[NERDICES] – Lauren Faust fala sobre programas de TV para meninas

357466_700b

Como vocês devem saber, hoje é o Dia Internacional da Mulher. Não que alguém tivesse como esquecer já que em todas as midias possiveis e imaginaveis somos bombardeados dizendo como as mulheres são perfeitas, incriveis e o peido delas é perfumado e yada yada yada.

Pessoalmente eu acho tudo isso uma grande bobagem, pode até ter sido verdade 40 anos atrás quando foi inventado mas é algo completamente idiota nos dias de hoje já que as mulheres já tem privilégios e vantagens até dizer chega.

O que não quer dizer que as mulheres não enfrentem alguns problemas interessantes. Um deles é que já reparou que não existem programas de TV decentes para meninas? Sério, tudo que foi feito para garotas parece que criado jogando em um gerador aleatório em java e pago com o orçamento de um lanche da cantina. Mas por que as coisas são assim?

Por que meninas não gostam de asssitir programas decentes e bem feitos? Talvez sim. Mas talvez exista um outro motivo.

Lauren Faust tem uma teoria sobre isso. E quem é Lauren Faust? Bem, Lauren é um simbolo de muito do que tem de errado nos dias de hoje: ela é uma das mentes mais criativas e brilhantes da televisão e provavelmente você nunca ouviu o nome dela.

Para ter uma idéia ela foi diretora e escritora das Meninas Superpoderosas e da Mansão Foster para Amigos Imaginarios assim como é diretora, criadora, produtora (e mais 58 funções) do melhor desenho animado da atualidade My Little Pony: Friendship is Magic.

Então eu diria que sim, ela tem algum curriculo e que você deveria conhecer o nome dela. Isso mostra o quão ferrado este mundo está, não?

images

Voltando ao assunto a respeito dos programas para meninas ela tem a dizer o seguinte:

“Se você falar com as pessoas encarregadas — as pessoas dispostas a investir nestas coisas e, infelizmente, as pessoas que normalmente dizem NÃO – eles vão te dizer que programas para meninas simplesmente não atingem os números (de audiencia para considerar o programa viavel). “É um negócio e você precisa fazer dinheiro. Programas para meninas não atingem a audiencia, programas para meninas não vendem os produtos”. Infelizmente, muitas pessoas vão te dizer que é porque meninas não estão interessadas em desenhos ou meninas não se interessam por quadrinhos.

Eu não acho que isso seja verdade. Eu acredito que isso possa ser porque a maior parte das coisas para garotas não está chegando a elas do jeito certo. Frequentemente “para garotas” significa “para criancinhas”. Elas não tentam fazer algo para uma menina de 8 anos ou de 10 anos de idade. E uma menina de 8 anos não vai se interessar por uma coisa que foi criada para um publico de 5 anos de idade. E quando eles vendem coisas para meninas de 8 anos é quase sempre sobre combinar o seu cabelo com as roupas. Eu não acho que meninas estejam interessadas neste tipo de coisa. Quer dizer, elas estão interessadas é claro, mas eu não acho que elas se interessem por histórias sobre isso ou sobre personagens que vivem em função disso. Eu apenas não acho que as pessoas tenham feito coisas que eram boas o suficiente ou atraentes o suficiente para atrair as meninas.

Coisas para meninas não tem o mesmo orçamento que as coisas para meninos ganham. Normalmente são de baixa qualidade e as crianças conseguem perceber a diferença.

Mas ao invés de responsabilizar a baixa qualidade, eles colocam a culpa no genero. Ele dizem que são histórias para meninas e que por isso elas não funcionam, quando eu sinto que é a qualidade e o conteudo que é o que fazem não funcionar.

Eu espero que as pessoas deem mais crédito para as meninas. São feitas coisas demais para meninas sobre brincar de casinha, passear de mãos dadas e pular corda.”

my-little-pony-friendship-is-magic-brony-tastes-like-classic

Eu concordo bastante com ela e acho que o status quo realmente precisa ser modificado. Agora pense sobre isso e continue com a sua vida. E se você espera que eu deseje feliz dia da mulher ou algo assim, você deveria se envergonhar: esse é o seu sistema, não o meu!

One thought on “[NERDICES] – Lauren Faust fala sobre programas de TV para meninas

Comments are closed.