[QUADRINHOS] “Darth Vader e filho” e “A princesinha de Vader” de Jeffrey Brown (resenhas)

Processed with VSCOcam with c1 preset

Desnecessário dizer do que tratam as duas obras, certo? Darth Vader é um personagem tão conhecido mundialmente quanto o Superman e o Batman, assim como sua relação com Luke Skywalker e Leia Organa. Mas, apesar dos embates entre eles na saga Star Wars, pouco vimos nos filmes da relação entre os irmãos gêmeos e o pai. É esta “lacuna” que Jeffrey Brown resolveu explorar com criatividade e bom humor.

a princesinha de vader darth vader e filho jeffrey brown editora aleph resenha 02Lançados mês passado pela editora Aleph, devemos encarar Darth Vader e filho e A princesinha de Vader como versões alternativas dos personagens e do universo que habitam. O próprio traço mais cartunesco e fofinho de Brown já sugere isto aos seus leitores. E basta começar a ler um dos álbuns para concluir que estamos diante de várias paródias de situações que já vimos nos filmes.

Partindo da ideia de que Vader, após a morte de Padmé Amidala, assumiu a guarda de Leia e Luke, cada álbum explora a relação do vilão com um de seus filhos. Além da diferença óbvia, já estabelecida pelos títulos dos álbuns, há também o diferencial do período de tempo explorado no primeiro e no segundo. Enquanto em Darth Vader e filho acompanhamos apenas a infância de Luke ao lado do pai, em A princesinha de Vader o autor resolveu mostrar o crescimento de Leia, da infância à adolescência (e a brincadeira que ele faz com o fato de ela ser uma adolescente “rebelde” torna tudo ainda mais divertido).

a princesinha de vader darth vader e filho jeffrey brown editora aleph resenha 03Embora cronologicamente os álbuns funcionem como continuações alternativas do Episódio III, a maioria das referências usadas saíram da trilogia clássica. Portanto, esperem aparições de Han Solo, Lando Calrissian, Jabba, Boba Fett e até dos Ewoks. E assim como encontramos vários rostos conhecidos, também temos muitas situações de humor reinterpretando momentos clássicos dos filmes.

Apesar do traço infantilizado, os livros são mais indicados para “iniciados” no universo de Star Wars, pois suas piadas funcionam melhor para quem conhece o universo criado por George Lucas. Eu os definiria como livros ilustrados infanto-juvenis para adultos. Mas acredito que os pequenos também curtirão, pois as ilustrações são muito coloridas e bonitas, e o acabamento das edições é de excelente qualidade, com capa dura e encadernação resistente. Gostei muito do formato compacto e quadradinho, que me fez lembrar da primeira edição da coleção Clássicos Disney.

Darth Vader e filho e A princesinha de Vader são ótimas formas de revisitar personagens e cenários da saga, e vê-los envolvidos em novas (mas familiares) situações. Se você gosta de reinterpretações imaginativas e divertidas de universos ficcionais, aqui estão duas ótimas sugestões de leitura.


nota-4


star wars darth vader e filho a princesinha de vader jeffrey brown editora aleph

  • Títulos originais: Darth Vader and Son | Vader’s Little Princess
  • Capa dura: 64 páginas (ambos)
  • Tradução: Matheus Duque Erthal
  • Formato: 20 x 20 cm

À venda nas seguintes livrarias:


banner star wars na amazon br