[QUADRINHOS] Cangaço Overdrive – sobre um futuro não tão distante

A HQ nacional Cangaço Overdrive (Editora Draco) é ambientada em um sertão cyberpunk controlado por megacorporações alinhadas ao estado profundamente corrupto que, ao invés de utilizar a tecnologia para desenvolver as regiões miseráveis, prefere submeter a população à regime de inesgotável vigilância.

Em Preá, o morro cada vez mais escasso de gente por causa da seca, um grupo de rebeldes resiste às investidas da polícia e das maquinações do grupo empresarial Rios. Liderado por Rosa, os membros se inspiram em histórias populares sobre Cotiara, um cangaceiro que vivera havia cem anos naquela região. Durante uma das missões, descobrem que o corpo de Cotiara fora reconstituído e otimizado através de tecnologia genética avançada, e transformado em um ciborgue quase indestrutível pela corporação Rios. Além de Cotiara, seu desafeto jurado de morte e homicida, Coronel Avelino, também fora ressuscitado, porém, ainda mais forte do que o cangaceiro.

A saga de vingança e resistência se desenrola de modo dinâmico e bem humorado. Chamo a atenção para os trechos de flashback de Cotiara, que ambientam bem o passado sertanejo nordestino. Há também boas sacadas sobre o conflito entre o antigo vocabulário cangaceiro e o moderno. Confesso que o contraste entre o universo do cangaço e a realidade alternativa cyberpunk me causaram bastante estranhamento no início, mas a arte do quadrinho e a qualidade do roteiro, bem ajustados, me convenceram em poucas páginas, e me diverti até o final.

Há apenas uma sugestão que me atrairia mais na HQ: apesar de não me opor ao teor heroico e romântico atribuído ao imaginário do cangaço, senti falta de uma abordagem um pouco mais cinzenta, que revelasse os conflitos e contradições de caráter dos personagens ao longo da história.

Por fim, além de a obra ter sido escrita pelo roteirista de Zé Wellington, também criador de Quem matou João Ninguém?Steampunk Ladies. Vingança a Vapor (os quais fiquei muito curioso para ler), conta com a bela arte e diagramação de um grande time de artistas de currículo invejável. Sem dúvidas, Cangaço Overdrive é uma ótima sugestão de Histórias em Quadrinhos nacional.


Editora Draco

Brochura

24 x 18 x 1 cm

72 páginas

Compre aqui.