[PERFIL HQ] Cable

Ele acabou de estrear nas telonas, sendo o grande destaque de Deadpool 2, foi nosso primeiro viajante do tempo em forma física do universo X-Men. Conhecido por muitos nomes, Nathan, Askani’son, O Escolhido, Soldado X. Mas hoje, o Perfil HQ vai desvendar quem foi o homem chamado Cable!

Nascido Nathan Christopher Charles Summers (Dayspring foi incluído posteriormente), sua primeira aparição como Nathan foi em Uncanny X-Men #201 (1986). Já como Cable ele surgiu desenhado por Rob Liefeld em New Mutants #87 (1990). Isso confunde muitas pessoas, principalmente leitores novatos, levando-os a achar que Cable é um viajante que veio do futuro para o passado. Porém, ele surgiu no Universo Marvel 616 como Nathan e foi um viajante do passado para o futuro, retornando posteriormente como Cable. Isso o torna um personagem originário do Universo 616, que é tido como oficial da Marvel!

Nathan é filho de Scott Summers (Ciclope) e Madelyne Pryor (clone de Jean Grey). Ao nascer, ele despertou Apocalipse de seu sono. O vilão sentiu que seu arqui-inimigo tinha finalmente surgido.

Nathan é meio irmão de Rachel Summers, que prometeu protege-lo ainda criança.

Após a suposta morte de Maddy junto aos X-Men, o bebê ficou aos cuidados de Scott e Jean Grey. Seus poderes começaram a se manifestar ainda muito jovem, mostrando o quão poderoso Nathan viria a ser. Ainda criança ele formava um campo de força que repelia até os poderes de Jean.

Durante a saga Inferno, sua mãe se tornou a Rainha dos Duendes e tentou sacrificar seu próprio filho em uma tentativa de trazer o Limbo para a Terra. Seus planos foram frustrados pela união dos X-Men, X-Factor e Novos Mutantes!

Durante a luta do X-Factor com Apocalipse – consequentemente o primeiro confronto entre En Sabah Nur e Nathan – ele foi infectado por um vírus tecnorgânico. Essa doença era incurável nos dias atuais. Surge, então, a irmã Askani, vinda do futuro, prometendo curá-lo. Mas, para isso, Ciclope teria que ceder a criança para ser criada no futuro. Como consequência ele nunca mais poderia ver seu filho. Sem saída, Scott se viu obrigado a entregar a criança para ela. Nathan, então, se torna o primeiro viajante do passado para o futuro!

Nathan passa a viver no futuro devastado por Apocalipse, sendo considerado o Messias que destruiria Apocalipse pelo culto Askani. O vírus consome metade do seu crânio, peito e seu braço esquerdo. Ele consegue impedir o avanço do vírus mentalmente, porém, para isso, grande parte dos seus poderes são usados, diminuindo suas forças!

Conflyto: Como Nathan não poderia mais ser um guerreiro em seu total potencial, o culto Askani criou um clone dele, que foi raptado por Apocalipse para ser seu novo receptáculo. Porém, devido à criação pelo vilão, ele desenvolveu uma personalidade cruel, vindo a se tornar um dos piores vilões de Cable, passando a usar a alcunha de Conflyto!

Após o casamento de Ciclope e Fênix, eles viajaram ao futuro e passaram um período cuidando de Nathan em sua adolescência, com as alcunhas de Magro e Ruivinha!

Nathan passou a duvidar das tradições do culto Askani e se rebelar. Nesse período conheceu seu mentor, Blaquesmith, seu grande amor Alya, e seu filho adotivo Tyler, a entidade Professor, que foi seu grande aliado na viagem para o futuro, além de desenvolver uma habilidade fantástica com a psimitarra. Após a morte de sua esposa nas mãos de Apocalipse, Cable decide retornar ao passado para destruir esse mal antes que seu futuro aconteça!

Surge, então, Cable no passado, buscando encontrar o Professor X. Ele viaja até a Escócia, onde descobre, através de Moira, que Charles não se encontra na Terra. Cable passa a se aliar a diversos grupos, como a SHIELD, Departamento K e Matilha; conhece diversos personagens, como Dominó, G. W. Bridge, Nick Fury, Lobo Cinzento, Deadpool, Wolverine, etc… E passa a estocar diversos armamentos, alguns criados em seu próprio futuro, como a Fortaleza Graymalkin, que o permite viajar no tempo e espaço!

X-FORCE: Para deter Apocalipse, Cable retorna ao passado para impedir a ascensão dos Mestres Supremos. Ele sabia que um novo mutante, o X-Eterno iria surgir. A fim de acompanhar isso, Cable assume a liderança dos remanescentes dos grupos Exterminadores e Novos Mutantes, transformando-os na X-Force, e começa a treinar o grupo para uma guerra que está por vir. Tudo levava Cable a achar que o próximo mestre supremo seria o mutante brasileiro Roberto Da Costa, o Mancha Solar. Porém, Cable descobriu que o X-Eterno seria Samuel Guthrie, o Míssil!

