[QUADRINHOS] Como os heróis da Marvel eram (zoados) nos anos 90

A lista abaixo prova o quanto os anos 90 foram loucos e totalmente sem senso do ridículo e do exagero no mundo dos super-heróis da Marvel (da DC também, mas este é um assunto para outra lista). Aconchegue-se e divirta-se com a vergonha alheia (ou a sua própria, caso tenha lido alguns destes quadrinhos, como eu…):

Homem de Ferro

herois-marvel-anos-90-homem-de-ferro-hoje

Atualmente ele é tipo aquele tiozão legal e alcoólatra dos Vingadores. Ele é um adulto dentro de uma armadura e também, segundo o próprio, um “gênio, bilionário, playboy e filantropo.”

herois-marvel-anos-90-homem-de-ferro-anos-90

Já nos anos 90, o Homem de Ferro era uma bagunça dourada cheia de cabos vermelhos e componentes. Seu capacete tinha uns detalhes na altura das sobrancelhas que pareciam a maquiagem de um palhaço, e a abertura na boca era tão grande que o fazia parecer um idiota respirando pela boca.

Thor

herois-marvel-anos-90-thor-hoje

O herói atualmente é bonito, taciturno e misterioso – fora sua origem divina. E ser o único deus da equipe dá um certo peso ao personagem. Além disto, Chris Hemsworth recentemente foi eleito o “Homem mais Sexy Vivo” pela revista People.

herois-marvel-anos-90-thor-anos-90a

Nos anos 90, logo após um arco em que ele foi transformado num sapo e chamado de Throg (Thor+frog, sacaram?), Thor tornou-se Trovejante (Thunderstrike, no original), que não era exatamente o Thor, mas meio que era, só que usando um rabo de cavalo e uma maça no lugar de um martelo (wtf?!).

herois-marvel-anos-90-thor-anos-90b

Mais tarde, na mesma década, Thor começou a usar um traje de látex preto com umas tiras enroladas porque ninguém tinha muita noção do que estava fazendo naquela época (especialmente Mike Deodato Jr., responsável pelo design “maravilhoso”).

Hulk

herois-marvel-anos-90-hulk-hoje

Apesar de nunca ter ganho um filme solo decente, o Hulk é um dos melhores integrantes dos Vingadores. Ele é selvagem, bruto, incompreendido… um personagem tragicamente falho que mal consegue se controlar, e que não pode ser controlado por seus amigos ou colegas.

herois-marvel-anos-90-hulk-anos-90a

No início dos anos 90, o Hulk estava cinza e era conhecido como “Sr. Tira-Teima” (Mr. Fixit, no original) num clube noturno de Las Vegas, onde ele trabalhava como segurança.

herois-marvel-anos-90-hulk-anos-90b

Mais tarde, na mesma década, ele era frequentemente visto empunhando armas enormes, e mesmo como Hulk ele mantinha a inteligência de Bruce Banner, o que, para alguns, arruinou o que tinha de interessante e atraente no personagem. [nota do editor: particularmente acho esta uma das fases mais divertidas do personagem, justamente por esta combinação inusitada]

Ah, e ele chegou a usar pantufas rosas de coelhinhos uma vez, apenas porque isto parecia divertido nos anos 90. [n.e.: e de fato era]

Nick Fury

herois-marvel-anos-90-nick-fury-hoje

Interpretado por Samuel L. “Motherfucker” Jackson nos filmes do Marvel Studios, Nick Fury é o líder sensato da Iniciativa Vingadores. O cara exala poder, e sua autoridade é inquestionável no Universo Marvel Cinemático.

herois-marvel-anos-90-nick-fury-anos-90a

E 1998, alguém achou que seria uma ótima ideia fazer um filme sobre Nick Fury e a S.H.I.E.L.D., e que o único capaz de interpretar o personagem seria ninguém menos do que David Hasselhoff.

No filme ele ainda contava com a ajuda da Condessa Valentina Allegra de Fontaine e Andrea Von Strucker, na falta de Scarlett Johansson e sua Viúva Negra.

