[QUADRINHOS] “A Ameaça do Barão Macaco” de Hector Lima, Milton e Felipe Sobreiro (resenha)

ameaca do barao macaco zarabatana books feat

Um vigilante mascarado surge numa grande metrópole, jogando facções criminosas umas contra as outras, com o objetivo de abalar o submundo do crime, atingindo traficantes, políticos, policiais e jornalistas.

A Ameaça do Barão Macaco passa a impressão de ser uma história que precisava de mais páginas pra ser melhor desenvolvida, e especialmente pro leitor se afeiçoar a pelo menos alguns de seus personagens. Seu elenco é bem grande pras 60 páginas da história darem conta de desenvolvê-los. E isto acaba prejudicando na criação de vínculos entre eles e o leitor. Terminei de ler a HQ sem conseguir me importar com nenhum deles.
ameaca do barao macaco resenha 2

Reconheço que houve uma tentativa do Heitor em nos aproximar dos personagens através da linguagem informal e gírias usadas por eles. Mas muitos diálogos soaram artificiais pra mim, além de ter achado excessivo o uso de gírias, que dificultaram um pouco a compreensão do desenrolar de alguns eventos.

O tal Barão Macaco aparece poucas vezes, servindo de mero catalizador do caos que instaura-se na história, com algumas pistas sobre sua identidade sendo espalhadas aqui e ali, mas sem levarem a uma solução, o que indica a intenção de se produzirem continuações.ameaca do barao macaco resenha 1

Já a arte de Milton Sobreiro é apenas correta. Achei seu traço um tanto duro em algumas sequências de ação que pediam mais dinamismo, e inexpressiva em cenas que careciam de mais dramaticidade. Seus desenhos lembram um pouco a primeira fase de Frank Miller no Demolidor, mas sem aquela diagramação cinematográfica, que combinaria muito bem com a história.

ameaca do barao macaco resenha 3

Em suma, A Ameaça do Barão Macaco é uma boa tentativa de criar um vigilante mais sintonizado com a realidade brasileira, mas que peca na falta de carisma de seus personagens, e na diagramação pouco inventiva. Terminei sua leitura com a impressão de ter assistido a um jogo de xadrez com seres humanos no lugar das peças, mas sem lamentar a perda de várias delas durante a partida.


nota-3


ameaca do barao macaco zarabatana books capaZarabatana Books

Brochura

26 x 17 cm

72 páginas

Onde comprar: Amazon | Livraria Cultura