A Canção do Carrasco: Nessa saga, Cable, os X-Men e a X-Force finalmente chegam ao confronto final com Conflyto, o que resulta na liberação do vírus Legado, e a uma suposta morte de Cable. Mas, na verdade, ele viaja para o futuro. Ao retornar, Cable descobre que o vilão e chefe de Deadpool, Tolliver, é na verdade seu filho Tyler, atuando no passado!

A busca por Legião: Cable começa um relacionamento com Dominó, mas tem que ajudar os X-Men a deter o filho de Charles Xavier, que viajou para o passado, junto com alguns X-Men, que perderam a memória durante a viagem. Cable, então, é usado como um elo para despertar esses X-Men e pedir que impeçam a morte de Magneto. Porém, Legião mata Xavier por acidente, reformatando todo o Universo 616 em uma realidade sem o Professor X, onde Ciclope e Jean nunca viriam a se conhecer.

A Era do Apocalipse: o Senhor Sinistro, através de manipulações genéticas, consegue unir o DNA de Ciclope e Jean para criar o indivíduo perfeito, que viria a derrotar Apocalipse. Nessa realidade ele passa a se chamar Nate Grey, o equivalente a Cable dessa realidade moldada. No final da saga os X-Men conseguem fazer a realidade voltar ao normal, porém, alguns personagens acabam indo parar no Universo 616, entre eles Nate Grey, que passa, então, a coexistir no mesmo universo de Cable.

Operação Tolerância Zero: Durante essa saga, com os arquivos de Xavier expostos ao governo, Cable passa a se chamar de Soldado X, e começa a travar uma guerra contra todos os tipos de injustiças no mundo, voltando a acreditar na filosofia Askani de que traria a paz ao mundo. Ele também rompe os laços com a X-Force e cria um novo grupo chamado de Submundo, para lutar contra o Projeto Arma X. Cable conhece  a jornalista Irene Merryweather, que durante um tempo escreveu suas memórias.

Durante sua parceira com Deadpool, em Cable e Deadpool, ele criou sua própria ilha, chamada Providence, um local para receber todos aqueles que desejam a paz. Em um golpe de estado, Cable se tornou o presidente de um país chamado Rumequistão, e se uniu à telecibernética. No final, Cable ficou gravemente ferido, perdendo grande parte de seus poderes! Cable se uniu à equipe de X-Men de Vampira e, em uma luta contra os Carrascos, sua ilha Providence é destruída e ele dado como morto.

Complexo de Messias: No final de Dinastia M, Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, reduziu a população de mutantes ao número de 198. Começou, então, uma corrida entre Cable e várias frentes para pegar a primeira bebê mutante registrada desde esse evento. No final, Bishop revelou que essa criança é o motivo de seu futuro apocalíptico e tentou matá-la. Mas os X-Men a entregaram aos cuidados de Cable, que batizou a menina de Esperança Summers, e a levou para ser criada no futuro. Mas as coisas não saíram como o esperado, e Bishop seguiu rastreando os dois durante vários períodos do tempo.

Segundo Advento: A X-Force de Ciclope foi atrás de Cable e Esperança no futuro para trazê-los de volta, travando uma batalha tanto no passado quanto no futuro. No final, Esperança Summers voltou ao passado, ocasionando o despertar de vários mutantes ao redor do mundo. Cable, mais uma vez, foi dado como morto.

Vingadores vs X-Men: Cable não estava morto e sim no futuro. Ao descobrir o risco que sua filha adotiva corria ele decide salvá-la. Para isso, enfrenta os Vingadores, derrotando vários membros. Cable fica próximo de ser consumido pelo vírus tecnorgânico, quando Esperança o salva usando seus poderes. Nathan, então, reveja ao seu pai que Esperança está destinada a se tornar a Fênix.

Após perder a guarda da filha por ter tentado matar os Vingadores, Cable forma uma nova X-Force, a fim de impedir que visões do futuro aconteçam. Atualmente, ele opera junto aos X-Men!

Dicas de leitura

  • Inferno: X-Men 46 a 49 (formatinho da editora Abril, 1992)
  • X-Men 62, 75 e 78 (formatinho da Abril, 1995)
  • As Aventuras de Ciclope e Fênix (Abril, 1996)
  • Aventuras do Jovem Cable (Abril, 1998)
  • X-Men Gigante (Abril, 1996)
  • Complexo de Messias: X-Men 85 a 87 (Panini, 2009)
  • Segundo Advento: X-Men 114 a 116 (Panini, 2011)