[NA TRILHA] Comemore o aniversário de John Williams

john-williams (1)

Se há algo em comum em “Superman”, “Indiana Jones”, “Star Wars” e “Harry Potter” é o nome do compositor John Williams, que comemora hoje 84 anos.

John Towner Williams nasceu no dia 8 de fevereiro de 1932 e é um dos mais premiados compositores de trilhas sonoras para filmes. Com seu amigo e parceiro de trabalho, Steven Spielberg, Williams compôs trilhas memoráveis que lhe rendeu diversos prêmios.

Desenvolver uma lista sobre as melhores trilhas compostas por John Williams é uma tarefa árdua. É difícil escolher algumas entre tantas trilhas que ainda hoje povoam a cabeça de gerações de fãs. Com base na lista feita pela Empire também fiz a minha e espero que seja do agrado dos fãs de Williams. Mas se caso a sua favorita não estiver na lista abaixo, diga nos comentários qual tema composto de John Williams é a sua favorita.

“Home Alone Theme” de “Esqueceram de Mim”

Talvez muita gente passe batido, mas a trilha sonora de Esqueceram de Mim foi composta por John Williams. E que tema natalino maravilhoso Williams compôs. Tornou-se obrigatória nas minhas noites de Natal.

“Indiana Jones The Raiders of the Lost Ark” de “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida”

Esse tema é inconfundível. John Williams compôs trilhas que marcaram personagens e praticamente fazem parte do seu DNA. Não dá para se imaginar Indiana Jones sem a trilha sonora que tornou-se personagem em todos os filmes da série.

“Journey To The Island” de “Jurassic Park”

Até os responsáveis por Jurassic World sabiam: não se pode voltar ao parque dos dinossauros sem a trilha sonora composta por John Williams. O tema musicial é grandioso e magnifico. Um dos melhores temas compostos por Williams. É de arrepiar!

“Main Title” (Theme From Jaws) de “Tubarão”

Com certeza um dos grandes temas de John Williams num dos filmes mais marcantes da carreira do diretor Steven Spielberg. O compositor consegue em poucas notas trazer toda a tensão do filme Tubarão e se tornar uma referência em temas musicais de filmes.

“Star Wars Main Title” de “Star Wars”

Provavelmente, uma das trilhas sonoras mais populares do mundo. O fenômeno de Star Wars é explicado por vários motivos, mas não se pode deixar de lado o trabalho feito por John Williams em trazer temas orquestrados à saga espacial de George Lucas.

“Jewish Town” (Krakow Gheto, Winter ’41) de “A Lista de Schindler”

Em mais de um dos seus trabalhos em parceria com Steven Spielberg, John Williams compôs a trilha sonora de A Lista de Schindler com temas que são verdadeiras obras de arte. Particularmente nessa trilha, Williams contou com a participação do violinista Itzhak Perlman.

“Harry Potter: Theme Song” (Hedwig’s Theme) de “Harry Potter e a Pedra Filosofal”

Esse tema provavelmente está na cabeça de todos os fãs da saga Harry Potter. John Williams foi o responsável por criar o tema do bruxinho mais famoso do mundo.

“Becoming a Geisha” de “Memórias de Uma Gueixa”

Aqui mais uma vez John Williams encanta com uma trilha sonora que nos remete ao universo das gueixas retratado no filme de Rob Marshall. Williams venceu o Globo de Ouro de Melhor Trilha Sonora por esse filme.

“Superman Theme” de “Superman – O Filme”

Superman já existia há muito e muito tempo quando John Williams compôs a trilha sonora do filme de 1978. O super-herói teve outros temas musicais anteriormente, mas é o tema de John Williams que vem a cabeça quando se fala em Superman. A trilha sonora foi usada em praticamente todos os filmes produzidos pelo personagem desde a década de 1970, inclusive no filme Superman – O Retorno (2006) de Bryan Singer. Foi apenas em O Homem de Aço (2013) que o personagem ganhou um novo tema, dessa vez composto por Hans Zimmer.