[PERFIL HQ] Mystério

Ele está cotado para o próximo filme do Homem-Aranha. Mas, afinal, como surgiu um dos vilões mais emblemáticos do Universo Marvel? Hoje, o Perfil HQ irá desvendar o Mystério!

Criado por Stan Lee e Steve Ditko, Mystério fez sua primeira aparição em The Amazing Spider-Man #13 (Junho de 1964). Já Quentin Beck foi apareceu inicialmente como um vilão do Consertador em Amazing Spider-Man #2.

Quentin Beck era um dublê, que logo se interessou pela arte do efeito especial. Ao perder o emprego, começou a usar suas habilidades para o crime.

A primeira vítima de sua vasta carreira foi o Homem-Aranha. Beck começou a estudar a fundo o escalador de paredes. Usando a identidade do Aranha, passou a cometer uma série de crimes, levando o aracnídeo a duvidar de sua sanidade, achando que tinha desenvolvido uma dupla identidade enquanto dormia. J. Jonah Jameson utilizou disso para aumentar sua cruzada contra o herói. Quentin, então, adotou a identidade de Mystério, e propôs derrotar o Aranha publicamente. Mas o tiro saiu pela culatra, Mystério foi derrotado, e o Aranha teve seu nome limpo.

Mystério ainda forjou a própria morte e a da Tia May. Na época, ele planejava extorquir o lar para idosos da tia de Peter. Seus planos novamente foram frustrados pelo Aranha. O vilão, então, passou a se aliar a outros vilões, a fim de derrotar o aracnídeo!

Mystério fez parte do primeiro Sexteto Sinistro, junto com Dr. Octopus, Kraven, Abutre, Homem-Areia e Electro. Juntos, esses vilões decidiram se unir para derrotar o Homem-Aranha. Porém, nem essa união fez sucesso!

Quentin, não é só mestre em efeitos especiais, ele também é um exímio dublê e talentoso artista, usando essas qualidades assumiu o manto de um renomado psiquiatra e quase convenceu o Aranha a revelar sua identidade duvidando de sua sanidade!

Porém, apesar de todos os seus embates com o aracnídeo, seu maior feito foi contra o Demolidor, no arco “Diabo da Guarda“.

Quentin Beck descobriu que estava com câncer em estado terminal e, decidido a marcar seu nome nos anais da história, decidiu mudar seu alvo e resolveu enlouquecer o Demolidor, levando o herói a crer que estava protegendo uma criança que seria o anti-Cristo. Levou Foggy Nelson a ser incriminado por assassinato e Karen Page a crer que estava com HIV. Todos esses eventos levaram à morte de Karen, e ao embate final entre Demolidor e Mystério. Mas o herói não sucumbiu à raiva, e teria entregado Quentin à justiça, porém, o mesmo cometeu suicídio ao final do arco.

Após sua morte, outras pessoas assumiram seu manto, como Daniel Beckhart e Francis Klum, porém, Quentin Beck retornou dos mortos, alegando que o próprio diabo o tinha expulso do inferno. Quentin voltou a se aliar ao Sexteto Sinistro em diversas outras formações.

Mystério também foi um dos primeiros personagens do Universo 616 a visitar o Universo Ultimate, lutando com os Homens-Aranha de ambos os universos. Ele foi derrotado e preso por Nick Fury no Universo Ultimate. Mais tarde, com a chegada de Galactus, ele foi questionado, e revelou que a única forma de derrotar o devorador de mundos era com a ajuda de Reed Richards!

No final de Guerras Secretas, Mystério retornou ao Universo 616. Após enfrentar Deadpool e Homem-Aranha ele ficou gravemente ferido, decidindo se aposentar. Se isso é verdade continua sendo um Mystério!

Dicas de leitura