[PERFIL HQ] Mentor (ou A’lars, o pai de Thanos)

Será o pai responsável pelos pecados do filho? Hoje nosso Perfil HQ fará uma viagem pela vida do progenitor de um dos maiores genocidas da história dos quadrinhos, pois dele veio Thanos de Titã. Hoje vamos falar sobre A’lars!

Sua primeira aparição foi em 1973 nas páginas de Homem de Ferro. A’lars nasceu milhares de anos atrás no sudeste da Ásia, na cidade de Titanos onde explodia uma guerra civil. Seu pai, Chronos, estava no lado vencedor, e passou a ficar obcecado pela força vital cósmica e suas propriedades auto-regeneradoras. Em um de seus experimentos explodiu um cilindro que armazenava essa força, transformando todos que estavam ao redor na primeira geração de Eternos, incluindo A’lars e seu irmão Zuras.

Titanos era uma comunidade super desenvolvida, tecnologicamente milhares de anos luz à frente. Com a morte de Chronos, Zuras foi escolhido como sucessor. Então, A’lars decidiu deixar sua cidade para evitar um novo conflito, e se estabeleceu em uma lua de Saturno chamada Titã, em uma comunidade que, anos antes, seu tio Urano tinha começado a desenvolver.

Lá adotou o nome de Mentor e conheceu Sui-san, a única sobrevivente dessa comunidade devastada pela guerra. Com ela teve 2 filhos: Thanos e Eros.

Mentor também é um dos maiores cientistas do Universo Marvel. Ele criou um dos maiores computadores da história, Isaac, que contém informações sobre praticamente tudo.

Mentor já sentia o incrível poder e potencial para o mal que habitava em seu filho Thanos desde criança, e sempre procurou diminuir esse potencial, o que levou Thanos a criar ainda mais raiva do pai, por achar que o mesmo o reprimia.

Thanos cresceu e se rebelou, matando sua mãe em seu primeiro ataque contra Titã. Mentor, então, pediu ajuda à força vital de seu pai, e criou Drax com a missão de destruir Thanos.

Mais tarde, Mentor uniu forças com o Capitão Marvel, chegando a ser preso por Thanos. Porém, foi libertado, se unindo à batalha contra o titã louco.

Mentor cuidou, adotou e treinou a filha de Drax, que mais tarde se tornaria a heroína Serpente da Lua.

Mentor tentou, de todas as formas, curar Mar-vell, não obtendo sucesso.

Apesar da culpa por todos os atos de seu filho, ele nunca deixou de combatê-lo, unindo forças com diversos heróis sempre que necessário!

Atualmente seu status na Marvel é ativo, e ele se encontra em Titã!

Dica de leitura: A Ascensão de Thanos