[QUADRINHOS] AVEC resgata o clássico “O Judoka” de FHAF.

Depois de republicar a biografia em quadrinhos de Silvio Santos, lançada originalmente em 1969, a AVEC Editora incluiu mais um clássico dos quadrinhos nacionais em seu catálogo: “O Judoka por FHAF“, resultado dos esforços do jornalista e editor Francisco Ucha. Saiba mais sobre a obra a seguir:

Este mês, a AVEC editora revive um clássico dos quadrinhos nacionais com o lançamento de “O Judoka por FHAF” com arte de um dos mais consagrados artistas brasileiros, o Floriano Hermeto de Almeida Filho. Esta graphic novel antológica foi organizada e editada por Francisco Ucha. A obra reúne as histórias de Floriano para o super-herói brasileiro.

Segundo Francisco, em maio de 1970, a sétima aventura em quadrinhos do personagem foi lançada pela Editora Brasil-América (Ebal). A história, intitulada “A Caçada”, era a primeira escrita e desenhada por um profissional desconhecido até então: Floriano Hermeto de Almeida Filho, que assinava como FHAF.

“Ela causou um enorme frisson no mercado: Floriano Hermeto realizou mudanças importantes no personagem, dando mais consistência ao roteiro, além de fazer uma brilhante releitura da estrutura visual de suas histórias. Com o seu traço arrojado e inovador, que lembrava o estilo moderno de desenhistas internacionais como Jim Steranko, Guido Crepax e Enric Sió, ‘O Judoka’ alcançou um patamar jamais imaginado pela Ebal”, conta Francisco.

Floriano era engenheiro civil sanitarista e trabalhava na construção do metrô carioca nessa época. Mas queria fazer HQs no Brasil.

“Um emprego que lhe dava segurança econômica falou mais alto e ele produziu apenas cinco histórias em dois anos de atividades. Mesmo assim, seu traço inconfundível acabou entrando para a História dos quadrinhos nacionais como um dos melhores desenhistas e roteiristas do Brasil. E um grande influenciador para aqueles que queriam trilhar o caminho dos quadrinhos no Brasil”, sugere Francisco.

Sobre o livro

O jornalista Francisco Ucha editou e organizou o livro, fazendo uma homenagem a FHAF.

Com suas 192 páginas, o novo lançamento da AVEC traz a republicação de suas cinco histórias clássicas que foram originalmente lançadas entre maio de 1970 e abril de 1972, e são verdadeiras obras primas.

“O Judoka por FHAF” também conta com extras: entrevista com o artista e roteirista original, um panorama histórico da época e aventuras inéditas que foram desenhadas por FHAF para a Ebal. São seis páginas com uma nova aventura do Judoka, duas páginas de Zorro (“The Lone Ranger”) e sete com uma aventura sobre cangaço apresentando um novo personagem: Tempestade.

Se você ama aventuras de super-heróis ou deseja conhecer um pouco mais sobre os clássicos da nona arte brasileira, “O Judoka por FHAF” é o título perfeito para você.

Mas vale a dica. Há uma tiragem limitadíssima de exemplares impressos.

E quando clássicos como estes são lançados, eles se esgotam instantemente.

Se você deseja ter “O Judoka por FHAF” na sua estante, clique imediatamente neste link e compre já o seu.

Ficha Básica

ISBN
978-85-5447-031-9

PREÇO
R$ 84,90

FORMATO
17×26 cm
192 páginas
Papel: Polen soft 80g
Capa dura

CATEGORIA
Quadrinhos
Super-Heroi
Autor Nacional

Autor: Francisco Ucha
Capa criada por Francisco Ucha e Toni Rodrigues
Desenho da capa por Toni Rodrigues sobre arte de Floriano Hermeto
Revisão de texto do jornalista Marcos Eduardo Massolini