Viúva Negra

herois-marvel-anos-90-viuva-negra-hoje

E já que a mencionei acima, falemos da incrível mestra assassina, expert em artes marciais e super-espiã. Mesmo não tendo nenhum super poder ou supersoro correndo em suas veias, nem a proteção de uma armadura high-tech, ela tem sua vaga sempre garantida entre os Vingadores.

herois-marvel-anos-90-viuva-negra-anos-90

Nos anos 90, a heroína fazia parte do 2º escalão dos Vingadores, tinha um corte de cabelo de gosto duvidoso, e seus maiores feitos foram ser a modelo dos especiais que a Marvel lançava anualmente apresentando diversos pin-ups de seus heróis e heroínas usando trajes de banho… aliás, quase todos que constam nesta lista chegaram a aparecer  nestes especiais.

Gavião Arqueiro

herois-marvel-anos-90-gaviao-arqueiro-hoje

Semelhante à Viúva Negra, o Gavião Arqueiro não tem super poderes, mas apenas um talento quase super-humano como arqueiro. Ele é um dos componentes humanos dos Vingadores, e está lá para que o leitor se identifique com alguém que não seja um deus, um supersoldado ou um bilionário.

herois-marvel-anos-90-gaviao-arqueiro-anos-90

Nos anos 90, o herói usava trajes roxos apertados, cheios de bolsos e aljavas, que ficavam lotados de flechas, afinal, se sua única habilidade é atirar flechas, é melhor que você carregue muitas contigo. Tipo, uma quantidade absurda delas.

Além disto, ele tinha um parceiro/animal de estimação que era metade cachorro e metade humano chamado Rover [n.e.: não descobri a tradução que ele ganhou no Brasil], provando quão criativos (?!) eram os autores naquela época.

Capitão América

herois-marvel-anos-90-capitao-america-hoje

Ele é a personificação da confiança imprudente dos Estados Unidos, o que faz dele um líder forte para os Vingadores, que nunca recua em um combate, desde que ele esteja lutando pela Vida, a Liberdade e a busca pela Felicidade.

herois-marvel-anos-90-capitao-america-anos-90a

Já nos anos 90… Certo, antes de prosseguir, você deve saber que o artista da imagem acima é Rob Liefeld, que não é o que podemos chamar de um ótimo artista. E, apesar disto, ele conseguiu vários trabalhos nos anos 90, porque a indústria dos quadrinhos estava implodindo na época, e a melhor solução que encontraram foi entregar um dos heróis mais conhecidos da Marvel para alguém que não é exatamente conhecido por seu talento.

herois-marvel-anos-90-capitao-america-anos-90b

Antes dele, o Capitão América ganhou uma armadura, porque usar uma armadura era legal nos anos 90, e até o Batman usava uma (embora ele não fosse Bruce Wayne, e sim Jean Paul Valley… mas, como eu disse lá no início, este será um assunto para outro artigo).

Soldado Invernal

herois-marvel-anos-90-soldado-invernal-hoje

Bucky Barnes lutou ao lado do Capitão América durante a 2ª Guerra Mundial, ficou literalmente “na geladeira” por décadas, até despertar nos dias atuais como o vilão Soldado Invernal, que não demorou muito para redimir-se, tornar-se um herói, e até assumir o papel de Capitão América por um tempo, quando Steve Rogers “morreu” (longa história).

herois-marvel-anos-90-soldado-invernal-anos-90b

Nos anos 90, o Soldado Invernal sequer existia, mas, no lugar dele, existiu um sujeito chamado Nômade, que não era Bucky Barnes, mas assumiu essencialmente o mesmo papel. Ele tinha uma ligação com o Capitão América, mas representava o “lado negro” do Sonho Americano, o que era representado por sua jaqueta de couro empoeirada e uma espingarda de cano serrado (muito “sutil”).

herois-marvel-anos-90-soldado-invernal-anos-90a

Nômade passou um bom tempo protegendo um bebê chamado Bucky que se vestia como Bucky Barnes, mas não era realmente Bucky Barnes e nem tinha nada a ver com o verdadeiro (e este foi o parágrafo mais inútil deste artigo).

Falcão

herois-marvel-anos-90-falcao-hoje

Sam Wilson, também conhecido como Falcão, foi uma das melhores novidades recentes do Universo Marvel dos cinemas. Ele é só um cara normal que se enturmou com o Capitão América e a Viúva Negra, graças, em grande parte, às suas sofisticadas asas tecnológicas.

