[QUADRINHOS] Leia “Herói”, a HQ experimental de Donisete Lemos!

Um dos potenciais mais atraentes dos quadrinhos, na opinião deste que vos escreve, é a capacidade de contar histórias usando apenas imagens, sem texto. Foi com isto em mente que Donisete Lemos produziu Herói, quadrinho experimental que está disponível para leitura na plataforma Tapas.

Abaixo você pode saber um pouco mais sobre a obra:

O coletivo mineiro Carrapato Estrela lançou na internet o quadrinho Herói, criação do artista Donisete Lemos. A história foi originalmente produzida para o evento realizado em comemoração ao do Dia do Quadrinho Nacional, em Belo Horizonte, no fim de janeiro. A publicação é o trabalho mais recente do quadrinista que aproveitou a oportunidade para testar uma variação na sua forma de fazer quadrinhos e realizar algumas experimentações.

“Busquei abstrair o máximo da forma, até um nível mínimo de entendimento. A narrativa é mais direta e não existe nenhum texto. Imaginei como se tudo fosse um mural desenhado, assim como as pinturas rupestres e os murais pintados de civilizações antigas. Quis deixar o leitor livre também para interpretar a mensagem como desejasse. A falta de falas e os desenhos mais abstratos foi intencional visando este objetivo.”, explica Lemos.

Graduado em design gráfico, o artista teve na sua formação acadêmica a inspiração para o desenvolvimento do projeto. “Na época tinha acabado de terminar meu TCC cujo tema era um jogo de cartas e tinha pesquisado muito sobre referências de imagens pictóricas e minimalistas. Acho esse tipo de arte fascinante. Acabei inclinado a experimentar um pouco e resolvi testar com a narrativa, sem qualquer medo de que a mensagem talvez não fosse entendida”.

A história foi publicada no Tapas onde pode ser lida gratuitamente pelo público:https://tapas.io/series/Heroi

Confira abaixo algumas páginas de Herói: