[QUADRINHOS] Guerras Secretas: Traçando o Caminho Até a Saga de 2015

Secret-Wars-1-capa-alex-ross-fragment-2

Depois de finalmente revelar a relação de todos os teasers da série Summer 2015, chegou a hora de começarmos a especular mais profundamente a respeito de como histórias publicadas nos últimos anos pela Marvel convergirão para as novas Guerras Secretas. É o que faremos neste artigo.

Embora já tenha dito que Guerras Secretas será o resultado do arco Time Runs Out, atualmente sendo publicado nas séries Vingadores e Novos Vingadores – ambas escritas por Jonathan Hickman, que cuidará dos roteiros da saga que começa a sair em maio de 2015 – numa primeira olhada ele não parece apontar para algo tão grandioso quanto o teaser pintado por Alex Ross, e revelado este ano durante a New York Comic Con.

secret-wars-2015

Antes de começarmos a estabelecer possíveis ligações entre Time Runs Out e outros arcos e eventos Marvel dos últimos anos, é importante salientar que tornou-se uma tradição da editora, especialmente na última década, planejar seus eventos como consequência de tramas maiores em desenvolvimento em suas séries mensais. Por exemplo, a saga atual, AXIS, surgiu de eventos ocorridos na série Fabulosos Vingadores, escrita por Rick Remender, mesmo autor do evento. O mesmo pode ser dito do evento Spider-Verse, que começou esta semana lá fora, e que vinha sendo construído nos últimos meses na série Amazing Spider-Man por Dan Slott, idealizador da trama que envolve inúmeras versões do Homem-Aranha vindas de universos paralelos. Mas, levando em conta a revelação desta semana, dá pra dizer que Secret Wars terá suas origens estabelecidas em muito mais do que apenas no arco atual das séries dos Vingadores escritas por Hickman.

Outro indício de que a saga será uma das maiores publicadas pela Marvel, no que diz respeito às suas origens, é uma declaração feita por Axel Alonso, editor-chefe da editora, que disse ao site CBR que ela é “tão grande, que toda vez que planejamos algum evento nos últimos anos, de Original Sin a AXIS, tivemos que levar em conta como eles afetariam Secret Wars.”

Analisemos mais alguns indícios logo abaixo.

ATENÇÃO: o texto abaixo contém SPOILERS de histórias ainda não publicadas no Brasil.

“Vingadores” de Jonathan Hickman

Avengers #35 (arte de Jim Cheung)

Pra começar, Alonso já disse em uma entrevista que a ideia para Secret Wars foi proposta por Hickman desde antes do escritor assumir os roteiros de Vingadores. Além disto, um evento cósmico que “contrai” o espaço-tempo ao ponto de jogar Terras de diferentes universos uma contra a outra, levando à destruição de ambas e seus respectivos universos, é um belo ponto de partida para um evento envolvendo o Multiverso Marvel. Mas apesar de tais eventos, chamados de Incursões, terem sido abordados diretamente apenas nas séries escritas por Hickman, é possível que outros eventos envolvendo pontos de toque entre diferentes dimensões, mostrados em outras séries da Marvel, tenham sido parte da causa das Incursões, ou causados por elas.

Também é importante observar que a equipe de Vingadores reunida por Hickman inclui não apenas membros clássicos do grupo, mas também heróis como Hipérion, vindo de uma outra Terra, e vários personagens análogos daqueles introduzidos pela linha Novo Universo, publicada em 1986 pela Marvel, que introduziu heróis como Estigma e Máscara Noturna, e o conceito do Evento Branco, reformulado por Hickman no início de sua fase em Vingadores.

X-Men de Brian Michael Bendis

all-new-x-men-34-capa-mahmud-asrarRecentemente os Novíssimos X-Men, a equipe original de heróis mutantes, trazidos do passado para o presente pelo Fera, se viram presos no Universo Ultimate, justamente onde vive Miles Morales, atual Homem-Aranha daquele universo, cuja série é escrita por Brian Michael Bendis.

Além de Bendis ter dito em um evento restrito da New York Comic Con que as duas séries que escreve dos heróis mutantes – Novíssimos X-Men e Fabulosos X-Men – estão caminhando para as Guerras Secretas, a capa da primeira edição do evento, revelada esta semana, mostra pelo menos dois heróis do Universo Ultimate: Miles Morales e o Reed Richards daquele universo.

