[MÚSICA] Plumtree: A banda que inspirou a criação de Scott Pilgrim

Olá pessoas… E também não-pessoas. Como vão?

Bem, aqui estou eu falando de Scott Pilgrim outra vez. Hoje irei contar como uma das minhas bandas favoritas influenciou um dos meus quadrinhos favoritos(não é sempre que isso acontece).

A BANDA

Tudo começou em 1993 com as irmãs Carla (a de azul) e Lynette Gillis(a que está quase se afogando), Amanda Braden (a da pose fofinha) e Nina Martin (a grandona lá atras). Essas 4 amiguinhas canadenses da foto acima. Todas eram da cidade de Halifax (que obviamente fica no Canadá).

Carla e Lynette conheceram Amanda e Nina por intermédio de professores de música. 4 meses depois de se conhecerem, já se juntaram pra tocar e posteriormente formaram o Plumtree quando ainda eram menores de idade (o que nunca foi nenhum problema). Lynette era a baterista, Nina tocava baixo, Carla e Amanda tocavam guitarra e cantavam. O som ficou um indie rock underground bem legal.

Nina, Carla, um cara que parece estar dormindo, Amanda e Lynette

Em 1993 e 1994 gravaram umas demos e um EP. Em 1995 saiu o primeiro álbum, que se chamou Mass Teen Faiting, e o videoclipe da música Tropical (que obviamente está no álbum), onde elas estão se divertindo muito e brincando na neve (coisa que você nunca poderá fazer aqui no Brasil). Nesse mesmo ano, Nina saiu da banda para entrar em uma universidade em Montreal. Convidaram então uma garota de Ottawa (capital do Canadá) chamada Catriona Sturton. Em 1996 a banda ganhou o prêmio de melhor banda canadense no YTV Achievement Awards.

Catriona preparando uns drinques daora.

Em 1997 lançaram o álbum Predicts The Future, o que contem a música Scott Pilgrim. Do álbum, saíram os videoclipes Scott Pilgrim, Go (música que está no filme, apesar de não ter saído na trilha sonora), e You Just Don’t Exist (deixarei os videoclipes lá em baixo para vocês conferirem).

A banda então saiu em turnê e se popularizou bastante depois disso. Scott Pilgrim se tornou um single e Predicts The Future rendeu uma indicação ao East Coast Music Award de 1998.

Comemorando o aniversário da Lynette no parquinho. Com direito a um oriental desconfiado de intruso na foto.

Em 2000 a banda lançou seu último álbum chamado This Day Won’t Last At All. Deste, só saiu um videoclipe, que foi o da música Regret. Após isso a banda encerrou suas atividades.

Carla e Lynette fizeram vários outros projetos musicais. Hoje em dia estão numa banda chamada Overnight. Catriona está em carreira solo.

A banda se reuniu em 2010 e tocaram a música Scott Pilgrim na festa da lançamento do último volume da HQ. Neste mesmo ano foi lançado um álbum Best Of. Depois disso a banda não se reuniu novamente.

SCOTT PILGRIM

Esse indivíduo que está lambendo o dedão se chama Scott Ingram. E sim, é ele. Ele existe.

Certo dia, as meninas do Plumtree estavam conversando sobre ele e o confundiram com outro conhecido chamado Todd Pilgrim. Resultado: Chamaram o cara de Scott Pilgrim sem querer e escreveram a música.

Scott Ingram atualmente (na verdade a foto é de 2010)

Bryan Lee O’Cara

O resto você já pode imaginar. Bryan Lee O’Malley, o criador da HQ, era muito fã da banda e criou o quadrinho por causa da música. Mas não é só isso.

Bryan era de Toronto (outra cidade do Canadá), e não sabia nem que o Scott da música existia. Quando ele ainda estava criando a HQ, seu amigo Comeau (aquele que conhece todo mundo [sim, ele também existe]) o contou essa história, o que fez o Bryan criar um personagem chamado Todd Ingram. Sacaram?

Pois bem, ainda não acabou. Caso você não lembre, ou não tenha lido o quadrinho, a baterista do The Clash At Demonhead, banda do Todd Ingram e da Envy Adams, se chama Lynette Guycott. Lembrou? Não? O mesmo primeiro nome da baterista do Plumtree.

Outra montagem do Photoscape

Michael Comeau, Lynette Guycott, Todd Ingram e Scott Pilgrim

Outra referência à banda foram os pôsteres de filmes falsos para o personagem Lucas Lee, o ator que já foi esqueitista. Com exceção de Action Doctor, os títulos dos filmes são títulos de músicas do Plumtree.

 

E nem preciso dizer que o Bryan continua fã das irmãs Gillis até hoje. Em fevereiro desse ano ele voou de Los Angeles (onde mora atualmente) até o Canadá só pra ver o show de lançamento do primeiro álbum do Overnight.

Carla, Bryan, Michael Cera (que interpretou Scott Pilgrim no filme), Amanda, Catriona e Lynette.

Abaixo seguem os prometidos videoclipes da banda:

Scott Pilgrim:

You Just Don’t Exist:

Regret:

Go:

Tropical: