

17449841

17449959

17450029

174500461

17450518

17450069

17450070-600x919

17450117

17450118

17450336

17450181

17450337

17450338

17450591

174504171

4 thoughts on “[QUADRINHOS] MUITOS SPOILERS de “Mulher-Maravilha: Terra Um” e uma reação muito negativa

  1. Parece que a tal de Anne (GoodReads) não se atentou ao que o Morrison falou sobre essa obra. Pois ele já havia dito que seria um – retorno as origens da personagem como pensadas por seu autor William Moulton – então (por mais degradante que possa ser) está no contexto certo.

    A Mulher Maravilha em sua concepção esta recheada de fetichimos, poses, insinuações a bondage, submissão e sexo. Acho que a Anne tem que conhecer mais os personagens antes de ficar de mimimi a uma “revisitação” da historia.

    Agora discutir se algo do genero agrega ao mundo atual, AI sim é outra coisa que vale a pena (ou não, pois são apenas quadrinhos) ser discutido.

  2. Ainda não sei se concordo, mas entendo a crítica dela…

    O que ela está reprovando não é o estupro em si, já que é uma “situação até coerente” como ela mesma diz, a questão é como ele é mostrado, em poses sensuais quase como se fosse um quadrinho sado/mazoquista… acho que ela esperava que o estupro fosse mostrado de forma mais agressiva e menos bonita esteticamente, algo como no estupro da Sue em LJA…

    https://andriollibc.files.wordpress.com/2012/03/estupro-liga-da-justic3a7a.jpg

    pois dessa maneira que é mostrado é muito sensual e softporn…

    Apesar das pessoas falarem tanto que a mulher maravilha é símbolo do feminismo eu não vejo muito dessa forma não, com algumas exceções, infelizmente a maioria das imagens da WW ainda são muito sensualizadas, mas acho que isso não é novidade pra ninguém…

  3. Não li a crítica e, sinceramente, acho desnecessário, pois as imagens falam por si só. Eu sempre gostei mais dos personagens da DC, mas a maneira como vinham sendo conduzidos desde a década de 90 não me agradavam. A escolha dos escritores, os assuntos abordados e as transformações sofridas após cada “Crise” foi matando os personagens que cresci lendo. Não apenas asas origens mudaram, mas os temas explorados que, muitas vezes, com o excesso de “realismo” mais atrapalhou, como em “Crise de Identidade”, que transformou os clássicos heróis em arremedos patéticos de si próprios. Agora Grant Morrison quer transformar a Mulher Maravilha num catecismo. Eu acredito que se escreverem boas histórias, elas serão vendáveis, o que é provado por Cavaleiro das Trevas, Watchmen, Sandmen, Tintin, Asterix, e tantas outras obras imortalizadas. Lógico, nem todo mundo tem a capacidade criativa dos senhores Moore e Gaiman, mas não vejo necessidade de se baixar tanto o nível. Acredito que os leitores querem ler histórias de super heróis recheadas de aventuras. Acho que a DC está passando, novamente, por outra Crise Criativa.

Comments are closed.