[PERFIL HQ] Tempestade dos X-Men

Deusa, mulher, líder, mutante, rainha ou a nossa Tempestinha? Em lugares onde a água tem poder sobre a vida e a morte, seria normal quem comanda o clima ser considerada uma deusa. Ororo Munroe foi reverenciada muito tempo como uma divindade na África. E não é pra menos, pois hoje nosso Perfil HQ vai fechar o tempo com a Tempestade!

Criada por Dave Cockrum e Len Wein, Tempestade fez sua estreia nas páginas de Giant-Size X-Men #1, (1975). Se a primeira geração de X-Men foi marcada pela cumplicidade estudantil, a segunda pode-se dizer que foi marcada pela irmandade. E Escola Xavier abrigou, na segunda geração de X-Men, mutantes de diversas etnias, mas nenhum teve mais dificuldades de se adaptar como Tempestade. Apesar das diferenças, seus companheiros tiveram um certo contato com a civilização, já Ororo teve uma infância mais reclusa, até relacionado às vestimentas que usava.

Poucos sabem, mas Tempestade não é natural da África. Sua mãe, N’Dare, era a princesa de uma tribo no Quênia. Seu pai, o fotojornalista americano David Munroe, morava em Manhattan, onde Ororo nasceu. Seu nome significa beleza no dialeto de seus antepassados.

Ainda com seis meses seus pais se mudaram para o Cairo, onde sofreram um acidente aéreo. Seus pais foram mortos e Ororo foi enterrada sob diversas toneladas de escombros. A garota conseguiu sobreviver, mas devido a essa experiência traumática ela desenvolveu uma forte claustrofobia!

Órfã, abandonada nas ruas do Cairo, passou a ser treinada como ladra pelo mestre Achmed El-Gibar. Foi tentando roubar a carteira de Charles Xavier que eles tiveram seu primeiro contato. Tentando começar uma nova vida, Ororo partiu para o sul, onde pegou uma carona com um caminhoneiro que tentou estupra-la. Ela teve que mata-lo e jurou nunca mais tirar uma vida humana!

Ao chegar às terras de seus ancestrais, o Quênia, conheceu T’Challa, e com ele manteve um curto relacionamento. Lá seus poderes se manifestaram. Ela passou a usar seus dons em prol das tribos locais, sendo adorada por eles como uma espécie de deusa. Ororo permaneceu com as tribos durante anos, trazendo sempre chuva e um clima bom para o plantio.  Mas, por desconhecer as consequências de seus poderes, acabou gerando secas e matando gados em outras regiões da África.

Quando a primeira formação de X-Men foi sequestrada, Xavier pediu auxílio a Tempestade para integrar a segunda formação da equipe. Com a saída de Ciclope, após a morte de Fênix, ela foi escolhida como líder da equipe, sendo uma das primeiras protagonistas femininas a liderar um grupo de heróis na Marvel!

Tempestade também foi a primeira mutante a ter contato com Drácula. Após ser mordida, passou a se tornar vampira. Mas seus companheiros interviram, salvado-a antes da maldição ser cumprida!

Ororo tornou-se líder dos Morlocks após derrotar Calisto em uma disputa. Ela chegou a convidar os mutantes dos esgotos a integrarem a Mansão Xavier, porém, eles recusaram e ela deixou Calisto novamente ocupar seu lugar de liderança.

Nos anos 80, Tempestade alterou seu visual drasticamente, ficando popular ao adotar o estilo punk. Nesse período ela também perdeu seus poderes graças a uma máquina criada por Forge para anular os poderes de Vampira. Por acidente, ela foi atingida. Mesmo sem poderes, Tempestade derrotou Ciclope e se reafirmou como líder dos X-Men.

Loki transformou Tempestade na nova deusa do trovão por um breve período.

Ela teve um relacionamento duradouro com Forge, e recuperou seus poderes, comandando os X-Men na fase Austrália. Foi nesse período, também, que foi dada como morta. Na verdade, ela tinha sido sequestrada pela vilã Babá, que a transformou em adolescente de novo. Foi nessa época que ela conheceu Gambit, que a apelidou de Tempestinha!

Tempestade convida Gambit a integrar os X-Men. Ao retornarem à Mansão Xavier, eles são capturados por Cameron Hodge. Tempestade é convertida em uma mutoide na saga Programa de Extermínio. No final dessa fase ela finalmente reverte ao tamanho adulto!

Nos anos 90, os X-Men são divididos em duas equipes, a azul, comandada por Ciclope, e a dourada, que Tempestade assumiu o comando. Foi no final desse período que ela rompeu seu relacionamento com Forge.

A vida de líder para ela nunca foi fácil, mas uma de suas decisões mais difíceis, foi quando ela teve que enfrentar a mutante Medula. Tempestade transpassou o coração de Medula, matando-a, o que a levou a refletir sobre suas promessas e a liderança dos Morlocks, que nunca pôde cumprir de forma efetiva.

Durante a saga Dinastia M, Tempestade fundou a ESX (Elite de Segurança X), uma milícia mutante, responsável por pegar casos que envolviam mutantes. A equipe de desfez após os eventos de Dinastia M.

Ororo reatou seu relacionamento com T’Challa, e durante a Guerra Civil houve um momento de trégua entre os dois lados para comemorar o casamento de Tempestade e Pantera Negra, quando ela finalmente retorna à África, agora como rainha de Wakanda.

Durante um período de tempo, ela e Pantera Negra substituiriam Reed Richards e Sue no Quarteto Fantástico, passando a integrar a equipe.

T’Challa indicou Tempestade para uma vaga nos Vingadores. Ela passou a integrar a equipe, porém quando vários eventos colocaram as duas maiores equipes da Marvel uma contra a outra, Tempestade deixou os Vingadores e retornou aos X-Men.

Tempestade teve que retornar aos X-Men devido uma contenta envolvendo os Morlocks mais uma vez. Também retornou para ajudar o grupo a achar o primeiro bebê mutante nascido após a Dinastia M, durante a saga Complexo de Messias. Essas idas e vindas para a equipe, e sua divisão entre rainha e líder mutante, levaram o casamento com T’Challa a ruir. O casamento chegou ao fim durante o evento Vingadores vs X-Men, após Namor destruir Wakanda com o poder da Força Fênix, Ororo retorna a Wakanda mas T’Challa rompe de vez o casamento.

Tempestade se tornou diretora da Escola Jean Grey e assumiu um romance com Wolverine. Ela também cria uma nova formação da X-Force para lutar contra Cassandra Nova. Atualmente permanece como líder dos X-Men.

Dicas de leitura:

  • Tempestade dos X-Men, Editora Abril, abril de 1998
  • Marvel Especial 2, Panini, abril de 2007
  • Heróis Mais Poderosos da Marvel, Os n° 54, Salvat, março de 2017
  • Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel, A – Clássicos n° 34, Salvat, novembro de 2017