Ainda não foi revelado como os Novíssimos X-Men foram parar naquele universo. Pode ser tanto um efeito colateral das Incursões, ou dos poderes de Matthew Malloy, um mutante introduzido em edições recentes de Fabulosos X-Men, cujos poderes se assemelham muito aos de Beyonder, personagem que provocou as Guerras Secretas de 1985.

Malloy é tão poderoso, que anos atrás Charles Xavier se viu obrigado a bloquear os poderes do sujeito, que só voltou a ter acesso a eles quando Xavier morreu durante Vingadores vs. X-Men. Desde então, Malloy vem usando seus poderes para recriar a realidade ao seu redor. Tais revelações recentes, segundo Bendis, levarão a franquia X-Men para um caminho “completamente diferente”, o que pode estar relacionado com a participação deles nas novas Guerras Secretas.

“Cataclismo” e “Homens-Aranha”

cataclysm-ultimate-last-stand-03-capa-mark-bagleyAntes de inventar os passeios atuais dos X-Men pelo Universo Ultimate, Bendis também escreveu dois eventos significativos: Homens-Aranha e Cataclysm: The Ultimates’ Last Stand.

Homens-Aranha apresentou o primeiro encontro entre o Homem-Aranha do Universo Marvel 616 – a versão mais tradicional e antiga – e Miles Morales, atual Homem-Aranha do Universo Ultimate. Esta foi a primeira vez que personagens de ambos os universos se encontraram.

Depois, mais significativo ainda, veio o evento Cataclysm, resultado direto das “fraturas” causadas no espaço-tempo pelo final da saga Era de Ultron (mais sobre isto daqui a pouco). Nele, o Galactus do Universo 616 foi parar no Universo Ultimate, onde, depois de dar muito trabalho, acabou sendo derrotado pelos heróis daquele mundo. Isto despertou nos cientistas do Universo Ultimate a vontade de continuar explorando as duas realidades, o que levou ao arco atual de Novíssimos X-Men, mencionado acima.

“Quarteto Fantástico” e “FF (Fundação Futuro)” de Jonathan Hickman

A fase de Hickman no título do Quarteto Fantástico foi marcada por eventos como uma batalha entre diversas versões de Nathaniel Richards, vindas de múltiplos universos, pelo direito de ser a única versão do pai de Reed, através do tempo e do espaço. Enquanto isto acontecia, versões adultas de Franklin e Valeria Richards surgiram no presente para alertar seus pais de algo que aconteceria no futuro. Na época, 2010, uma conversa sobre o assunto entre Sue e Valeria pareceu ter relação com a tal guerra entre as versões alternativas de seu avô. Mas, vale lembrar aqui que Hickman é um escritor conhecido por planejar tudo que escreve a longo prazo, e criar conexões entre seus trabalhos anteriores e os atuais. Hoje, aquela conversa pode ser interpretada como uma dica para as futuras Guerras Secretas (leia acima – em inglês).

“Spider-Verse”

spider-verse-1-capa-variante-de-giuseppe-camuncoliO evento mostra Homens e Mulheres-Aranhas de diferentes universos tendo que lidar com os ameaçadores Herdeiros, uma família ancestral que vem caçando pessoas com poderes aracnídeos através do Multiverso, a fim de matá-las e assimilar sua essência. Embora o evento concentre-se apenas em títulos ligados ao Homem-Aranha, em Amazing Spider-Man #7 as Incursões foram mencionadas pela primeira vez em um título da Marvel não escrito por Hickman, o que pode indicar uma ligação entre Spider-VerseSecret Wars.

Além disto, é preciso levar em conta a “coincidência” da Marvel publicar dois eventos cujas ameaças afetam todo o Multiverso.

“Fabulosos Vingadores” e “AXIS” de Rick Remender

uncanny-avengers-19-capa-daniel-acunaAXIS, evento atual da Marvel, tem suas raízes localizadas muito antes da fase de Rick Remender em Fabulosos Vingadores. Seu trabalho em Fabulosa X-Force, de 2010, plantou as sementes de tramas que ele desenvolveu em Fabulosos Vingadores, que por sua vez desencadearam AXIS. Ou seja, Remender é outro escritor que gosta de planejar a longo prazo.