Nos anos 90, Sam Wilson usava só um par de asas comuns pintadas de um vermelho cegante. Além disto, ele usava um uniforme semelhante ao de um “luchador”, o que fazia do Falcão um combatente do crime nada discreto. Fora o fato de ele ter uma conexão telepática com seu falcão de estimação, o Asa Vermelha, além da habilidade de controlar todo tipo de pássaro, que é tão útil quanto a habilidade de controlar esquilos (o que pode soar ridículo num filme, mas ser muito divertido num quadrinho, como parece que será na nova série da Garota Esquilo, anunciada recentemente).

Wolverine

herois-marvel-anos-90-wolverine-hoje

Hugh Jackman pode até ser mais alto que o Wolverine dos quadrinhos, mas soube captar muito bem a essência e virilidade do personagem no cinema.

Já nos anos 90…

Bom, senta aí (se já não estiver) que lá vem história…

Na década de 90, Magneto usou seus poderes eletromagnéticos para extrair do esqueleto de Wolverine todo adamantium que o recobria, SEM ANESTESIA! Claro que ele sobreviveu, graças ao seu fator de cura. MAS, o processo de extração foi tão traumático que desencadeou uma mutação nele, fazendo-o adquirir um aspecto e comportamento mais selvagens.

Ah sim, por alguma razão aleatória, ele perdeu o nariz, e passou a usar uma bandana pra cobrir seu rosto, que ficou ainda mais feio. E o fato de ele ficar grunhindo e rosnando a maior parte do tempo também não ajudava as pessoas a sentirem-se à vontade perto dele…

Homem-Aranha

herois-marvel-anos-90-homem-aranha-hoje

O Homem-Aranha dos filmes recentes é relativamente fiel ao amigão da vizinhança dos quadrinhos (embora seja descolado demais quando comparado à versão das HQs). Enfim, é o tipo de herói por quem você consegue simpatizar.

herois-marvel-anos-90-homem-aranha-anos-90

Os anos 90 para o herói se resume a três temíveis palavras: Saga dos Clones. Naquela época, o Homem-Aranha não era Peter Parker, mas um clone dele chamado Ben Reilly, que por sua vez nem era o Homem-Aranha, mas o Aranha Escarlate. E, no lugar do uniforme tradicional mundialmente conhecido, ele usava um uniforme vermelho inteiriço com uma jaqueta azul com capuz por cima dele, porque alguém achou que isto aumentaria seu apelo entre a Geração X (que curtia grunge, rock alternativo, ou qualquer coisa do tipo).

Drax

herois-marvel-anos-90-drax-hoje

No cinema, Drax é o membro dos Guardiões da Galáxia com a habilidade de interpretar expressões idiomáticas ao pé da letra. A versão interpretada por David Bautista é ingênua e honrosa. Suas motivações são boas, embora equivocadas.

herois-marvel-anos-90-drax-anos-90a

Nos anos 90, Drax usava um manto roxo chamativo, que era acentuado por pequenas caveiras douradas (!), que o faziam ter a aparência de um super-vilão brega, o que às vezes ele era. Mas na maior parte do tempo ele era um anti-herói determinado a destruir Thanos, que foi o responsável pela morte de sua esposa e seus filhos humanos. Ah sim, tem isto também: nos quadrinhos Drax é um ser-humano que, devido a uma série de desventuras, passou por uma mutação que o tornou um humanoide verde, super-poderoso, e com mal gosto para trajes de super-herói (o que foi em parte resolvido quando ele decidiu simplesmente usar calças, um par de botas, e ficar sem camisa mesmo).

Senhor das Estrelas

herois-marvel-anos-90-senhor-das-estrelas-hoje

Peter Quill, também conhecido como Senhor das Estrelas, é um trambiqueiro convertido em herói de bom coração. Graças à interpretação de Chris Pratt em Guardiões da Galáxia, o herói tornou-se um dos personagens favoritos do Universo Marvel dos cinemas.

herois-marvel-anos-90-senhor-das-estrelas-anos-90a

Sim, este aí em cima é o Senhor das Estrelas nos anos 90, que é incrivelmente parecido com aquelas ilustrações de jogos do Atari ou do Nintendinho que NUNCA representavam de maneira correta os personagens dos jogos que, teoricamente, elas retratavam (vide a capa horrenda de Mega Man 1).

