[QUADRINHOS] Le Chevalier: “Arquivos Secretos” conta novas aventuras steampunk

le-chevalier-arquivos-secretos-feat

A riqueza de universos steampunk é algo que me atrai desde que conheci este subgênero da ficção científica. Atualmente autores nacionais como A.Z. Cordenonsi começaram a criar suas histórias em versões alternativas do passado de nosso mundo. No caso dele, através das histórias de Le Chevalier.

Depois de lançar ano passado o romance estrelado pelo agente do Bureau Central de Inteligência e Operações, a Avec Editora lançará em dezembro novas histórias do personagem. Também escritas por Cordenonsi, a novidade desta vez não serão apenas as histórias, mas a mídia em que serão contadas: as histórias em quadrinhos.

le-chevalier-arquivos-secretos-capa

A HQ foi desenhada por Fred Rubim (O Coração do Cão Negro), e já está em pré-venda. Saiba mais sobre a obra logo abaixo:

Fred Rubim recria em Banda Desenhada a Paris steampunk do século XVII da literatura de A.Z. Cordenonsi.

O principal agente do Bureau Central de Inteligência e Operações, LeChevalier, está de volta para proteger a Paris steampunk do século XVII contra seus inimigos em mais duas aventuras recheadas de aventuras, espionagem e reviravoltas em uma Europa totalmente movida a vapor e aço. Só que agora é com muita cor e imagem. “LeChevalier – A Besta de Notre Dame & Contra o Dínamo Rubro” é novo lançamento da Avec Editora que está chegando às principais livrarias do país.

O personagem que nasceu no romance do escritor André Zanki Cordenonsi, agora ganha uma versão em quadrinhos num álbum de luxo e duas histórias inéditas com arte do desenhista Fred Rubim (“O Coração do Cão Negro”).

Contar uma história no formato de quadrinhos é diferente de escrever um conto ou um romance. Não é somente a presença dos desenhos ou a ausência de textos mais longos; há histórias que funcionam melhor no formato de quadrinhos do que em prosa, e vice-versa. Entender esta questão e desenvolver uma trama que se encaixasse na narrativa que os quadrinhos exigiam foi o nosso principal desafio e o meu maior orgulho”, explica Cordenonsi.

As Novas Aventuras do Cavaleiro

A França lidera a Revolução Industrial em um mundo steampunk e o espião Chevalier é o principal agente do Bureau Central de Inteligência e Operações, protegendo o Império Francês contra seus inimigos. Para os interessados em mergulhar neste universo de espiões, o autor ainda destaca dois ponto nas novas aventuras do Chevalier:

O primeiro, é a possibilidade de mostrar Chevalier, Persa e todo o Bureau de uma forma mais aprofundada, principalmente em relação aos detalhes de cada imagem. Nos romances e contos, eu faço uma descrição destes detalhes, mas é uma forma diferente de apresentar algo para o leitor, que constrói, na própria mente, a sua forma de ver o Bureau e a Paris Steampunk e seus moradores. Nos quadrinhos, nós apresentamos a nossa versão.

O segundo ponto foi a decisão de apresentar um grupo de vilões reunidos, retirados diretamente da literatura vitoriana de ficção especulativa, que batizamos de Comitê. Olga Romanoff, Fagin, Long John Silver, Mandarim Negro e Irene Adler formam a composição atual do Comitê e prometem dar muito trabalho para Chevalier e Persa nos próximos anos. A possibilidade de brincar com estes personagens icônicos foi uma decisão de projeto que pode alavancar muitas outras histórias.

Uma Forte Influência das Banda Desenhadas

O artista, Fred Rubim, comenta sobre a forte influência dos quadrinhos europeus neste projeto:

Quando eu e o André conversamos sobre a arte, a ideia era buscar inspiração na linha clara das HQs européias. Conforme fui fazendo, meu estilo de desenho foi se impondo e acabei imprimindo ali meu próprio repertório de influências.

Procurei fazer uma arte bem divertida e dinâmica, deixando espaço para o texto do Andre brilhar quando necessário, e dando bastante ênfase às cenas de ação.”

E para ficar ainda mais parecido com as banda desenhadas, “LeChevalier – A Besta de Notre Dame & Contra o Dínamo Rubro”, ganha em qualidade gráfica que não deixa a desejar a muito encadernado gringo. Com impressão em papel do miolo e couché fosco 150ge Capa supremo cartão 300g Prolan brilho.

As duas tramas apresentadas na história têm início, meio e fim, para que o leitor possa se amarrar nas aventuras peculiares de Chevalier e Persa na Paris steampunk do século XVII. Para o autor, o leitor também terá um gostinho de “quero mais”.

Eu e Fred Rubim temos plena certeza que o pessoal que curte HQs de aventura e ficção, que curte quadrinhos europeus e são apaixonados pelos clássicos vitorianos, vão ficar plenamente satisfeitos”, afirma o autor.


LeChevalier: Arquivos Secretos Vol. 1 – A Besta de Notre Dame & Contra o Dínamo Rubro” está em XXX no site da Avec Editora. Clique neste link para adquirir o seu. O álbum também pode ser adquirido na Epic.art.br mas já está em pré-venda na Saraiva, Cultura e Travessa.


Ficha Básica

le-chevalier-arquivos-secretos-capa-frenteRoteiro: A.Z. Cordenonsi

Arte: Fred Rubim

Formato: 21×28 cm

Páginas: 64 páginas coloridas

Papel: Couché Fosco 150g

Capa:Supremo cartão 300g Prolan brilho

Editor: Artur Vecchi

Diagramação: Vitor Coelho