[QUADRINHOS] Hyna Crimson lança HQ sobre depressão e sofrimentos mentais no FIQ BH

Começou hoje o Festival Internal de Quadrinhos de Belo Horizonte, evento que vai até o dia 3 de junho, e reunirá muitos quadrinistas brasileiros e alguns internacionais. Entre os que estão lançando obras no evento está Hyna Crimson, com sua HQ Temporal, obra que aborda temas pertinentes.

O quadrinho conta a história de uma adolescente que está passando por uma fase de sofrimento mental e que não consegue lidar com os fatos que acontecem na sua vida. Dentre os temas abordados estão depressão e sofrimentos mentais, mas de uma forma lúdica e delicada.

Temporal nasceu como um trabalho de conclusão de curso (TCC) de Hyna, que falou um pouco sobre o processo criativo do quadrinho:

“Foi mais difícil que o normal. Além de construir toda a narrativa eu tinha que justificá-la e mostrar o porquê cada elemento foi utilizado. Isso foi muito importante pois me permitiu fazer várias pesquisas para me aprofundar no assunto”

Sobre os temas abordados por ela em Temporal, Hyna disse o seguinte:

“Todos dias enfrentamos problemas externos e desafios internos que só nós conseguimos entender. Isso quando conseguimos entendê-los. Apesar de parecer um quadrinho de leitura fácil, o temporal trata de sensações e sentimentos onde um simples quadro vazio pode representar muita coisa”.

Ela também teve a preocupação de consultar profissionais e pacientes para não cometer erros de outras obras:

“Dentro da parte acadêmica do projeto procurei estudar os erros de abordagem da série 13 Reasons Why (exibida pelo Netflix) e o motivo de ter atingindo negativamente quem possuía históricos de sofrimento mental”.

Confira abaixo uma amostra da obra:

O FIQ BH acontece entre os dias 30 de maio e 3 de junho, na Serraria Souza Pinto, localizada no Centro da capital mineira.