[QUADRINHOS] Desaplanar: exercício filosófico em quadrinhos é o lançamento de agosto da Veneta

As histórias em quadrinhos ainda são uma arte cujo potencial continua sendo explorado. Prova disto é o trabalho de Nick Sousanis lançado este mês pela editora Veneta. Desaplanar extrapolou os limites da linguagem da 9ª arte para produzir “uma epopeia filosófica”. Saiba mais sobre a obra a seguir:

 

Concebida originalmente como tese de doutorado em Educação na Universidade Columbia, a obra é repleta de citações literárias e filosóficas. De Edwin Abbott e seu clássico da ficção científica Planolândia, passando por Platão (427aC-347aC), Spinoza (1632-1877), Herbert Marcuse (1898-1979), Ítalo Calvino (1923-1985) e vários outros pensadores, como o linguista Gilles Fauconnier e o matemático e linguista Mark Turner (autores da teoria de cognição conceptual blending).

Inovando a diagramação à cada página e usando todos os recursos da linguagem dos quadrinhos, Sousanis faz da própria forma do livro uma reflexão sobre a relação entre pensamento, imagens e palavras. Uma análise revolucionária sobre a linguagem das histórias em quadrinhos e, mais ainda, a respeito de como construímos o nosso entendimento do mundo.

Indicado ao prêmio Eisner, vencedor dos prêmios Lynn Ward e American Publishers Awards for Professional and Scholarly Excellence, Desaplanar é um grande salto na compreensão sobre o pensamento visual e recebeu críticas entusiasmadas em toda a imprensa americana.

Nick Sousanis estará em São Paulo de 22 a 25 agosto, para o lançamento do livro e para participar das Jornadas Internacionais dos Quadrinhos, que acontecem na USP.


Sobre o autor: Nascido em Michigan (EUA), Nick Sousanis é quadrinista e professor da Universidade de São Francisco. Formado em Matemática pela Western Michigan University, Sousanis é cofundador do site The Detroiter, sobre a cena artística em Detroit. Já deu aulas nas universidades americanas de Calgary, New York University (Parsons – New School for Design), Columbia (Teachers College). Desaplanar foi a primeira tese de doutorado em forma de história em quadrinhos da universidade Columbia, em Nova York.


Título: Desaplanar
Autor: Nick Sousanis
Tradução: Érico Assis
ISBN: 978-85-9571-011-5
História em quadrinhos
Brochura – P/B
Páginas: 208
Preço: R$ 84,90
Peso: 800 gramas
Formato: 21 x 28

Disponível nas livrarias

Amazon

Saraiva

Fnac

Deixe uma resposta