[PERFIL HQ] Nebula, a filha (ou sobrinha-neta) de Thanos

Ela era uma personagem de quinta categoria até 2014, quando fez sua estreia nas telas de cinema, se destacando como a filha do Titã Louco. Mas, afinal, qual é seu grau de parentesco com o maior genocida do mundo? Qual é seu grande feito nos quadrinhos que garantiu a Nebula seu espaço nos cinemas?

Nebulosa (ou Nebula), diferente de outros personagens da mitologia de Thanos, não foi criada por Jim Starlin, mas por Roger Stern e John Buscema, fazendo sua primeira aparição em The Avengers #257 (julho de 1985).

Seu passado permanece misterioso, pois Nebulosa já surgiu como uma pirata espacial liderando uma perigosa tripulação. Ela tomou controle da Santuário II, nave que havia pertencido a Thanos.

Nebulosa passou a assaltar diversas embarcações alegando ser sobrinha-neta de Thanos. Se valendo das armas e títulos, conseguiu derrubar diversas naves. Sua vida de crimes a levou em confronto direto com os Vingadores, quando a mesma sequestrou Mônica Rambeau (Capitã Marvel) para fazer parte de seu bando.

Nebulosa tinha planos para dominar o fragilizado Império Skrull após o ataque de Galactus, porém, foi derrotada por Mônica Rambeau e os Vingadores, que foram auxiliados pelo ex-arauto de Galactus, Senhor do Fogo. Ás portas da morte, Nebulosa foi salva por Beyonder, que a baniu, junto com sua tripulação, para a galáxia de Andrômeda!

Inconformado com a devastação de Xandar, que também tinha sido atacado por Nebula, Senhor do Fogo partiu em busca de vingança. Starfox, achando suspeita as alegações de parentesco entre ela e Thanos, acompanhou o mesmo nessa busca.

Nebulosa ficou surpresa ao reencontrar Thanos vivo e reclamando sua nave. O Titã Louco ficou possesso com as alegações, bombardeando Nebula com raios das Joias do Infinito, até ela não passar de um arremedo de criatura, nem morta nem viva, levando-a consigo para mostrar-la como troféu à Morte. E foi nesse estado que ela presenciou a luta entre os heróis Marvel e o Titã Louco com a Manopla do Infinito.

Porém, Thanos sobrepujou o ser chamado Infinito, e enquanto se fundiam, ele entrou em estado catatônico. Nebula aproveitou esse momento para usurpar a Manopla…

… e curar todos os seus ferimentos. Ao desferir um golpe mortal, foi impedida por Surfista Prateado e Adam Warlock, sendo finalmente capturada por Starfox e presa em Titã.

Senhor do Fogo veio confrontá-la na prisão, porém, ela conseguiu escapar. Para poder melhorar seu desempenho, fez um acordo com o Dr. Mandibus, que a transformou em metade ciborgue. Após matar toda sua tripulação, ela se uniu a um grupo chamado as Graças, comandado por Gamora.

Durante a saga Aniquilação ela foi derrotada por Ronan, e até então não se sabe de seu paradeiro!

Dicas de leitura: