[QUADRINHOS] Conheça “Alex Green”, a fantasia sobre dislexia do Anderson Almeida

Atualmente temos o privilégio de aprender mais sobre problemas que não entendemos através de meios que adoramos. Neste caso estou falando dos quadrinhos, mais especificamente de Alex Green, criação de Anderson Almeida, que fez uma HQ de fantasia sobre um tema muito relevante para pais e filhos: a dislexia.

Alex Green é um garoto com dom para a magia que, ao se matricular em uma escola para desenvolver seus dons, descobre que tem dislexia, o que afeta seu aprendizado e culmina eu sua rejeição como aluno em diversas escolas. Essa história é começo do mundo poético e cheio de aventuras criado pelo artista e ilustrador Anderson Almeida, ou Mr. Guache, como é conhecido no mundo dos quadrinhos.

Sua mais nova obra, que leva o nome do personagem principal “Alex Green”, aborda de forma singela um problema que acomete crianças e adultos, a dislexia. Anderson optou por um quadrinho sem texto, onde imagens e símbolos tomam conta dos balões, deixando o quadrinho ainda mais encantador. “Eu optei por não usar palavras exatamente para permitir que pessoas com dislexia, principalmente crianças, consigam seguir a história. O Alex, por exemplo, tem muito problema em ler seus manuais de magia, e eu queria que as crianças que sofrem dessa condição não fossem afetadas assim como o personagem é no quadrinho”, declara Mr. Guache.

Na história, o dom da magia também é representado imageticamente, porém, enquanto Alex porta uma chama em sua cabeça, seus colegas de sala exibem velas, o que remete à mesma chama do protagonista, porém inseridas dentro de regras. Assim como muitas crianças, dentro e fora do mundo mágico criado por Mr. Guache, nosso personagem possui um talento cru mas, por não se encaixar nos padrões pré-estabelecidos pelas instituições de ensino, acaba sendo expulso de diversas escolas, chegando a achar que seu destino estaria fadado a não realizar seu sonho de ser mago.

Neste volume preto e branco de 64 páginas acompanhamos a trajetória do protagonista que, com o apoio incondicional de seus pais, busca incessantemente por seu próprio caminho no mundo da magia, superando desafio após desafio. Apesar de voltado para um público infantil, Alex Green toca a todos que já batalharam por um sonho e se julgaram, de alguma forma, incapazes de realizá-lo.

Com criação, roteiro, desenho de Anderson Almeida, o quadrinho é parte de um projeto de animação desenvolvido pela produtora Moonshot Pictures – responsável pelas produções 9mm: São Paulo e  Sessão de Terapia – em parceria com a Tortuga Studios, criadora de The Under-Undergrounds e The Amazing Professor Ambrosius’ Mansion.

Alex Green está inscrito para concorrer ao prêmio HQ Mix, considerado o Oscar dos quadrinhos, em quatro categorias: “Novo Talento – Roteirista”, “Novo Talento – Desenhista”, “Publicação Independente Edição Única” e “Publicação Juvenil”. Idealizador da ideia, Mr. Guache também trabalhou na obra “A estranha turma do Zé do Caixão”, que ganhou prêmio HQ mix como “melhor graphic novel nacional”  em 1999, e é coautor, junto com o roteirista Nathan Cornes, da Graphic Novel “Zeladores”, indicado ao 23º Prêmio HQ mix na categoria ”melhor webcomic” em 2011.

Alex Green está à venda na loja da UGRA, localizada na Galeria Ouro Velho –

Rua Augusta, 1371, loja 116 – São Paulo – SP – ou no site da HQ www.alexgreen.com.br por R$ 15,00. No caso de comprar pelo site, há o valor do frete, mas o quadrinho leva o autógrafo do criador.