Gamora

herois-marvel-anos-90-gamora-hoje

Gamora estabeleceu-se rapidamente como uma das heroínas de maior destaque da Marvel quando Guardiões da Galáxia foi lançado. Ela é incrível, poderosa, e não leva desaforo pra casa.

herois-marvel-anos-90-gamora-anos-90

Nos anos 90, a heroína passou a maior parte do tempo em busca de seu interesse romântico, Adam Warlock, isto enquanto ela não esteve morta. Quando viva, ela usou um traje que parecia ser feito de redes de pesca, que era preso ao corpo por caveiras douradas (um fetiche da época – vide Drax) e pulseiras (e, sim, ela também apareceu no catálogo anual da Marvel usando algum biquíni minúsculo).

Homem-Formiga

herois-marvel-anos-90-homem-formiga-hoje

O filme ainda não saiu, mas nesta altura, se você é nerd o bastante pra ter lido este texto até aqui, provavelmente já viu o vídeo-teste feito por Edgar Wright pra provar que dá pra fazer algo realmente legal com o personagem no cinema, portanto, tem uma boa ideia de como ele será no filme estrelado por Paul Rudd.

herois-marvel-anos-90-homem-formiga-anos-90

Como boa parte dos heróis que queria parecer “cool” nos anos 90, o Homem-Formiga também usou uma armadura, que deu a ele um aspecto assustador (de tão horrível que era o design da mesma), além de ter mudado seu codinome para Myrmidon (?!). O traje incluía mandíbulas de metal, afinal, por que não, certo? :/

Este artigo é uma adaptação e tradução livres deste publicado no Buzzfeed (em inglês).

7 thoughts on “[QUADRINHOS] Como os heróis da Marvel eram (zoados) nos anos 90

  1. desses ai só curti o hulk de peter david,mas uma correção o nomade não era o bucky barnes(que viria a ser o soldado invernal) mas sim um dos parceiros do capitão dos anos 50(sim tiveram outros capitães) e ele morre no inicio da saga do soldado invernal assassinado pelo proprio bucky

  2. Não quero ofender ninguém, mas tenho de discordar de todos os Guardiões da Galaxia, Falcão(parcialmente), Gavião Arqueiro, Nick Fury e Hulk(parcialmente), porque em todos esses casos eles estavam fieis ao design clássico(e nem deformados) ou ficaram bons, vejo tanto motivo pra zuar isso como “uma cueca encima da calça”. O post ficou parecem ter sido feito por um poser dos filmes.

    • e num é verdade?! parece q esse cara só assisti os filmes e pensa q conhece o universo marvel inteiro!

  3. Pra mim esse autor é um fanboy de filmes que pouco manja de Marvel e DC. Anos 90 teve seus altos e baixos. Uma dica, deixe os filmes um pouco de lado e vá ler, seu poser!

    • Danilo, eu não sou o autor do texto, mas o adaptei de um artigo do Buzzfeed que é citado no final do texto.

      Sobre o fato de eu ser poser, comecei a ler quadrinhos de super-heróis em 1993, época que foi lançada no Brasil a minissérie O Retorno do Superman, e desde então não parei mais. Portanto, eu acompanhei, sim, os anos 90 dos quadrinhos da Marvel e da DC, e posso falar sobre eles com conhecimento de causa.

      Sobre a tradução e adaptação, eu mantive o tom descontraído do autor original. Não é um texto feito pra ofender ninguém, e sim pra tirar um sarro das coisas ridículas que existiram naquela década, como tantas outras existentes em décadas anteriores.

      Lamento que não tenha curtido a brincadeira.

  4. Pra falar a verdade,a viúva negra tem sim um soro,q a propósito foi o mesmo utilizado no capitão américa no programa do super soldado,correndo nas veias dela,aliás,ela tbm tem anti-envelhecimento,oq toda mulher gostaria de ter! por isso ela tem mais de 80 anos e nasceu em 1928!!!!!!

Comments are closed.