[QUADRINHOS] Adaptação em quadrinhos de “O Gabinete do Doutor Caligari” sairá em março pela Veneta.

Resultado de três anos de muito trabalho do artista Alexandre Teles, Caligari, graphic novel que será publicada no próximo mês pela editora Veneta, como o próprio nome sugere, é a versão em quadrinhos do clássico terror noir lançado em 1920 nos cinemas.

Saiba mais sobre este feito artístico que chega em breve às livrarias, e que já está em pré-venda em algumas delas:

Novo livro de Alexandre Teles é uma releitura do clássico filme de Robert Wiene

Um dos primeiros filmes de terror da história, O gabinete do doutor Caligari (1920), de Robert Wiene, é considerado a base do cinema noir e dos thrillers psicológicos. Com suas ruas entrecortadas, construções cubistas e personagens de olhares fugazes e delirantes, o filme inaugura uma nova estética no cinema, extremamente influente nas artes gráficas em geral.

Agora, esse clássico do cinema ganha uma releitura do artista gráfico e quadrinista paulistano Alexandre Teles. Por mais de três anos, Teles recriou frames do filme utilizando a técnica de monotipia, à maneira negra (método de impressão de tiragem única). O resultado são mais de 600 imagens que recontam a história dos misteriosos assassinatos cometidos em uma cidadezinha alemã após a chegada do Dr. Caligari e o sonâmbulo Cesare, transferindo para as páginas do livro o universo onírico e sombrio do filme.

Para criar as monotipias que tão bem captaram a atmosfera lúgubre e expressionista do filme, Teles utilizou uma chapa de cobre em cuja superfície foi aplicada uma camada de tinta preta. Depois, para formar o desenho, parte dessa tinta foi removida, criando pontos de luz e formas. E então a chapa foi para uma prensa, que imprimiu o material em papel de algodão. “Ao me aprofundar no contexto de realização da produção, optei por adaptar a história. Parti das imagens que marcavam minha memória, passei a me preocupar com o movimento, o tempo, a narrativa e muitas vezes vi o trabalho como um diário”, afirma o autor no posfácio do livro.

Sobre o autor: Desenhista e artista gráfico, Alexandre Teles é coautor de O. (Balão Editorial), com João Riveros.

Título: Caligari!
Autor: Alexandre Teles
Editora: Veneta
336 páginas
Brochura/preto e branco
Preço: R$ 69,90

Pré-venda nas seguintes livrarias:

Amazon | Saraiva | Cultura

Deixe uma resposta