[MÚSICA] Dia do Rock!

Por quê? Aparentemente, por dois motivos: o Live Aid aconteceu nessa data e também é considerada a data de formação dos Rolling Stones. Prefiro pensar na segunda opção, já que o Live Aid de rock mesmo não tinha quase nada.

Esse ano o dia internacional do rock está um pouco triste. Os Ramones acabaram de vez. Tommy Ramone, último membro oficial, morreu ontem aos 62 anos, vítima de câncer. Mas Marky Ramone continua por aí – provavelmente tem algum show dele agendado em algum bar de sua cidade.

R.I.P   R.A.M.O.N.E.S.

R.I.P R.A.M.O.N.E.S.

Uma das maiores incursões do rock’n’roll no mundo nerd, em minha opinião, se deu com as publicações dos quadrinhos do KISS. A banda, desde os anos 70, teve várias pequenas histórias e alguns especiais publicados em várias editoras. A maior delas foi para a Marvel, em 1977. A banda deu o sangue, literalmente, para fazer “A Marvel Comics Super Special!: Kiss”, um especial totalmente colorido. Um enfermeiro retirou sangue dos 4 integrantes – sangue que foi misturado à tinta que coloriu a revista. Mais rock’n Roll impossível.

Ace-Peter-kiss-23795558-1024-943

Ace Frehley, Peter Criss, Paul Stanley e Gene Simons tem seu sangue retirado para colorir as páginas de sua revista em quadrinhos

As provas de que o mundo nerd/geek casa bem com Rock’n Roll são várias. Muitos artistas são reconhecidamente fãs de Rock, como Greg Capullo e Grant Morrison, só pra citar dois. Em 1989 existiu a “Rock’n Roll Comic”, revista em quadrinhos onde cada edição contava a história de um músico ou banda e que durou 5 anos (Janis joplin, Eric Clapton, David Bowie, Ozzy Osbourne e AC/DC tiveram suas revistas, só para citar alguns) . Beavis & Butthead são outro exemplo de figuras do mundo nerd ligadas ao rock. Alive Cooper teve um LP (The Last Temptation) acompanhado de uma HQ em três partes escrita por ninguém menos que Neil Gaiman (que é casado com a louca do rock’n roll cabaret Amanda Palmer). Muitas bandas têm, de um modo ou de outro, influências nerds, como Weezer, Death Cab For Cutie, Nerf Herder (banda de Parry Gripp, o cara por trás de todas as músicas e jingles envolvendo animais que podem ser encontrados no youtube. Curiosidade: algumas de suas canções aparecem na ótima série Derek, de Ricky Gervais), Spock’s Beard e até mesmo Buddy Holly lá na década de 50 era um nerd assumido, quando ser nerd ainda era algo pejorativo e vergonhoso. Ou seja, era nerd, mas com uma p*ta atitude rocker. E a lista não tem fim: Devo, Kraftwerk e They Might Be Giants também podem ser enquadradas como bandas com integrantes nerds ou geeks.

No Brasil, as tirinhas do Roko-Loko, feitas por Márcio Baraldi e divulgadas na última página da revista de Rock’n Roll e Heavy Metal Rock Brigade se tornaram verdadeiros clássicos.

hq+roko+loko[1]Muitas bandas e músicos se baseiam em obras de ficção científica e realidade fantástica para compor álbuns conceituais incríveis, como o “Blind Guardian” em “Nightfall in Middle – Earth”, baseado no Silmarillion de Tolkien (nos demais álbuns a banda sempre tem uma música ou outra inspirada na fantasia tolkeniana), Rick Wakeman com a adaptação de “Journey to the Centre of the Earth” de Julio Verne, temos também várias bandas com nomes e músicas baseadas nas obras de Lovecraft, Alan Poe e afins. Temos também caras incríveis como Arjen Anthony Lucassen e seus projetos musicais que são verdadeiras obras de ficção científica. Nessa semana até mesmo o Batman apareceu em uma versão death metal em um vídeo hilário.

Enfim, os exemplos de coisas do mundo do rock que tem influência nerd/geek e vice-e-versa não tem fim. Em minha opinião, o universo Nerd/Geek e o Rock’n Roll tem tudo a ver. Não consigo imaginar um apreciador de Rock’n Roll (por favor, não usem o termo ~roqueiro~) que goste de ler “A Culpa é das Estrelas” e não consigo imaginar um nerd/geek ouvindo Olodum. Faz sentido.

 

One thought on “[MÚSICA] Dia do Rock!

Comments are closed.