[TECNOLOGIA] Orkut: Rede social vai acabar no fim de Setembro

Dessa vez não é hoax/pegadinha. Se você ainda tem um perfil no Orkut (duvido que tenha), salve suas fotos e avise os amigos porque a rede social tem data certa para acabar: dia 30 de Setembro de 2014. 

Hoje em dia, com o facebook (que já entrou em decadência ) todo mundo fala mal do orkut. Dizem que é mal feito, cheio de erros, que é idiota, alguns dizem que está repleto de favelados (bem, só babacas preconceituosos dizem isso) e todo mundo, menos a sua mãe, detesta o fato da rede social permitir a postagem de GIFs. Até inventaram um conceito relativo à rede: orkutização (ótimo texto sobre o significado aqui).

Mas o Orkut teve seus momentos. Eu, por exemplo, conheci muitos amigos por lá. Muitas bandas, filmes e livros também. E me diverti bastante com as comunidades, sempre espirituosas. O sistema de postagens e busca nos fóruns das comunidades é superior a qualquer tentativa de fazer o mesmo no facebook, por exemplo. Conheci minha namorada por lá também. Há cerca de 6 anos não uso mais o Orkut, e ninguém que eu conheço ainda usa. Se tornou algo obsoleto. Isso sempre acontece com redes sociais. O Myspace, mesmo tentando miseravelmente se reinventar, morreu (tecnicamente está mais ativo que nunca, mas ninguém usa aquilo). O Orkut está com o fim decretado e o Facebook já começou a apodrecer. A galera está migrando para coisas como o Whatsapp. Fico aqui imaginando o que o futuro nos reserva em termos de redes sociais…

Leia o comunicado de  Paulo Golgher, Diretor de Engenharia do Orkut, postado hoje no blog oficial da rede social, abaixo (em tradução do BrasilPost).

Tchau Orkut

Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram “redes sociais”.

Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.