[QUADRINHOS] Coltrane: famoso jazzista terá biografia em quadrinhos lançada pela Veneta

A Veneta vem se firmando no mercado nacional de quadrinhos com suas publicações de obras de autores brasileiros e europeus. Este mês chega uma graphic novel do italiano Paolo Paris sobre a carreira músico norte-americano John Coltrane, o que demonstra o desejo da editora diversificar seus lançamentos. 

Saiba mais sobre a obra abaixo:

coltrane paolo parisi veneta capaColtrane transforma história do jazzista em HQ

Um dos maiores nomes da música americana do século XX, John Coltrane é o tema da graphic novel do artista italiano Paolo Parisi que a Veneta lança no Brasil nesta semana. O livro registra os principais momentos da carreira do instrumentista e compositor que revolucionou o jazz com seu experimentalismo e foi uma influência fundamental para a música contemporânea, do rock ao erudito.

Nascido na Carolina do Norte em 1926, John Coltrane começou sua carreira no fim dos anos 1940. O livro mostra sua colaboração com os principais jazzistas de sua época: Miles Davis (com quem gravou o clássico Kind of Blue), Thelonious Monk, Dizzy Gillespie e Duke Ellington, além de seu envolvimento com as drogas, os problemas com o racismo e a infância pobre. Como seu álbum mais importante, A Love Supreme, o livro é dividido em quatro partes, que levam os nomes das faixas do disco: Acknowledgement, Resolution, Pursuance e Psalm.

Os traços livres de Paolo Parisi e a estrutura não linear do livro ecoam o improviso que tornou John Coltrane um ícone da música mundial. Coltrane é jazz em forma de HQ.

Sobre o autor: Paolo Parisi nasceu em Montepulciano, na Itália, em 1980. Trabalha com ilustração, design gráfico, animação e pintura. É também curador independente e editor, além de ter colaborado com gravadoras, revistas e editoras europeias.

Título: Coltrane
Autor: Paolo Parisi
Gênero: História em quadrinhos/Música
Brochura / PB
128 páginas