[QUADRINHOS] “Cabuloso Suco Gástrico” de Breno Ferreira (resenha)

cabuloso suco gastrico capa

Imagine uma mistura do surrealismo das animações de Terry Gillian para as aberturas dos filmes do Monty Python, com a crítica certeira de Laerte, e a pegada underground de Angeli, e você terá uma noção de como funciona a mente de Breno Ferreira, autor das tiras reunidas em Cabuloso Suco Gástrico.

Para Breno vale imaginar uma sociedade de trabalhadores com cabeça de bule cujos chefes têm uma xícara no lugar da caixa craniana; flertar com a ficção científica para investigar o significado de artefatos de nossos tempos; ou imaginar a consciência como algo removível, tudo isto para tecer comentários sobre as relações de trabalho, o cenário político brasileiro, ou refletir sobre aspectos variados da natureza humana.

cabuloso suco gastrico resenha 6

Outro tópico ao qual Breno dedica algumas tiras é a luta do artista para expressar suas ideias, que rende algumas das melhores do álbum, nas quais o quadrinista inspira-se em ideias esdrúxulas para falar sobre a falta de autocrítica de alguns autores; além de usar metáforas visuais para retratar a crise criativa. E ainda no campo das ideias, como contraponto a estas, há tiras nas quais vemos a criatividade tendo que enfrentar a opressão da censura, seja sob a forma de cidadãos alienados, policiais doutrinados, ou pessoas convertidas em zangões sem personalidade por suas rotinas de trabalho.

cabuloso suco gastrico resenha 4

Breno também tem uma preocupação em provocar seu leitor com tiras cujo significado só vêm à tona após uma leitura mais atenta dos símbolos usados por ele. Há em algumas um humor sofisticado que contrasta com as críticas que elas fazem ao comodismo, à tendência do ser humano em entregar-se à inércia do corpo e da mente e, com isto, render-se a autoridades que buscam justamente explorar essa inação; ou aos caprichos de artistas que exploram as desgraças decorrentes dessa passividade do povo diante dos abusos daqueles que comandam o país.

cabuloso suco gastrico resenha 2

Entre as tiras mais conceituais há as recorrentes, estreladas pelas mãos que conversam entre si usando dentaduras, que dão voz a reflexões de Breno, agindo como alter-egos dele. Nestas, o quadrinista trata mais diretamente dos assuntos que aborda, sem muitos rodeios, mas também com o objetivo de levar o leitor a pensar nas questões propostas.

cabuloso suco gastrico resenha 5

Na miscelânea de trabalhos reunidos, há ainda cutucadas nos viciados em redes sociais; uma série de tiras sarcásticas estreladas pela Morte; e retratos surrealistas de problemas como a depressão, a tristeza, o preconceito e a cobiça. Tudo isto em traços que reinventam-se e recombinam-se a cada nova tira, a fim de abarcar novos símbolos e metáforas.

cabuloso suco gastrico resenha 3

Cabuloso Suco Gástrico reúne uma amostra variada do talento de Breno Ferreira, cujas tiras incomodam tanto quanto uma queimação de estômago, sendo elas sintomas de inúmeras doenças de nossa sociedade, para os quais o autor aponta, não propondo soluções, mas salientando a urgência de sanar alguns deles. Disto depende não apenas a saúde do nosso, mas a do corpo coletivo que formamos. É um álbum difícil de digerir, mas rico em nutrientes para a mente, provendo-a com desejos de mudanças. Eis um dos papéis do artista, que Breno vem cumprindo muito bem através de seu trabalho.

cabuloso suco gastrico resenha 1


nota-5


cabuloso suco gastricoEditora Elefante

Capa em papel supremo

26,5 x 14 cm

112 páginas em papel pólen bold

Compre aqui.