[PERFIL HQ] Kallark, o Gladiador

Ele não serve aos reis, serve ao trono e a quem nele ocupa, muitas vezes indo contra seus ideais. Dividido entre o dever e o coração, o escravo da obrigação que se elevou a Majestor de um dos maiores impérios, hoje o nosso Perfil HQ traz a trajetória de Kallark, o Gladiador do Império Sh’iar!

Kallark é um dos últimos sobreviventes do planeta Strontia. Nascido há milênios, estreou nas páginas de Uncanny X-Men vol 1 n°107 (1977), junto à Guarda Imperial de Sh’iar.

Poucos sabem, mas os poderes de Kallark não são naturais, eles derivam de um processo ao qual os strontianos se submetem chamado gladiador, que os torna praticamente invencíveis. A fonte principal de sua força é a autoconfiança. Para derrota-lo, é necessário faze-lo duvidar de si mesmo, o que é praticamente impossível.

Seus poderes compreendem super-força, invulnerabilidade, capacidade de voo, hiper-velocidade, sobrevivência no vácuo, e até mesmo visão de calor e super-sopro. Porém, ele tem uma vulnerabilidade a magia (isso lembra um certo azulão de outra editora – inclusive seu nome é um anagrama de Kal-El + Clark, uma forma de homenagear o personagem que o inspirou). O Gladiador tornou-se o líder máximo da Guarda Imperial de Sh’iar ainda na época do governo de T’Korr.

Seu planeta natal foi assimilado pelo Império Sh’iar após sobreviver a uma praga com a ajuda do império. Na época, T’Korr começou a ideia da criação da Guarda Imperial, e desejava um strontiano em sua fileira. Ele levou o jovem Kallark, e mais nove de seus companheiros, para treinar, depois enviou os mesmos para assassinar o conselho de seu povo. O único que conseguiu cumprir a ordem dada foi Kallark, o que o fez levar o título de líder máximo o pretor da Guarda Imperial. Desde então ele permaneceu leal ao trono, não à pessoa, mas sim a quem o ocupa.

Segundo Korvus, a Guarda Imperial foi formada para confrontar um ancestral hospedeiro da Força Fênix. Gladiador lutou com ele de igual para igual. Ao final da batalha, ele segurou o rabo de Rook na cabeça, colocou o inimigo derrotado em posição de ajoelhar-se e preparou-se para dar o golpe mortal, usando o punho direito para decapitar o pescoço de Rook. Uma porção da Força Fênix permaneceu dentro da espada de Rook’shir, que ficou conhecida como a Espada da Fênix.

Durante o reinado do imperador D’ken, Kallark obedeceu cegamente às ordens de seu líder louco, caçando a irmã do imperador. Essas ordens levaram a Guarda Imperial a um confronto direto com os X-Men. Com o desaparecimento de D’ken, Lilandra passou a ocupar o trono e a ter a obediência e o respeito de Gladiador, além de seu coração!

Já na Saga da Fênix Negra, novamente os X-Men enfrentaram a Guarda Imperial, dessa vez sob o comando de Lilandra. Os X-Men travaram uma batalha pela vida de sua companheira Jean Grey. Gladiador foi uma força crucial que levou os X-Men à derrota!

Sendo uma das maiores forças do Universo Marvel, ele já contracenou com diversos personagens, dentre eles Quarteto fantástico, Thor, Mulher Hulk, Capitão América, Homem-Aranha, dentre outros!

Gladiador já enfrentou os Vingadores, e saiu no mano a mano com o próprio Thor, sendo um oponente que bateu de frente com o próprio Deus do trovão!

Quando Gabriel Summers, o Vulcano, capturou um cruzador rebelde com a intenção de atacar o Império Sh’iar, a Guarda Imperial foi despachada para detê-lo. Vulcano foi capaz de segurar e lutar contra as forças reunidas, mas foi finalmente derrotado por Kallark (que feriu gravemente Vulcano).

Mais tarde, Lilandra foi deposta do trono com a volta de D’ken. Ela foi acusada de traição e presa. Porém, tudo não passava de um golpe de Estado arquitetado por Vulcano. O mesmo se casou com Rapina, irmã mais nova de Lilandra e D’ken. Após o casamento, Vulcano assassinou D’ken. Com a acusação contra Lilandra ainda vigente, Vulcano e Rapina ascenderam ao trono, tornando Gabriel imperador de Sh’iar!

A primeira ordem e erro de Vulcano foi a execução de Lilandra Neramani. Após séculos de obediência cega do Gladiador, seu amor por Lilandra o levou a desobedecer uma ordem direta do trono!

Em Guerra dos Reis, Kallark estava presente quando Lilandra foi assassinado pelo agente da Fraternidade dos Raptores conhecido como Navalha. O Gladiador chegou tarde demais para impedir o assassinato, mas continuou a se rebelar contra o trono!

Com Vulcano morto e Rapina incapacitada, Gladiador assumiu a liderança do Império Sh’iar fragmentado, a fim de impedir outra guerra civil. Os Shi’ar, tendo perdido a guerra com os Kree, no entanto, caíram sob o seu domínio.

Em Infinito, o Majestor Kallark juntou-se ao Conselho Galáctico ao lado dos Vingadores para eliminar os Construtores. Após a derrota dos Construtores, Gladiador planejou expandir a Guarda Imperial, trazendo para suas fileiras a primeira terráquea como Super Guardiã.

Gladiador também participou de um super grupo chamado Aniquiladores!

Além de participar de diversos conselhos com as maiores potências imperiais do universo, um desses conselhos declarou que a Terra era uma ameaça ao universo, ordenando a execução do planeta. Porém esses planos foram impedidos pelos Guardiões da Galáxia, os X-Men e os Vingadores!

Atualmente ele ainda é o Majestor do Império Sh’iar, sendo responsável por um dos maiores impérios do universo!

“Quem eu sou… está ligado pelo que sou. Eu sou um império. E esse império deve suportar a qualquer custo.” – Majestor Kallark

Dicas de leitura:

One thought on “[PERFIL HQ] Kallark, o Gladiador

Comments are closed.