[QUADRINHOS] Image Comics: As novidades da editora para 2014 e 2015

image-comics-expo-2014

Ontem ocorreu a Image Expo dentro da San Diego Comic Con 2014, evento organizado pela Image Comics durante o qual a editora apresenta os próximos lançamentos deste e do próximo ano. Abaixo você encontrará um resumo do evento, e as principais novidades apresentadas pelos editores, autores e artistas que participaram da apresentação.

O editor chefe da editora, Eric Stephenson, destacou o compromisso da Image em apoiar iniciativas de seus autores em “mudar as regras” dos quadrinhos, ampliar o apelo de suas publicações a um público mais amplo e diversificado, e encorajar mudanças pois, segundo ele, elas são parte integral do futuro da mídia com que trabalha.

Após o discurso inicial de Stephenson, vários autores e artistas que estão publicando seus trabalhos pela Image deram depoimentos sobre a importância da editora na publicação de obras cujos direitos permanecem nas mãos de seus criadores, e sobre a liberdade que eles encontram ao trabalhar com a Image. Entre os artistas que falaram um pouco sobre sua experiência com a Image estavam nomes como Brian K. Vaughn, Matt FractionKelly Sue DeConnick, Joe Casey, Rick RemenderErik Larsen – um dos fundadores da Image Comics na década de ’90. Casey, em especial, destacou a possibilidade que a Image oferece de um criador encontrar seu público através dela, por mais estranha que seja sua obra.

Voltando para encerrar seu discurso, Stephenson reforçou quão importante para o futuro dos quadrinhos são séries comandadas por criadores, no que diz respeito à liberdade de criar, e meio que para provar isto, mostrou o quanto a Image cresceu no mercado nos últimos 5 anos, indo de 3 para 10% do número total de quadrinhos vendidos nos Estados Unidos.

Em seguida vieram os anúncios de lançamentos, a começar por Tokyo Ghost, do trio Rick Remender, Sean Murphy e Matt Hollingsworth. Remender, que atualmente está publicando Black Science (leia uma resenha dela aqui) e Deadly Class pela Image, e lançará Low no próximo dia 30, citou Juiz Dredd, Lobo e filmes de ação da década de ’80 como influências da série que está fazendo ao lado do desenhista Sean Murphy e do colorista Matt Hollingsworth. Tokyo Ghost será ambientada num futuro em que conglomerados da mídia ditam as leis, numa extrapolação do que já encontramos em nossas vidas digitais, segundo Remender.

Veja abaixo a sinopse oficial, e um preview da primeira edição:

image-expo-2014-Tokyo-Ghost-by-rick-remender-sean-murphyTOKYO GHOST #1

História de Rick Remender. Arte de Sean Murphy. Cores de Matt Hollingsworth. Capa de Sean Murphy, Matt Hollingsworth.

O autor campeão de vendas Rick Remender (BLACK SCIENCE, DEADLY CLASS) e o artista Sean Murphy (The Wake, Punk Rock Jesus) se unem ao colorista Matt Hollingsworth (Gavião Arqueiro, The Wake) na nova série mensal TOKYO GHOST, que chega na Image Comics em 2015.

TOKYO GHOST dá aos leitores as boas vindas às ilhas de Nova Los Angeles, 2189. A humanidade tornou-se nada mais que um oceano de lobos consumidores, vorazes e famintos, que roubam fundos para comprar, comprar e comprar sua próxima dose digital. Conseguir uma emocionante distração da realidade é tudo pelo qual resta viver. O entretenimento é a maior indústria, a droga de que todos precisam, e os gangsters comandam tudo. E quem estes gangsters procuram quando precisam impôr a “lei”? Led Dent e Debbie Decay, policiais da lei, que é uma forma gentil de dizer “máquinas assassinas brutais.” A dupla está prestes a receber uma missão que irá forçá-la a sair da decadente LA em direção à misteriosa nação perdida de Tóquio.

Em seguida veio o anúncio de From Under Mountains, do trio Marian Churchland, Claire Gibson e Sloane Leong, cuja trama será ambientada numa nação “geográfica e politicamente isolada” em que os personagens “lutarão por poder e supremacia,” segundo Gibson. A previsão de lançamento é em meados do primeiro semestre de 2015.

