[QUADRINHOS] Chris Ware: autor de “Jimmy Corrigan” tem tira semanal publicada no “The Guardian”

Chris Ware infelizmente é um escritor e desenhista de quadrinhos pouco conhecido no Brasil. A única obra dele publicada por aqui foi Jimmy Corrigan – O Menino Mais Esperto do Mundo, numa edição caprichada que saiu pelo selo Quadrinhos na Cia, da Companhia das Letras. Basta fazer uma busca rápida pelo nome do autor no Google Imagens pra concluir que o estilo dele de contar histórias é bem peculiar, tendendo mais para infográficos do que para quadrinhos.

Pra quem curte o estilo de Ware, que ele já procurou experimentar em vários formatos diferentes – incluindo uma caixa cheia de quadrinhos em diferentes tamanhos, sobre a qual em breve escreverei aqui – desde o dia 13 o autor está publicando tiras semanais na versão digital do jornal britânico The Guardian. A série se chama The Last Saturday, e acompanha a vida de seis personagens que vivem na cidade de Sandy Port, Michigan.

Como nos trabalhos anteriores do autor, o clima das histórias é melancólico, e explora sentimentos como auto-depreciação e insegurança, mas, apesar do clima, o modo como Ware conta as histórias compensa. Ele usa técnicas de design, diagramas e infográficos para explorar cotidiano dos personagens retratados.

Veja um exemplo abaixo:

LastSaturdayIntroductionspr

The Last Saturday é publicada todos os sábados no The Guardian.