[NGF RECOMENDA] Valerian Integral – Volume 1, de Pierre Christin e Jean-Claude Mézières

No século 28, a humanidade dominou a tecnologia de viagens através do espaço e do tempo. Valerian é um agente espaço-temporal que, ao lado de sua parceira, Laureline, combate criminosos que tentam alterar o passado da Terra, ou subjugar seu planeta natal e outros mundos no seu presente, o nosso futuro.

Tive uma surpresa há algumas semanas atrás quando fui presenteado pela editora SESI-SP com o volume 1 da coleção Valerian Integral. Esse é o primeiro de 7 volumes que reunirão todas as histórias da dupla Valerian e Laureline.

Já li o volume 1, e posso dizer que vale o investimento.

Aí vai uma lista de alguns bons motivos pra ler Valerian:

– As aventuras de Valerin e Laureline começaram sair em 1967, revolucionaram os quadrinhos de ficção científica, e inspiraram personagens, criaturas, cenas e espaçonaves vistos na saga Star Wars (veja a imagem abaixo).

– Valerian e Laurenine dividem o protagonismo das histórias. Tanto ele é salvo por ela, como ela por ele. Ao passo que Valerian é um herói galante clássico, Laureline é uma guerreira vinda da Idade Média nada indefesa. Há uma tensão sexual entre eles, mas ela não é o foco das histórias.

– Só neste primeiro volume, Valerian e Laureline vivem uma aventura na Idade Média; passam por vários apuros numa Terra pós-apocalíptica dos anos 80 (!); e combatem déspotas religiosos no século 28 em outra galáxia.

– As histórias de Valerian são despretensiosas, rápidas de ler, e Mézières é um ilustrador que se supera a cada novo capítulo da saga.

– Há críticas pontuais ao comodismo de grande parte da humanidade. No futuro de Valerian, em sua maioria, os seres humanos vivem reclusos em mundos virtuais que simulam sonhos, enquanto os poucos que se mantém despertos, os tecnocratas, controlam as tecnologias de viagens espaço-temporais, monitorando o contínuo espaço-tempo.

– A HQ foi adaptada pela primeira vez para os cinemas por Luc Besson (O Quinto Elemento). Valerian e a Cidade dos Mil Planetas estreia dia 10 de agosto.

– Jean-Claude Mézières, responsável pela arte de Valerian, fez artes conceituais para O Quinto Elemento, e também ajudou Luc Besson a criar o visual da adaptação cinematográfica da HQ.

Valerian recebeu um tratamento diferenciado pela SESI-SP. Foi impresso no formatão europeu (28,8 x 22 cm), em couché de alta gramatura, e a capa é metalizada pra combinar com o futurismo retrô das histórias. Resumindo, é um belo exemplar para segurar, folhear e depois ocupar um lugar especial na sua estante.


SESI-SP

Brochura

Tradução: Fernando Paz

28,8 x 22 cm

160 páginas

Disponível nas seguintes livrarias:

Amazon

Saraiva