[QUADRINHOS] Klaus: Papai Noel reimaginado por Grant Morrison ganha preview

Depois de reformular o Superman para uma nova geração de leitores, agora Grant Morrison voltou suas atenções para outro mito mundialmente conhecido: ninguém menos que Papai Noel. Para isto ele uniu-se a Dan Mora para fazer uma espécie de “Papai Noel – Ano Um” que revelará as origens de diversos elementos que compõem a mitologia do “bom velhinho”.

Ontem à noite a BOOM! Studios, que publicará a minissérie em 6 edições intitulada Klaus (referência ao nome inglês do personagem, Santa Klaus), revelou as primeiras páginas da 1ª edição. Confira abaixo:

Segundo a sinopse oficial, Klaus será ambientada numa sombria, mágica e mítica Noruega do século 17, e revelará como um homem de origens vikings e envolvimento com xamanismo siberiano tornou-se a figura mitológico conhecida como Papai Noel.

Durante uma entrevista ao USA Today, Grant Morrison revelou que o protagonista começará a história como jovem recluso e taciturno de passado trágico, e que o tom da história será “algo entre O Hobbit e Malévola“. E que seu maior inimigo será o demoníaco Krampus, cuja origem terá elementos de ficção científica.

Na entrevista ele ainda explicou porque decidiu abordá-lo como um super-herói. Segundo o Morrison, o Papai Noel se encaixa nos moldes do subgênero, pois usa um uniforme, tem uma máquina voadora, um quartel general no Pólo Norte, além de poderes incríveis. E que ainda há o mistério em torno do que ele faz durante o resto do ano, quando não está entregando presentes pras crianças do mundo inteiro, que ele pretende explorar na minissérie.

Também disse que está bebendo de várias fontes de referência históricas e mitológicas para compôr sua versão da origem do Papai Noel, entre elas as lendas de Odin, e a Caçada Selvagem, de São Nicolau, e a versão do personagem popularizada pela Coca-Cola que, segundo o autor, têm as mesmas “cores psicodélicas [vermelha e branca] dos cogumelos alucinógenos” utilizados por xamãs siberianos em seus rituais. Promissor, pra dizer o mínimo.

Klaus começa a sair lá nos Estados Unidos dia 5 de novembro.