[QUADRINHOS] DC Comics revitalizará personagens da Hanna Barbera (alguém falou em reboot?)

future quest promo by darwyn cooke

O anúncio aconteceu hoje de manhã e pegou muita gente de surpresa: a DC Comics lançará em maio várias séries mensais com versões atualizadas de personagens da Hanna-Barbera, como Scooby Doo, Os Flintstones, Johnny Quest, Corrida Maluca, Space Ghost, entre outros.

Nomes como Jim LeeJeff Parker, Evan “Doc” ShanerHoward Porter, já bastante conhecidos por seus trabalhos na DC, estão envolvidos no projeto de reformulação dos personagens pra uma nova geração.

Entre as séries anunciadas estão as seguintes: Scooby Apocalypse, Future Quest, Wacky RacelandThe Flintstones.

Em entrevista ao Entertainment WeeklyDan Didio, co-editor da DC Comics, a ideia por trás da nova linha de quadrinhos “não é apenas trazer de volta as versões que existiram 40, 50 anos atrás” mas imaginar como seria “se aqueles personagens fossem criados e interpretados hoje”. E completou sua defesa, dizendo que seu objetivo “é tornar [os personagens] excitantes e acessíveis para todas as gerações, sejam ou não fãs do material e dos personagens.”

Comentando sobre a ideia de escrever histórias para todas as idades com personagens de desenhos “para crianças”, Didio salientou o seguinte: “Lembre-se que Johnny Quest e Flintstones eram exibidos em horário nobre quando estrearam. Eles já eram feitos para uma audiência mais velha naquela época.”

Para isto, alguns dos criadores mais aclamados da DC foram incumbidos da tarefa de revitalizar vários deles. O resultado, segundo Didio, foi “um visual excitante e muito fiel à existência dos personagens.”

Os Flintstones de Amanda Conner

Os Flintstones de Amanda Conner

Entre os artistas envolvidos estão ainda Amanda Conner, que ficou encarregada de repaginar Os Flintstones; e o designer Mark Sexton – um dos responsáveis pelo visual dos veículos de Mad Max: Estrada da Fúria – que foi especialmente convidado pra reimaginar os automóveis dos competidores da Corrida Maluca.

Corrida Maluca de Mark Sexton

Corrida Maluca de Mark Sexton

Já Jim Lee se disse bastante empolgado com a tarefa de reinterpretar a turma do Scooby Doo: “é uma obsessão multigeracional nesta altura, e achamos que seria muito interessante pegar a versão animada desses personagens e ver como eles seriam se pegássemos a primeira iteração do desenho e a movêssemos pros dias atuais.”

scooby-doo-apocalypse-by-jim-lee

Turma do Scooby Doo por Jim Lee

Sobre o que esperar de cada série, Didio adiantou o seguinte:“Teremos uma aventura épica nas futuras histórias de Johnny Quest e Space Ghost. Um mundo assustador e perigoso em Wacky Raceland que é tão estranho e dinâmico quando você espera que seja. Acho que Scooby Doo vai empolgar e desafiar as pessoas, e usaremos os Flintstones para realmente trazer à tona aquela voz e comentário social que eles deviam ter trazido nos anos 60 para os dias de hoje.”

Além destes personagens, Didio e Lee prometerem que eles serão apenas os primeiros. Lee ainda falou das vantagens de se trabalhar com estes personagens nos quadrinhos: “há certas coisas que você pode fazer numa série longa que não dá pra fazer em outra mídia. Queremos tirar vantagem disto e dar aos nossos criadores liberdade para arriscar-se com este personagens de uma forma que você não veria em outra mídia.”


quadrinhos panini amazon br