[QUADRINHOS] Guerras Secretas 2015: O Que Sabemos Até Agora

secret-wars-2015

Um dos grandes anúncios da Marvel Comics na New York Comic Con foi a saga Secret Wars, da dupla Jonathan Hickman (roteiros) e Esad Ribic (desenhos), que tomará emprestado o nome de Guerras Secretas, saga clássica da editora publicada em 1984, e começa a sair em maio de 2015. Mas o que sabemos até agora sobre ela? Vejamos abaixo:

guerras-secretas-tpb_1a-e-4Numa entrevista recente ao USA Today, o vice presidente de publicações da Marvel, Tom Brevoort, disse que a saga original de 1984 serviu de “protótipo” para a nova versão escrita por Jonathan Hickman.

Basicamente o que foi dito até o momento é que a nova Secret Wars terá 12 edições, lançadas ao longo de um ano, e que, segundo Dan Buckley, presidente de publicações da Marvel Comics, “cada história de cada quadrinho direcionará para Secret Wars.” Além disto, foi sugerido que a saga conectará todas as histórias envolvendo viagens no tempo e realidades alternativas publicadas pela editora nos últimos anos.

all_new_x-menTambém foi revelado por Brian Michael Bendis, atual escritor das séries Novíssimos X-Men e Fabulosos X-Men, que Secret Wars está sendo arquitetada há mais de dois anos, e que foi um assunto discutido durante as reuniões de verão dos roteiristas da Marvel, quando eles planejam os grandes eventos da editora do ano seguinte.

Outro detalhe já revelado é que, apesar da ausência de heróis mutantes no pôster pintado por Alex Ross para divulgar a saga, os X-Men estarão “massivamente envolvidos” em Secret Wars, segundo Mike Marts, editor executivo da Marvel. O que Bendis complementou, dizendo que as edições de X-Men ligadas à saga serão “impactantes”, e que Secret Wars também lidará com as “fraturas temporais” introduzidas por Bendis no final da saga Era de Ultron, e exploradas em Novíssimos X-Men (onde os X-Men trazidos do passado para o presente não conseguem voltar para o tempo de onde vieram por conta destas fraturas).

20110628213925!Wolverine_(Marvel)Segundo Brevoort, nenhum dos 33 personagens que aparecem no pôster pintado por Ross foi escolhido aleatoriamente, e nenhum deles é totalmente novo. Ou seja, todos já apareceram em algum momento dos 75 anos de histórias da Marvel. Mas, vale lembrar que as 8 capas de Original Sin, último evento completamente publicado pela editora, apresentavam personagens que sequer participaram dela. Portanto, não dá pra contar muito com isto.

E apesar de ter morrido ontem, na última edição de Death of Wolverine, o personagem participará da saga, o que não significa necessariamente que ele voltará dos mortos. Como Secret Wars mostrará o encontro de heróis da Marvel vindos de diversas versões alternativas do Universo 616 (o universo tradicional da editora), podemos esperar que o Wolverine de alguns deles ainda esteja vivo.

O Que Ainda Não Sabemos:

Spider-Verse #1 (capa variante de Nick Bradshaw)

Spider-Verse #1 (capa variante de Nick Bradshaw)

A Marvel ainda não revelou o que provocará as novas Guerras Secretas. Pistas foram soltas nos últimos anos, como as fraturas temporais ocorridas no final de Era de Ultron, as Incursões apresentadas em Novos Vingadores, as rupturas espaço-temporais que serão exploradas na saga Spider-Verse, e que já estão sendo abordadas por Novíssimos X-Men, Homem-Aranha Ultimate, e Ultimate FF. Uma das teorias é a de que as novas Guerras Secretas mostrarão um enorme confronto entre diversos desses universos, como o das minisséries Terra X e o Universo Ultimate, e o Universo 616, numa disputa para salvar seus respectivos universos da ameaça das Incursões, eventos cósmicos capazes de destruir universos inteiros, chocando suas respectivas Terras umas com as outras.

Também não foi revelado até o momento o nome do principal antagonista da saga. Até agora o que sabemos é que será um grande confronto entre heróis, nos moldes de Guerra Civil e Vingadores vs. X-Men. Mas não dá pra descartar totalmente a hipótese de ter um ser mais poderoso por trás de tudo. Talvez Beyonder, arquiteto das Guerras Secretas de ’84, ou Kang, vilão sempre ligado a problemas relacionados a viagens no tempo – que recentemente teve uma participação importante na série Poderosos Vingadores, de Rick Remender.

new-avengers-illuminati-3_26-27-beyonder

Beyonder em Novos Vingadores – Illuminati #3 (2007)

E já que mencionamos Beyonder no parágrafo anterior, por onde ele anda? Sua última aparição importante foi em 2007, na minissérie Novos Vingadores – Illuminati, escrita por Brian Michael Bendis. Na polêmica história foi revelado que ele era um inumano, apesar de em histórias passadas ele ter sido definido como um Cubo Cósmico consciente. Independente de sua verdadeira natureza, pode ser que ele tenha algum envolvimento com uma saga que promete romper barreiras temporais e dimensionais. Vale também lembrar que desde o início da fase de Hickman em Novos Vingadores, houveram menções a uma entidade chamada de Rabum Alal, que segundo Cisne Negro, sobrevivente de uma das Incursões, é o causador dos eventos cósmicos.

new-avengers24-interlocking-variant-covers-time-runs-out

Promo de “Time Runs Out”

Também não foi explicado por hora o que acontecerá com os títulos mensais da Marvel durante Secret Wars. A saga original de 1984 não teve ligação direta com as séries dos heróis envolvidos na trama. No lugar disto, todos os títulos passaram a abordar as consequências da saga, enquanto ela era lançada aos poucos, no decorrer de um ano. No caso da versão atual está ocorrendo o oposto. O arco Time Runs Out, que levará ao início de Secret Wars, se passa 8 meses depois dos eventos que estão sendo apresentados nas histórias atuais da editora. Portanto, só em abril de 2015 todos os títulos alcançarão o ponto apresentado mês passado, em Avengers #35 e New Avengers #24. Daí em diante não se sabe a partir de qual ponto cada série retomará suas tramas.

Por fim, não se sabe quão gigante será a história, que foi prometida como a maior já feita pela Marvel. Até o momento a editora já lançou 4 teasers enigmáticos (veja-os abaixo), todos anunciando algo para 2015 fazendo referência a sagas importantes dos 75 anos da Marvel, como Guerra Civil, Era de Ultron, Zumbis Marvel, Dias de Um Futuro Esquecido e Planeta Hulk. De que forma tudo isto se amarrará em Secret Wars? Será que parte da premissa do evento será não apenas um crossover entre diferentes versões de heróis da Marvel, mas também um crossover entre diversas sagas da editora?

Uma coisa é certa: 2015 promete ser um ano marcante para os fãs da editora. Se será positiva ou negativamente marcante, só o tempo dirá.

(o texto acima foi baseado em um artigo do site Newsrama, livremente adaptado e editado para o Nerd Geek Feelings)