Abaixo a sinopse oficial e um preview: 

image-expo-2014-From-Under-Mountains-1-by-claire-gibson-sloane-leong-marian-churchlandFROM UNDER MOUNTAINS #1

História de Claire Gibson, Sloane Leong, Marian Churchland. Arte de 
Claire Gibson, Sloane Leong, Marian Chuchland

Marian Churchland (PROPHET, Beast), Claire Gibson, e Sloane Leong lançarão um feitiço sobre os leitores com FROM UNDER MOUNTAINS, uma nova série mensal de fantasia.

Ambientada no isolado país de Akhara, casas rivais enfrentam-se numa batalha por poder político e segurança militar. Três figuras improváveis – a filha de um lorde, um cavaleiro em desgraça, e um ladrão em fuga – mudarão o destino de seu mundo, mas a única esperança de paz reside nos goblins e bruxas envoltos em mistérios, e nos poderes ancestrais que eles comandam.

Joe Casey veio logo depois, apresentando a premissa de Valhalla Mad, projeto que está produzindo com o artista Paul Maybury: “Os deuses chegaram à Terra para se divertir e beber um pouco. Já faz um tempo [desde a última vez], e o mundo está diferente do que costumava ser.” Ainda falou que adora o Thor de Jack Kirby, que será sua chance de fazer uma HQ parecida com aquela, e que usará a mesma linguagem shakespeareana usada pelo Thor de Kirby.

Abaixo o teaser de Valhalla Mad:

image-expo-2014-Valhalla-Mad-by-joe-casey-paul-maybury-teaser

 

A dupla John ArcudiJames Harren não compareceram à apresentação, mas Stephenson descreveu o projeto deles, Rumble, como um “Conan Espantalho lutando num mundo parecido com o da série de TV Louis CK se ela fosse dirigida por David Fincher.” Promissor. Abaixo o teaser mostrado:

image-expo-2014-Rumble-by-john-arcudi-james-harren

Ray Fawkes foi o seguinte, que descreveu seu projeto, Intersect, da seguinte forma: “[É como] se Twin Peaks acontecesse dentro do Black Lodge [nota do tradutor: um lugar extradimensional que faz parte da mitologia da série]. É uma história muito [inspirada em David] Lynch e [David] Cronenberg, e focada no corpo.” Fawkes fará o roteiro e a arte de Intersect.

Leia a sinopse e veja um preview da série abaixo: 

image-expo-2014-Intersect-by-ray-fawkes

INTERSECT #1

História, arte e capa de Ray Fawkes

Data de lançamento: novembro de 2014

O cartoonista campeão de vendas Ray Fawkes (Batman: Eternal, Constantine, One Soul, The People Inside) traz sua distinta escuridão para a Image Comics com INTERSECT,  uma nova e chocante série mensal de horror que será lançada em novembro de 2014.  

Corpos se alteram e se fundem, conflitando consigo mesmos. Sangue chove dos céus. A canção de uma criança é convertida em sussurros tóxicos e destruidores de pensamentos. Tudo está mudando. Tudo está errado. Este é o mundo de INTERSECT.

A dupla Gabriel HardmanCorinna Bechko veio logo depois falar sobre Invisible Republic. Hardman prometeu “uma história humana” com “elementos de ficção científica” e “ascensão e queda simultâneas de personagens” parecidas com o que se viu na série de TV Breaking Bad

Abaixo a sinopse e o preview: 

image-expo-2014-Invisible-Republic-by-gabriel-hardman-corinna-bechko

INVISIBLE REPUBLIC #1

História de Corinna Bechko, Gabriel Hardman. Arte e capa de Gabriel Hardman.

“INVISIBLE REPUBLIC, é, em primeiro lugar, uma história de ação e aventura. Minha experiência como ilustrador e artista de storyboard para filmes como A Origem (Inception) e os da franquia X-Men significa que desenhar sequências de ação empolgantes é o que eu faço,” disse Hardman. “Dito isto, o tipo de histórias que Corinna e eu contamos são sempre na escala humana. São impulsionadas por pontos de vista, e não por espetáculos. Quadrinhos seriados, especialmente de propriedade do autor, são o meio perfeito para contar histórias realmente arriscadas em que tudo pode acontecer. Qualquer personagem pode morrer. A audiência não pode esperar que todos serão felizes no final. Os quadrinhos são perfeitos para se contar histórias que assumem riscos narrativos e recompensam muita atenção, resumindo, tudo que funciona tão bem nos dramas atuais das TVs por assinatura.”