Apesar dos arcos de Fabulosos Vingadores terem girado mais em torno de viagens no tempo, um deles mostrou a criação de uma realidade alternativa, que teve sua existência desfeita, mas não os efeitos psicológicos que ela teve sobre os envolvidos. Na realidade que desapareceu, Destrutor e Vespa tiveram uma filha, e eles ainda são capazes de se lembrar de todos os anos em que viveram naquela outra versão do Universo 616, e dos sentimentos que nutriram um pelo outro e pela menina. Isto pode ser um indicativo de que as barreiras entre as diversas versões do Universo Marvel se enfraqueceram, graças às Incursões, permitindo que os dois preservassem suas memórias de uma realidade que não existe mais.

“Original Sin”

original-sin-8O evento recentemente concluído pela Marvel terminou com Uatu, O Vigia, morto, e o velho Nick Fury ocupando seu lugar na Lua, como uma punição por ter matado a entidade cósmica responsável por testemunhar e registrar os acontecimentos desta e de outras Terras do Multiverso.

Uatu ficou bastante conhecido pelos fãs da Marvel por ser o narrador da série “O Que Aconteceria Se..?” (What if…?), onde relatava versões alternativas de histórias importantes do Universo Marvel, baseadas em suas observações do Multiverso. Agora que não há mais quem faça seu serviço, quaisquer eventos provenientes da interação dos universos estão livres para ocorrerem sem que ele possa alertar sobre seus perigos, e assim ajudar os heróis de seus respectivos mundos a evitarem desastres cósmicos maiores. Eis mais um possível fato catalizador da crise que desembocará em Guerras Secretas.

“Era de Ultron”

Um ano antes de Original Sin, o Universo Marvel teve suas estruturas espaço-temporais seriamente danificadas durante a saga Era de Ultron. O evento já começou mostrando uma linha temporal alternativa, apenas para mudar para outra linha temporal, antes de retornar para o estado “normal” após sofrer uma terceira alteração. Tudo isto levou à sequência de quatro páginas vista acima, que mostrou os efeitos de alterar tantas vezes seguidas o tempo: Wolverine e Homem de Ferro enxergando versões alternativas de si mesmos, vislumbres do universo dos Zumbis Marvel, do Universo MC2 (lar da Garota-Aranha, filha de versões alternativas de Peter Parker e Mary Jane – referenciadas neste teaser), do Universo 2099, e do futuro pós-apocalíptico de Killraven. Tais fraturas no tempo causaram a aparição do Galactus do Universo 616 no Universo Ultimate, gerando o evento “Cataclismo“, e a chegada de Angela ao Universo 616 – originalmente uma inimiga de Spawn, criada por Neil Gaiman e Todd McFarlane, que após uma longa batalha judicial, voltou para as mãos de Gaiman, que resolveu incorporá-la à mitologia do Universo Marvel.

Mas Era de Ultron foi apenas o episódio mais alardeado de uma série de histórias recentes da Marvel envolvendo viagens no tempo. De lá pra cá, vimos o Homem-Aranha 2099 vir para o presente, onde resolveu ficar, e os X-Men originais sendo retirados do passado e trazidos pro presente, de onde não conseguiram mais sair.

Se isto tudo não for o suficiente pra te convencer de que Era de Ultron deve ter alguma relação com Guerras Secretas, basta lembrarmos da conversa entre o Fera, o Homem de Ferro e Hank Pym nos momentos finais da saga, na qual Tony Stark disse o seguinte: “Quebramos o contínuo espaço-tempo. Estamos nos equilibrando no caos multiversal. Não sei pra vocês, mas pra mim “caos multiversal” parece uma boa definição do que os Vingadores estão prestes a enfrentar em Time Runs Out, e especialmente em Guerras Secretas, quando “Tudo Terminar”, segundo o último teaser relacionado à saga lançado pela Marvel.

Resta-nos esperar pra ver se todas estas possíveis ligações se confirmarão. Até lá, continue acompanhando o NERD GEEK FEELINGS para ficar por dentro do desenrolar de tudo isto. 

(o artigo acima foi livremente traduzido e adaptado deste feito pelo site CBR, com alguns acréscimos e apontamentos deste que vos escreve)

2 thoughts on “[QUADRINHOS] Guerras Secretas: Traçando o Caminho Até a Saga de 2015

  1. Você não acha que a saga da DC ta muito parecida? vai rolar também em “um mundo formado por outros mundos” e a Marvel ganhou recentemente uma raça robótica super avançada que abita o “vácuo” do multiverso, os Mapmakers, falando nisso falto falar sobre eles, os Sidera Maris e os Black Priests.

Comments are closed.