[QUADRINHOS] “Carnaval de Meus Demônios”, de Guilherme Petreca (resenha)

carnaval de meus demonios guilherme petreca balao editorial resenha 3

Um dia fomos ingênuos, numa época em que o mundo era cheio de mistérios e surpresas. Um dia um simples balão flutuante era o que bastava para nos divertir. Com o passar do tempo perdemos essa ingenuidade. O mundo foi aos poucos nos ensinando, nos maltratando, expondo o pior dos outros e de nós mesmos.

Carnaval de Meus Demônios é uma fábula muda de Guilherme Petreca. Através de seus traços belos e primorosos, ele transporta-nos para um dia derradeiro de um menino, o dia que ele perdeu a luta contra o mundo. O dia em que foi incapaz de resistir à pressão de tornar-se um de nós.

carnaval de meus demonios guilherme petreca balao editorial resenha 2

Guilherme usou a festa popular da qual nos aproximamos, mas o fez inspirando-se na cultura nipônica. Os demônios que perseguem o menino sem nome são japoneses. É uma escolha curiosa que acaba combinando bem com a proposta. O Japão é um país conhecido por exorcizar seus demônios, suas perversões e medos através de catárticas aventuras épicas habitadas por monstruosidades atômicas, bestas tentaculares libidinosas, e personagens usando gestos exagerados para expressar coragem, amor, ódio e tesão.

Mas Guilherme toma emprestado dessa cultura que tanto fascina o ocidente apenas seu espetáculo visual. Através dele, salienta o medo da criança diante de um mundo que ainda não entende. Esse mundo de adultos, no qual somos nossos próprios demônios, numa corrida para dividir com nossos pares as angústias de que padecemos.

carnaval de meus demonios guilherme petreca balao editorial resenha 1

Carnaval de Meus Demônios é uma bela fábula ilustrada. Ao mesmo tempo moderna e atemporal, como as melhores criadas com o intuito de transformar em fantasia problemas reais que todo ser humano enfrenta.


Neste vídeo é possível ver Guilherme fazendo a arte-final de uma das páginas da HQ:


nota-5


carnaval de meus demonios guilherme petreca balao editorialBalão Editorial

Capa comum

23 x 16 cm

64 páginas.

Compre aqui.