[NGF RECOMENDA] DHMIS, Code Girl, Xadrez Verbal e mais!

ngf-recomenda-header-14-11-2015

Bienvenido a NGF recomienda!

¿Eh? Que sucedió? Alguien pulsa el botón SAP? Por el amor de Dios resolverlo ahora mismo!

AAAAAAAAAH

Bem melhor 🙂

Pois bem, voltamos em mais uma semana com recomendações de nossos redatores. Temos HQ nacional, livro de ciência ficcional, documentário com alto valor social, podcast lúdico-verbal e algo que parece um simples canal (mas não é ;>). Se aproximem e experimentem nossas ofertas. Diga nos comentários se gostou do sabor ou se pode devolver por já estar vencido. Começa mais um NGF Recomienda!

ARRIBA!

Isabelle – Code Girl (Documentário)code girle poster

Quem disse que programação é “coisa de menino”?

Code Girl é um recente documentário desenvolvido com parceria da Google e da diretora Lesley Chilcott, que prova que meninas também gostam de programação. Meninas estudantes do ensino médio, de diversas partes do mundo (incluindo o Brasil), participam de uma competição, mostrando seus conhecimentos de programação, que têm por objetivo o desenvolvimento de um aplicativo que resolva um problema dentro de suas comunidades. O documentário mostra a importância da inclusão de garotas no ramo da programação e das mudanças sociais e econômicas que elas desenvolvem dentro de suas comunidades. “Se mulheres não participarem do mundo da tecnologia, elas perderão a oportunidade de influenciar a mudança social e econômica de um século“, escreveu Lesley em sua conta no Twitter.

Tive a oportunidade de assistir quando ainda estava disponível no Youtube, com legendas em português, mas foi removido recentemente devido aos direitos autorais. Acredito que em breve será disponibilizado novamente. Por enquanto, você pode conferir o trailer:

Raquel – [GATACA] (Livro)

gataca-franck-thilliez-intrinseca

Apesar da semelhança com o nome do filme Gattaca, os enredos são bem diferentes, muito embora haja a brincadeira com a nomenclatura genética. Sendo um livro pesado em termos de suspense e até mesmo um pouco depressivo, GATACA, ao contrário do que você pode pensar, não te deixará parar de ler: é verdadeiramente um page turner no qual buscamos quem é o culpado por misteriosos crimes hediondos… e se a culpa lhe cabe de fato. É um livro de ficção policial que fará seu coração bater mais rápido. Vale a pena conferir.

Onde comprar: Americanas | Fnac | Saraiva

Rodrigo – Pétalas (Quadrinho)

petalas gustavo borges cris peter capa

Os expressivos animais antropomórficos de Gustavo Borges e as cores atmosféricas de Cris Peter compõem uma história cativante, envolvente e tocante, com belos cenários que transmitem a desoladora vastidão de uma floresta em pleno inverno, e o aconchego de uma casa aquecida por uma lareira. Além disto, as expressões faciais e corporais ajudam o leitor a compreender o sentimento de cada personagem, e intuir o que é dito através de gestos e símbolos. É um belo exercício de narrativa gráfica, que dispensa diálogos (há apenas onomatopeias usadas economicamente), feito com muito carinho e dedicação, resultando numa obra rápida e agradável de se ler, com apelo universal, feita por dois artistas do auge de seus talentos. Vale cada centavo investido, pois é uma graphic novel que você terá vontade de reler algumas vezes pra captar cada detalhe, nuance e sutileza dessa história de amizade, caridade e renúncia.

Quem for ao FIQ, que acontece até dia 15/11 em Belo Horizonte, poderá comprar um exemplar diretamente das mãos de Gustavo e Cris, que já estão por lá.

Luiz Alexandre – Xadrez Verbal (Podcast)

bannernovo

Há alguns anos atrás, os brasileiros se “conectavam” com o resto do mundo através do rádio ou da televisão. Foi-se o tempo em que o Brasil parava para ver o Jornal Nacional e se “informar” sobre tudo de importante que acontecia no país e no mundo durante o dia. Hoje, o cenário é bem diferente. É inegável que vivemos numa era de informação. A internet conectou o mundo e nos colocou em tempo instantâneo à medida que as notícias vão acontecendo. Com satélites espalhados ao redor do planeta, em questão de segundos somos informados em nossos tablets e smartphones sobre ataques terroristas no Oriente Médio ou tsunamis invadindo o Japão. Para quem gosta de estar conectado ao mundo, vivemos uma era gloriosa, mas será que estamos aproveitando as informações que temos acesso?

Se você é daquelas pessoas que só compartilha algo depois de ler ou pesquisar sobre, que não aceita o que lê numa primeira leitura, questiona e sempre procura mais, tenho para você uma dica de podcast bem interessante. O Xadrez Verbal é um site dedicado à história e à política internacional. Além dos textos e vídeos, o site tem seu podcast, onde toda sexta-feira, Felipe Figueiredo e Matias Pinto resumem os principais fatos do cenário internacional não apenas expondo, mas debatendo-os em análises e críticas num bate papo agradável e bem humorado. O cenário político internacional é dissecado de forma que possamos acompanhar o que acontece nos âmbitos da economia, política e sociedade, e em menos de uma hora estamos informados e atualizados. Então, se não quer apenas saber o que acontece, mas entender como e porquê acontece, escute o podcast do Xadrez Verbal.

Adler, o Adler – Don’t Hug Me I’m Scared (Canal)

Vou contar para vocês um episódio de “The Muppet Show“. Kermit e Miss Piggy resolvem fazer um piquenique ao lado de um lago. O sol, sorridente como sempre, dá bom dia a eles, cantando uma canção muito bela. Ao longo da música, que enumera todas as coisas boas que acontecem por causa do Sol, mais Muppets aparecem pelo parque, fazendo suas atividades rotineiras. Gonzo, o grandioso, está observando pássaros com seus binóculos, afinal, a cor dos animais é muito mais viva e bonita à luz do Sol. Fozzie, o cantor, aproveitou o dia belo para cantar e tocar seu saxofone. Sua música combina bem com a cantoria já alegre do Sol gigante. Uma abelha pousa ao lado de Miss Piggy, que imediatamente esmaga a criatura com sua mão, deixando um rastro de sangue realista na grama. Beaker, o cientista, está andando de bicicleta, tocando sua buzina alegremente. Kermit se empolga com a canção e resolve pedir Miss Piggy em casamento, ali mesmo. Uma pena que o Sol já era apaixonado pela porquinha, e por isso fica extremamente furioso. Sua canção muda um pouco de tom, ficando mais rápida e intensa. Ao mesmo tempo, a temperatura aumenta bastante. Gonzo, que olhava pássaros, resolve olhar para o Sol e é cegado instantaneamente. Fozzie percebe o calor tarde demais e tem suas mãos fundidas com o metal de seu sax, que derrete e leva a pele do urso junto. Beaker começa a gritar muito alto, de uma forma muito mais desesperadora, enquanto sua cabeça pega fogo. Abelhas acham isso engraçado e riem dele. Kermit sente a pele de seu corpo borbulhar, percebendo que manchas de tumores vão aparecendo por seu corpo. Ele tenta pedir a ajuda de Miss Piggy, mas só encontra um porco assado inteiro, de verdade, no lugar do fantoche de sua esposa. A música não para, o Sol arde cada vez mais, Beaker perde as cordas vocais, a letra fica distorcida. BAM!

Kermit acorda, era tudo só um sonho. Ele abre a janela e está tudo normal. Até mesmo o Sol, que o encara de volta e dá uma piscada. Fim.