[NGF RECOMENDA] “Por que a beleza importa?”

por que a beleza importa why beauty matters feat 2548×1435 2mbSe você tem o mínimo de sensibilidade, a beleza, seja de um ser humano, de uma paisagem ou de uma obra de arte, te encanta e te toca de alguma forma. Eu diria mais, ela te eleva, pelo tempo que se dedica a apreciá-la, a um patamar mais elevado de consciência, e te afasta um pouco do caos de informações e fontes de estresses que nos cerca.

Em resumo, é isto que o Roger Scruton tenta nos mostrar através do documentário Por que a beleza importa? (Why Beauty Matters), produzido em 2009 pela BBC, e dirigido por Louise Lockwood.

Deixo aqui minha recomendação e sugestão para que reserve uma hora de seu dia para assisti-lo, ouvir os comentários e reflexões de Scruton, contemplar as belezas exibidas neste filme, e conscientizar-se de algo que, para muitos de nós, não apenas é uma forma de suportarmos os reveses da vida, mas de entrarmos em contato com o que, segundo o filósofo, transcende nossa realidade, e nela se manifesta através da arte e da própria natureza; e, mais importante, ter ciência do que muitos que se dizem artistas fizeram e estão fazendo para nos afastar desses pequenos fragmentos de Algo que está além deste mundo, convidando-nos a conhecê-Lo:

E, caso já tenha assistido, e queira ouvir as músicas da trilha sonora do documentário, eis a playlist:

Sugestões de leituras complementares: