[QUADRINHOS] Clube da Luta 2: desenhista revela mais detalhes sobre a continuação em quadrinhos

Ontem a Dark Horse anunciou quem cuidará da arte de Fight Club 2, continuação em quadrinhos do livro que inspirou o filme Clube da Luta. Hoje o desenhista Cameron Stewart falou um pouco mais sobre a maxi-série em 10 edições que será lançada em 2015.

Stewart revelou ao site CBR um teaser de Fight Club 2, que mostra o visual dos personagens principais do livro 10 anos depois de seu final. Como podem constatar abaixo, eles não são exatamente parecidos com Brad PittHelena Bonham Carter e Edward Norton, que interpretaram, respectivamente, Tyler Durden, Marla Singer e o narrador sem nome da adaptação para os cinemas dirigida por David Fincher. Isto é porque Stewart foi mais fiel à descrição que Chuck Palahniuk faz dos personagens no livro:

fight-club-2-promo-by-cameron-stewart

Segundo Stewart, a ideia de representar Tyler Durden como Jesus foi dele, e disse que, apesar de ter se preocupado com a repercussão da mesma, Palahniuk e todos da equipe criativa da maxi-série adoraram.

O desenhista também disse que não apenas é fã do filme como dos livros de Palahniuk, e que foi ele que procurou a Dark Horse se oferecendo para desenhar os quadrinhos. Uma das formas que ele encontrou de convencer a editora a participar do projeto foi adaptar em 3 páginas de quadrinhos uma sequência do livro original, o que acabou dando certo, obviamente.

Stewart disse ainda que o grande desafio de desenhar a continuação do livro está sendo fazer os personagens de forma que eles não se pareçam com os do filme – algo que ele não pode fazer por questões legais – e ao mesmo tempo dar a eles algum traço reconhecível por quem os conhece mais pelo filme. E que, apesar disto, por ser a continuação do livro e não do filme, ele terá mais liberdade pra trabalhar a história visualmente.

Fight Club 2 #1 (capa de David Mack)

Fight Club 2 #1 (capa de David Mack)

Sobre o processo criativo por trás da definição do visual de cada personagem, Stewart disse que consultou diretamente Palahniuk para acertar os detalhes. Citou como exemplo o de Marla, que na continuação será uma dona de casa da classe alta, e que não foi tão difícil chegar a um consenso sobre a aparência de cada um deles.

A respeito da produção da sequência de um modo geral, Stewart explicou que estão pensando em formas diferentes e pouco comuns de fazer quadrinhos, e em maneiras de gerar desconforto no leitor a partir dos layouts das páginas, do obscurecimento da arte e de alguns diálogos, buscando um efeito similar ao do filme de 1999, que brincava com a ideia de Tyler estar zoando o filme em si, inserindo-se subliminarmente. Falou ainda que ele e a equipe artística da continuação vêm pensando em simular erros de impressão, e cores levemente vazadas dos contornos da arte em determinadas sequências, a fim de contrastar com a rigidez da estrutura dos painéis de cada página, que este processo está sendo bem divertido, e que Palahniuk está incentivando-os a surpreendê-lo.

Falando sobre o estilo dos roteiros de Palahniuk, Stewart comentou que o escritor deixou por conta dele definir o início e o fim de cada página e de cada edição, o que está dando a ele uma liberdade ainda maior para trabalhar na estrutura da maxi-série, e elogiou a forma rítmica e sucinta de seu texto, que combina com o ritmo dos quadrinhos.

Perguntado sobre a dificuldade de guardar segredo sobre o que já sabe sobre a continuação de Clube da Luta, Stewart falou que ao mesmo tempo é e não é difícil, e que a história começa de uma forma que combina com o que alguns esperariam de uma sequência do primeiro livro, pra depois “sair dos trilhos” de forma surpreendente e “absolutamente bizarra”, e que ele quer ver a reação das pessoas quando chegarem a esta parte.

Por fim, Stewart revelou que o convite da DC Comics para fazer parte da nova equipe criativa da série da Batgirl – cujo visual do novo uniforme, criado por ele, tornou-se um verdadeiro fenômeno da internet – aconteceu 2 dias depois de conseguir o trabalho como desenhista de Fight Club 2.

Continue acompanhando o NERD GEEK FEELINGS para mais novidades sobre Fight Club 2, que será lançado dia 8 de abril de 2015 nos Estados Unidos.