[PERFIL HQ] Mancha Solar, o mutante brasileiro da Marvel

É impossível pensar em heróis brasileiros e não lembrar de Roberto da Costa. Um dos mais famosos personagens que representam nossa pátria, é também um dos personagens que mais cresceu e evoluiu nas histórias em quadrinhos. Hoje, nosso Perfil HQ traz MANCHA SOLAR, um herói brasileiro!

Novo mutante, x-man, vingador, Roberto da Costa foi criado por Chris Claremont e Bob McLeod em 1982 para a Graphic Novel #4. Uma curiosidade é seu sobrenome: muitos roteiristas antigamente confundiam Brasil e México devido a sua proximidade. Apesar disso, ele foi concebido realmente para ser brasileiro!

Mulato, filho da arqueóloga Nina da Costa com um grande empresário brasileiro, Emmanuel da Costa. Nascido no Rio de Janeiro, ele tinha um grande futuro como jogador de futebol, até que seus poderes se manifestaram!

Durante o jogo seus poderes se manifestaram, chamando a atenção de Donald Pierce, que sequestrou o jovem e sua namorada. O Professor Xavier enviou Miragem e Karma para resgatá-lo. Porém, durante o confronto, Juliana Sandoval acabou falecendo, protegendo seu namorado Roberto. Depois disso, ele ingressou na Escola Xavier para Jovens Superdotados! Inicialmente seus poderes se manifestavam apenas como força bruta gerada da energia solar que seu corpo absorvia!

Quando os X-Men foram dados como mortos no espaço, Xavier resolveu reunir uma nova turma de alunos. Roberto da Costa, então, virou Mancha Solar, que junto com Míssil, Karma, Miragem e Lupina, eles formavam os Novos Mutantes! Com o retorno dos X-Men à Terra, a equipe descobriu que Xavier tinha sido infectado por um ovo da Ninhada, e que havia reunido esses mutantes com a intenção de inocular ovos em todos, formando uma nova leva de rainhas da Ninhada. A união de Novos Mutantes e X-Men conseguiu derrotar os alienígenas!

Seu pai foi admitido no círculo interno do Clube do Inferno, o que levou a um conflito de interesses com o filho que, ao retornar do Rio de Janeiro após visitar a mãe, e recrutar Magma para os Novos Mutantes, rompeu laços com o pai, após descobrir que Emmanuel queria tomar as terras da Floresta Amazônica ilegalmente.

Seu temperamento sempre foi explosivo, o que o levava a sempre bater de frente com Xavier. A sua situação só piorou quando o professor teve que se ausentar, e a equipe ficou aos cuidados de Magneto. Após machucar seu melhor amigo Sam Guthrie em uma partida de futebol, Roberto deixou os Novos Mutantes por um breve período, se aliando a um grupo chamado Anjos Caídos. Ele ajudou todos a escaparem das manipulações de um ser chamado Ariel e acabou retornando aos Novos Mutantes.

Os Novos Mutantes descobrem que Magneto planejava se aliar ao Clube do Inferno. Roberto, então, discute com Erik, que diz que um dia Mancha Solar se unirá a eles. O grupo sofre uma fusão com os Exterminadores, e os remanescentes passam a ser liderados por Cable, por quem Roberto passa a ter grande admiração como líder (mais sobre Cable aqui).

Porém, após seu pai ser morto por um capanga de Gideão, Roberto tem que assumir o comando das empresas Da Costa, abandonando o grupo. Gideão passa a atuar como mentor de Roberto, que se dedica a aprender tudo sobre a empresa e suas finanças, demostrando grande talento para os negócios. Gideão fazia parte de um grupo recluso chamado X-Eternos, que achavam que Roberto seria o próximo mestre supremo. O interesse em Beto se desfez quando descobriram que o próximo mestre era seu amigo Míssil!

Seus amigos, que agora se intitulavam X-Force, resgataram Roberto das mãos de Gideão, que torturava o rapaz levando seus poderes ao limite. Isso fez com que ele desenvolvesse novas habilidades, como voar e disparar plasma! Ele, então, passou a integrar a X-Force de Cable!

Em uma luta com a Frente de Libertação Mutante, Tempus se teleporta com Roberto, sumindo com o rapaz! Outra experiência de Gedeão era tentar reproduzir os poderes de Mancha Solar. Ele recebeu uma transfusão de sangue, resultando no surgimento do poderoso vilão Cólera, que se tornou líder da Frente de Libertação Mutante. Cólera dizia ser o verdadeiro Roberto da Costa vindo de um futuro próximo. Cable descobre toda a verdade, ajudando Mancha Solar a retirar todo o poder de Cólera. Neste processo, Roberto teve acesso às memórias de Cable, aprendendo sobre a cultura, religião e língua Askani.

Após perder sua fortuna, e as maquinações da mutante x-eterna Selene, Roberto passa a integrar o Clube do Inferno, se tornando a Torre Negra do círculo interno! Paralelamente ao Clube, Roberto mostrou que aprendeu rápido a negociar e administrar empresas, quando se tornou chefe da Corporação X, na sede em Los Angeles, conseguindo grande status e credibilidade.

Após um confronto entre Donald Pierce e Sebastian Shaw, Roberto assume o comando do Clube do Inferno como rei negro do clube, levando todos a duvidarem de seus interesses, o que leva a um confronto com seus antigos aliados e Donald Pierce. No meio da luta, o integrante da equipe de X-Men, Lobinho, morre!

Roberto e seus amigos se unem novamente, reativando os Novos Mutantes para lutar contra Legião e resolver problemas inacabados dos X-Men a pedido de Ciclope! O time resgata diversos X-Men sumidos, como Blink e Nate Grey!

Durante a Nova Marvel, Roberto foi recrutado pelo Capitão América junto com seu melhor amigo, Samuel, para integrar os Vingadores! No final da série Mundo de Vingadores, Roberto agregou a Ideias Mecânicas Avançadas (I.M.A.) a suas empresas, passando a ser dono desse segmento!

Em U. S. Avengers, lançada em dezembro de 2016 nos EUA, o bilionário e dono da Ideias Mecânicas Avançadas, Roberto da Costa, foi escolhido para ser líder dos Vingadores. Parte da ideia da série é dar a um sul-americano representatividade no mesmo momento em que um dos candidatos à presidência dos EUA, o republicano Donald Trump, questiona o valor dos imigrantes. A equipe conta, ainda, com a vietnamita Toni Ho Yinsen (Patriota de Ferro), Danielle Cage, a Capitã América do futuro, a Garota Esquilo, Hulk Vermelho, o mutante MíssIl e a robô Pod.

Atualmente, na série Vingadores Americanos, Roberto adotou o codinome Cidadão V, deixando de usar o codinome Mancha Solar.

Dicas de leitura: