[QUADRINHOS] Homem de Ferro: revelados mais detalhes sobre a nova fase do herói

Invincible_Iron_Man_1_2015_Cover_David_Marquez

Ontem o site CBR conversou com Brian Michael Bendis e David Marquez, dupla criativa de Invincible Iron Man, nova série mensal do Homem de Ferro, que estreia em outubro como parte da All-New All-Different Marvel, a nova fase da Marvel nos quadrinhos. Abaixo listei algumas das revelações mais interessantes da conversa:

  • A respeito do visual mais limpo e menor da nova armadura, Marquez, desenhista da série, disse que ela foi pensada levando em conta que toda tecnologia tende a ficar menor e mais eleve com o passar do tempo. Ele também comentou que o novo design foi pensado com o intuito de oferecer oportunidades criativas para qualquer outro artista criar variações dela futuramente.
  • Já Bendis justificou o novo design como uma versão armadura de um telefone celular, que a cada nova versão ganha novas funções. Neste caso, ela terá a capacidade de transformar-se dependendo do tipo de missão que estiver cumprindo. O autor também descreveu Tony Stark como um garoto que está sempre aperfeiçoando seus brinquedos.

Marquez revelou dois character designs que fez durante a criação da nova armadura:

  • Bendis também agradeceu Kieron Gillen pelo arco “A Origem Secreta de Tony Stark“, que revelou o fato do personagem ser filho adotivo de Anthony e Maria Stark, e criou para Bendis a oportunidade de falar sobre adoção numa história em quadrinhos. Este é um tema que Bendis sempre quis abordar em suas histórias, pois dois de seus quatro filhos são adotados. Por isto, uma das tramas da nova série mostrará Tony tentando descobrir quem são seus pais biológicos.
  • O autor também garantiu que não irá ignorar os acontecimentos anteriores da vida de Tony, como a recente fase “Superior“, onde o personagem tomou atitudes moralmente discutíveis, sendo muitas vezes comparado a um vilão. Segundo Bendis, Tony ainda lidará com as consequências de seus últimos atos em sua nova série. Por isto, Bendis ainda não pretende realizar crossovers entre ela e outras séries do  Novo Universo Marvel, pois prefere concentrar-se no desenvolvimento de Tony. Mas pelo fato do herói também ser integrante da nova equipe de Vingadores (cuja série será escrita por Mark Waid), Bendis disse que alguns deles certamente aparecerão em sua série solo.
  • Falando sobre sua inspiração para a nova fase, Bendis disse que ela veio quando ele assistiu uma das cenas finais de Homem de Ferro 3, na qual Tony pega uma chave de fenda do meio dos destroços de sua casa, e dá um sorriso malicioso que sugere que ele seria capaz de reconstruir tudo usando apenas aquela ferramenta. Segundo o autor, Invincible Iron Man é o que ele faria se tivesse a chance de escrever o roteiro de um 4º filme do Homem de Ferro que fosse continuação direta daquela cena do 3º. Bendis também citou como outra fonte de inspiração o livro On Intelligence, escrito por Jeff Walkins, um dos criadores do smart phone, que fala sobre os problemas enfrentados por programadores de inteligência artificial, e a diferença entre computadores e o cérebro humano.

Invincible Iron Man #1 chega às comic shops dos Estados Unidos e em formato digital em outubro.