[QUADRINHOS] Miracleman: Marvel começa a republicar a fase de Neil Gaiman em setembro

Miracleman_by_Gaiman_and_Buckingham_1_Jam_Header

Depois de relançar todas as 16 edições escritas por Alan Moore, em setembro a Marvel começa a relançar a fase de Miracleman escrita por Neil Gaiman e desenhada por Mark Buckingham, iniciada no começo dos anos 90, mas jamais concluída.

Gaiman assumiu a série mensal do herói – originalmente chamado de Marvelman, e rebatizado de Miracleman por questões legais – no início da década de 90, tendo escrito 9 edições. Seus planos originais consistiam em 3 arcos de 6 edições, batizados de Era de Ouro, Era de Prata e Era de Bronze. Apenas o primeiro foi completamente publicado. O segundo teve 3 edições produzidas, mas apenas duas publicadas, pois a Eclipse Books faliu na época.

Depois de uma briga judicial pelos direitos do personagem que durou 13 anos, e envolveu os nomes de Neil Gaiman e Todd McFarlane, o co-criador do Sandman da Vertigo ganhou os direitos, e entrou num acordo com a Marvel, que passou a republicar as histórias da aclamada fase de Alan Moore em 2013. Por não conseguir entrar num acordo com Moore, a Marvel não pôde usar o nome do autor de Watchmen nas republicações, referindo-se a ele apenas como “o autor original”.

Agora que todos os arcos de Moore foram republicados lá nos EUA, a Marvel começará a relançar as edições escritas por Gaiman, que depois de 20 anos finalmente terá a chance de concluir os arcos originalmente planejados. Ontem a Marvel revelou o preview da 1ª edição, cuja arte passou por um processo de remasterização e foi recolorida por D’Israeli. Veja abaixo:

Felizmente a fase de Moore está sendo publicada no Brasil pela Panini Comics, que já está na edição 8. Resta-nos comprá-la, pois o fantasma da “baixa de vendas” está rondando a publicação, e ameaça prejudicar não apenas a conclusão dela aqui no Brasil, como impossibilitar que chegue até nós a fase escrita por Gaiman.

Miracleman_by_Gaiman_and_Buckingham_1_Garry_Leach_Alan_Davis_Rick_Veitch_John_Totleben_Steve_Oliff_Variant

Capa variante de Miracleman #1 de Garry Leach, Alan Davis, Rick Veitch, John Totleben e Steve Oliff

Vale a pena ler esta ótima coluna escrita por Ben Santana para o Pastel Nerd, que explica excepcionalmente todos os problemas referentes à republicação de Miracleman lá nos Estados Unidos, para entender mais sobre o processo.


quadrinhos panini amazon br

2 thoughts on “[QUADRINHOS] Miracleman: Marvel começa a republicar a fase de Neil Gaiman em setembro

Comments are closed.