Concebida como uma história épica sobre a ascensão de um império, INVISIBLE REPUBLIC é, no entanto, cotada numa escala intimista. Enquanto caçava uma história de interesse humano durante uma crise de humanitarismo, o repórter Croger Babb descobre o diário de quarenta anos de idade de Maia Reveron, detalhando o que ela sabia sobre o lendário Arthur McBride. Maria foi apagada de todas as histórias oficiais, mas somente ela sabe do que Arthur realmente é capaz.

Bechko acrescentou: “Maia Reveron é uma mulher que foi eliminada dos livros de histórias porque conhece muitos segredos. Isto pode ser ficção científica, mas dificilmente é um fenômeno desconhecido em nosso próprio mundo. É raro que aqueles no poder dêem muito destaque para pessoas que podem revelar suas ‘histórias secretas,’ especialmente se a pessoa que possui tais segredos for uma mulher. E, algumas vezes, eles ignoram seu perigo. Gabriel e eu sempre nos divertimos escrevendo ‘ficção científica-política’ e aqui tivemos a chance de encher a história de Arthur e Maia com todo drama, pathos e aventura que estávamos ansiosos pra lançar.”

Depois foi a vez de Becky CloonanAndy Belanger apresentarem o mistério de ficção científica Southern Cross, que será escrito por Becky e desenhado por Belanger, que o descreveu como um “Robotech encontra Stephen King.” Abaixo a capa da primeira edição:

image-expo-2014-Southern-Cross-by-becky-cloonan-andy-belanger

Jeff LemireDustin Nguyen foram os próximos, que apresentaram Descender, história de “um garoto robô fugindo de praticamente todo mundo,” que terá arte aquarelada de Nguyen. Descender sairá no primeiro semestre de 2015. Veja abaixo um teaser:

image-expo-2014-Descender-by-jeff-lemire-dustin-nguyen

Em seguida foi a vez do escritor Ivan Brandon falar sobre seu projeto com o artista Nick Klein: Drifter, uma história sobre o “lado sujo” da construção do futuro da humanidade e sobre “os perigos de expandir a sociedade para além da opressão,” que na trama terá que abandonar a Terra para viver no espaço. O lançamento de Drifter está programado para 12 de novembro. Abaixo um teaser:

image-expo-2014-Drifter-by-ivan-brandon-nick-klein

O próximo projeto apresentado foi o do trio Kurt BusiekBen Dewey e Jordie Bellaire: a fantasia Tooth & Claw, que foi descrita por Busiek como uma “grande e expansiva aventura sobre pessoas animais.”

Abaixo a sinopse oficial e um preview da primeira edição:

image-expo-2014-Tooth-Claw-1-by-kurt-busiekTOOTH AND CLAW #1

História de Kurt Busiek. Arte de Ben Dewey. Cores de Jordie Bellaire. Capa de Ben Dewey.
Data de lançamento: 5 de novembro de 2014

Da mente talentosa do autor campeão de vendas Kurt Busiek e das visões artísticas de Ben Dewey e Jordie Bellaire vem uma grande aventura de fantasia, onde magos animais, deuses, mulheres golpistas e heróis se enfrentam numa luta que irá testar os laços da humanidade — “Tooth and Claw.” A primeira edição com o dobro de páginas (44 páginas sem anúncios) se une às publicações da Image Comics em novembro.

O último projeto anunciado foi Injection, do trio Warren EllisDeclan Shalvey e Jordie Bellaire, mesma equipe criativa que comandou o mais recente título do Cavaleiro da Lua (Moon Knight) para a Marvel Comics – fase muito elogiada pela crítica especializada. Ellis disse que a trama é sobre um grupo de pessoas que encontrou um jeito de “tornar o mundo mais interessante pra elas” mas que elas terão que enfrentar as consequências disto conforme a coisa “sai do controle muito rápido.”

Abaixo um teaser de Injection:

untitled

E “basicamente” foi isto. Fiquem ligados ao NERD GEEK FEELINGS para mais detalhes sobre estes e outros lançamentos da Image Comis.

Fonte: CBR